Home Esportes Olímpicos Olimpíadas: entenda gesto de Richarlison nos gols do Brasil em Tóquio

Olimpíadas: entenda gesto de Richarlison nos gols do Brasil em Tóquio

Atleta voltou a marcar pelo Brasil e exibiu um gesto nas comemorações na partida contra a Arábia Saudita, nesta quarta-feira (28). Saiba seu significado

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.
PUBLICIDADE

O atacante Richarlison não se cansa de balançar as redes nas Olimpíadas de Tóquio e, agora, com uma novidade durante as comemorações. O gesto feito por ele com as mãos instigou até mesmo Galvão Bueno na transmissão, mas seu real significado é nobre.

Olimpíadas de Tóquio 2020: Confira o quadro de medalhas completo

Com as mãos, o jogador do Everton enviou uma mensagem carinhosa para as comunidades surdas do Brasil por meio de um sinal que significa “eu te amo”, em Libras. O gesto é representado pela mão espalmada para frente, com os dedos anelar e médio recolhidos.

PUBLICIDADE

Durante a transmissão da TV Globo, o narrador Galvão Bueno chegou explicar, de maneira equivocada, que aquilo se tratava de um “hangloose” e teve o apoio de Paulo Nunes. O gesto relatado, porém, é diferente e exibe apenas os dedos polegar e mindinho, num formato de “Y” com as mãos.

Inclusão no Brasil

A Libras, ou Linguagem Brasileira de Sinais, passou a ser reconhecida de maneira legal em 2002 como meio de comunicação e expressão no Brasil. Desde 2005, se tornou obrigatória para os cursos de licenciatura, pedagogia e fonoaudiologia, além de levantar debates de inclusão nas escolas de ensino infantil e fundamental.

LEIA MAIS: