Home Esportes Olímpicos Olimpíadas: relembre todos os jogadores que usaram a camisa 10 do Brasil em Jogos Olímpicos

Olimpíadas: relembre todos os jogadores que usaram a camisa 10 do Brasil em Jogos Olímpicos

Neymar disputou duas Olimpíadas, mas usou a camisa 10 apenas em 2016, quando ajudou o Brasil a conquistar a medalha de ouro

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

A seleção brasileira masculina de futebol inicia a busca pela segunda medalha de ouro consecutiva os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, após conquista o lugar mais alto do pódio no Rio de Janeiro, em 2016, com uma seleção comandada por Neymar, Gabriel Jesus, Gabigol e Cia, e que teve uma final contra a Alemanha, no Maracanã. Agora, sem contar com a principal estrela de futebol do pais, o time convocado por André Jardine terá Richarlison como camisa 10.

PUBLICIDADE

Olimpíadas 2020: 10 jovens jogadores do futebol masculino para ficar de olho

O atacante do Everton, titular absoluto da seleção principal comandada por Tite, foi convocado para a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio após o Flamengo não liberar a participação de Pedro no torneio. O jogador de 24 anos já disputou duas edições de Copa América, fazendo parte do elenco campeão em 2019 e ficando com o vice-campeonato em 2021.

Em entrevista ao ‘ge’, Richarlison falou sobre a responsabilidade de assumir a camisa 10 do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, e contou que teve o apoio de Neymar. “Estava na Granja, na Copa América ainda, estava no quarto do Neymar jogando videogame. Falei para ele que estava para vir para as Olimpíadas e ele falou, quero ver se você vai ter personalidade de pegar a 10, para me representar também. Foi quando o Jardine me ligou, eu lembrei logo do Neymar e pedi a 10. Sei do peso que é vestir essa camisa, tantos craques do futebol brasileiro vestiram ela. Espero representar muito bem essa camisa nas Olimpíadas e fazer o máximo número de gols com essa camisa.”

PUBLICIDADE

Além de Richarlison e Neymar, outros grandes jogadores da história do futebol brasileiro tiveram a oportunidade de usar a camisa 10 em Jogos Olímpicos – e o Torcedores.com listou todos os atletas que usaram o número de craque do time.

Confira todos os camisas 10 do Brasil em Jogos Olímpicos:

2021 – Richarlison (Tóquio, Japão)
2016 – Neymar (Rio de Janeiro, Brasil) – Ouro
2012 – Oscar (Londres, Inglaterra) – Prata
2008 – Ronaldinho Gaúcho (Pequim, China) – Bronze
2000 – Alex (Sydney, Austrália) – 7º colocado (Quartas-de-final)
1996 – Rivaldo (Atlanta, Estados Unidos) – Bronze
1988 – Careca (Seul, Coreia do Sul) – Prata
1984 – Popoca (Los Angeles, Estados Unidos) – Prata
1976 – Erivélto (Montreal, Canadá) – 4º lugar (Semifinal)
1972 – Roberto Dinamite (Munique, Alemanha) – 13º colocado (1ª fase)
1968 – Moreno (Cidade do México, México) – 10º colocado (1ª fase)
1964 – Ivo Soares (Tóquio, Japão) – 9º colocado (1ª fase)
1960 – Gerson (Roma, Itália) – 6º colocado (1ª fase)
1952 – Vavá (Helsinque, Finlândia) – 5º colocado (Quartas-de-final)

JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020:

O Time Brasil para a disputa das Olimpíadas de Tóquio é a maior do país em Jogos Olímpicos disputados no exterior, com 303 atletas e 18 reservas, segundo informações do jornal ‘Folha de S.Paulo’ – essa é a primeira vez que a delegação brasileira ultrapassa a marca de 300 atletas em uma edição do evento realizada fora do próprio país. O recorde geral é da Rio-2016, quando o Brasil teve 465 representantes.

Ao todo, serão disputadas 46 modalidades em Tóquio, com o Brasil participando de 35 delas. O destaque fica por conta dos cinco novos esportes do programa olímpico. São eles:Surfe, skate, caratê, escalada esportiva e beisebol/softbol.

PUBLICIDADE

Confira todas as modalidades: Basquete, Basquete 3 x 3, Tiro com arco, Ginástica artística, Nado artístico, Atletismo, Badminton, Beisebol e Softbol, Vôlei de praia, Boxe, Canoagem Slalom, Canoagem velocidade (sprint), Ciclismo BMX corrida, Ciclismo BMX Freestyle,Ciclismo – mountain bike, Ciclismo de estrada, Ciclismo de pista, Saltos ornamentais, Hipismo, Esgrima, Futebol, Golfe, Handebol, Hóquei na grama, Judô, Caratê, Maratona aquática, Pentatlo moderno, Ginástica rítmica, Remo, Rugby, Vela, Tiro, Skate, Escalada, Surfe, Natação, Tênis de mesa, Taekwondo, Tênis, Ginástica de trampolim, Triatlo, Vôlei, Polo aquático, Halterofilismo e Luta.

LEIA MAIS:
Brisbane vai receber os Jogos Olímpicos de 2032; veja detalhes
Olimpíada de Tóquio: goleada consagra Marta e maiores artilheiras do Brasil com Pia

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes