Home Futebol Muita marcação e pouquíssima criatividade: algumas impressões sobre o gélido empate entre Corinthians e São Paulo

Muita marcação e pouquíssima criatividade: algumas impressões sobre o gélido empate entre Corinthians e São Paulo

Na coluna PAPO TÁTICO, Luiz Ferreira explica como as equipes comandadas por Sylvinho e Hernán Crespo se comportaram no jogo desta quarta-feira (30)

Luiz Ferreira
Produtor executivo da equipe de esportes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, jornalista e radialista formado pela ECO/UFRJ, operador de áudio, sonoplasta e grande amante de esportes, Rock and Roll e um belo papo de boteco.
PUBLICIDADE

Difícil não começar essa humilde análise afirmando em alto e bom som que o primeiro Majestoso do Brasileirão 2021 foi um jogo feio e difícil de ser assistido. Corinthians e São Paulo criaram poucas chances claras de gol num duelo em que os sistemas defensivos foram os destaques da gélida noite na capital paulista. Intensidade apenas na marcação e nos duelos individuais no meio-campo. Em termos ofensivos, o clássico desta quarta-feira (30) foi extremamente pobre de alternativas, criatividade, variações táticas e (principalmente) de ideias dos técnicos Sylvinho e Hernán Crespo (afastado por conta da COVID-19 e substituído à beira do gramado pelo auxiliar Juan Branda). Não foi por acaso que os destaques das duas equipes foram os zagueiros. João Victor (do lado corintiano) e Léo (do lado tricolor) foram os melhores de um empate sem gols gélido, em graça e bem pouco atrativo.

A rigor, a única chance clara de todo o primeiro tempo nasceu de cabeçada de Gil na trave (após cruzamento de Fagner) e de boa defesa de Tiago Volpi logo na sequência em chute cruzado de Mateus Vital. Nada além disso. Se o São Paulo se organizava no seu 3-5-2 mais tradicional (com Daniel Alves no meio-campo e Benítez de volta ao time e jogando um pouco mais solto do que o costume), o Corinthians se fechava muito bem no seu campo e executava bem os movimentos defensivos do 4-1-4-1/4-4-2 de Sylvinho (num claro resgate das ideias de Fábio Carille, Tite e Mano Menezes). Não demorou muito para que o camisa 8 tricolor ficasse “encaixotado” na defesa corintiana e perdesse quase todas para Cantillo, Vitinho e Gabriel. Da mesma forma, Gustavo Mosquito foi facilmente vencido pelo zagueiro Léo, sempre muito seguro na cobertura de Reinaldo e bastante eficiente na saída de bola por baixo.

Corinthians vs Sao Paulo - Football tactics and formations

PUBLICIDADE

Sylvinho apostou no resgate de ideias de antigos treinadores do Corinthians para dar mais solidez ao seu sistema defensivo diante de um São Paulo forte na marcação e que explorava os movimentos do seu já tradicional 3-5-2. No entanto, a primeira etapa teve pouquíssimas emoções.

Mas o jogo seguia amarrado e bastante truncado no meio-campo. Se o Corinthians se mantinha fiel à sua “identidade” com as ideias de Sylvinho, o São Paulo sofria com a falta de agressividade no ataque. Mesmo com os retornos de Luan (praticamente impecável na proteção da zaga tricolor), Daniel Alves, Benítez e Miranda, o time seguia sem criatividade e sem a movimentação necessária para vencer a bem postada defesa corintiana na Neo Química Arena. Reinaldo e Igor Vinícius não conseguiam chegar no ataque e sofriam com as descidas de Fagner, Mateus Vital e Gustavo Mosquito às suas costas. Daniel Alves foi mais um a ficar “encaixotado” no meio-campo, Liziero pouco ajudava na armação das jogadas e Éder foi pouco acionado na frente. Toda essa baixa efetividade do São Paulo em termos ofensivos se reflete na tabela do Brasileirão. Nenhuma campanha ruim acontece por acaso.

O Corinthians cresceu (um pouco) no segundo tempo depois que Juan Branda sacou Benítez para a entrada de Rigoni (mexida que causou a ira de muitos tricolores nas redes sociais) e levou perigo com novo chute de Fagner que Tiago Volpi defendeu de maneira segura. Na prática, no entanto, nada que alterasse o panorama do Majestoso. Sylvinho também trocava peças e mandou Marquinhos para o jogo no lugar de Gustavo Mosquito, mas o estreante foi mais um a parar na boa atuação do zagueiro Léo. Do outro lado, o São Paulo conseguiu melhorar seu desempenho depois que Rodrigo Nestor e Vítor Bueno substituíram Liziero e Éder, mas (novamente) sem a efetividade e contundência necessária para superar a defesa corintiana. Cássio chegou a fazer duas defesas em sequência aos 28 minutos num dos únicos momentos de emoção e futebol razoavelmente bom na segunda etapa. O empate sem gols foi o resultado mais justo na Neo Química Arena.

PUBLICIDADE

Sao Paulo vs Corinthians - Football tactics and formations

As mexidas dos dois treinadores não mudaram o panorama do Majestoso no segundo tempo. Se o Corinthians não aproveitou o espaço que teve após a saída de Benítez, o São Paulo praticamente só recuperou um pouco da sua consistência depois da entrada de Rodrigo Nestor no lugar de Liziero.

A impressão que ficou do Majestoso desta quarta-feira (30) foi a de que Sylvinho parece estar conquistando a confiança de jogadores e diretoria num Corinthians que tem futuro incerto nessa temporada. Vale destacar aqui a boa atuação de João Victor na zaga e de Cantillo e Gabriel no meio-campo. Ao mesmo tempo, Jô foi bem ao fazer o trabalho de referência na área apesar de sofrer com a falta de contundência da sua equipe. O São Paulo, por sua vez, segue em busca da sua primeira vitória no Brasileirão ao mesmo tempo em que Hernan Crespo tenta combater a COVID-19 e a inércia do seu sistema ofensivo. É verdade que o elenco ficou desgastado por conta do “sprint final” no Campeonato Paulista e que as lesões de jogadores importantes influenciaram nos últimos resultados. O problema é que o tempo passou e o contexto mudou. O Tricolor do Morumbi pode (e deve) jogar mais do que vem jogando.

O Majestoso gélido e sem graça da Neo Química Arena terminou com uma equipe pisando no freio e a outra puxando o freio de mão. E num ambiente em que apenas o resultado importa, cada pontinho conquistado vale ouro. Mesmo que seja na base de atuações burocráticas e sem muito brilho como a que eu e você vimos nessa quarta-feira (30). Não foi por acaso que Corinthians e São Paulo pouco arriscaram no final da partida. E isso diz muita coisa sobre o momento das suas equipes.

PUBLICIDADE

CONFIRA OUTRAS ANÁLISES DA COLUNA PAPO TÁTICO:

Espanha sofre com irregularidade e desatenção, mas se impõe diante da sempre valente Croácia; confira a análise

PUBLICIDADE

Algumas observações sobre a classificação da Inglaterra na Eurocopa e a “doce vingança” de Gareth Southgate

Movimentação constante de Chay entre as linhas do Vitória foi o grande trunfo do Botafogo; entenda