Home Futebol “Football’s coming home!” Inglaterra atropela a Ucrânia com ótimo jogo coletivo e muita eficiência

“Football’s coming home!” Inglaterra atropela a Ucrânia com ótimo jogo coletivo e muita eficiência

Luiz Ferreira analisa classificação do English Team e a atuação das equipes de Gareth Southgate e Andriy Shevchenko na coluna PAPO TÁTICO

Luiz Ferreira
Produtor executivo da equipe de esportes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, jornalista e radialista formado pela ECO/UFRJ, operador de áudio, sonoplasta e grande amante de esportes, Rock and Roll e um belo papo de boteco.
PUBLICIDADE

A música que vem embalando a campanha da Inglaterra na Eurocopa se chama “Three Lions” e foi lançada pela banda The Lightning Seeds em 1996, mesmo ano em que a Terra da Rainha sediou o torneio mais importante do Velho Continente. A canção voltou a ser entoada em alto e bom som pela fanática torcida inglesa neste sábado (3) após a goleada do English Team sobre a Ucrânia no Estádio Olímpico de Roma. E não é exagero nenhum afirmar que os comandados de Gareth Southgate fizeram seu melhor jogo nessa Eurocopa. Muita movimentação pelos lados do campo com Sterling e Jadon Sancho abrindo o corredor para as descidas de Walker e Luke Shaw, ótima distribuição de jogo com Mason Mount um pouco mais centralizado e Harry Kane abrindo espaços e balançando as redes. Do outro lado, o craque (e técnico) Andriy Shevchenko apenas observava atônito o verdadeiro baile que sua equipe levava da Inglaterra.

É preciso dizer que toda a estratégia da Ucrânia caiu por terra logo aos três minutos de partida. A linha de cinco defensores foi facilmente desmontada com a movimentação de Sterling da esquerda para dentro e Harry Kane apenas esperou o passe em profundidade para tocar na saída de Bushchan e abrir o placar em Roma. Quem viu a atuação do escrete de Gareth Southgate contra a Alemanha já percebeu que essa era uma das jogadas mais fortes da Inglaterra. A única diferença é que o English Team voltou ao 4-2-3-1/4-3-3 utilizado nas primeiras partidas dessa Eurocopa. Após algum período de estudo das duas equipes, Yaremchuk fez Pickford trabalhar em chute cruzado da esquerda. Shaparenko também levaria perigo depois de um pequeno “abafa” no final da primeira etapa. Aos poucos, a Ucrânia foi sendo engolida pelo volume de jogo de uma Inglaterra muito mais segura e muito mais eficiente.

Ucrania vs Inglaterra - Football tactics and formations

PUBLICIDADE

Gareth Southgate voltou ao 4-2-3-1/4-3-3 e viu a Inglaterra desmontar o esquema de Andriy Shevchenko logo aos três minutos com Harry Kane aproveitando belo passe de Sterling. A Ucrânia ainda levou certo perigo ao gol de Pickford, mas acabou sendo engolida pelo English Team.

É bom que se diga que (ainda) não estamos falando de uma atuação mágica, de lances de efeito e puro talento e futebol empolgante. A Inglaterra de Gareth Southgate pratica um jogo mais objetivo e que prima pela eficiência em todos os setores. Talvez esse seja o motivo pelo qual ela se credenciou de vez ao título dessa Eurocopa. Falhar diante do English Team é quase sempre fatal. Do outro lado, Andriy Shevchenko tentava recolocar sua equipe de volta ao jogo utilizando a velocidade de Zinchenko (companheiro de Sterling no Manchester City) pelo lado esquerdo às costas de Walker, mas Kalvin Phillips e Declan Rice se mostraram muito atentos na cobertura. Mesmo assim, a Ucrânia sofria para competir diante de um adversário muito mais qualificado e concentrado em cada pedaço de campo e em cada movimento. As primeiras chances de gol só apareceram após os 30 minutos do primeiro tempo. Muito pouco.

Os primeiros quinze minutos da segunda etapa podem ser resumidos da maneira que o leitor preferir. Atropelamento, massacre, surra, bagunça… Sintam-se à vontade para utilizar o termo que quiserem. Maguire fez o segundo antes que o ponteiro desse a sua primeira volta no relógio. Harry Kane ampliou três minutos depois e belíssima jogada de Sterling e Luke Shaw pelo lado esquerdo (o setor mais forte da Inglaterra). E com o jogo controlado, Henderson (volante do Liverpool) fechou o placar aos 17 minutos. Andriy Shevchenko (que já havia sacado o zagueiro Kryvtsov por lesão) se viu obrigado a reforçar o meio-campo com a entrada do volante Makarenko na vaga do meia Sydorchuk. Mesmo assim, a estratégia do escrete ucraniano já havia se transformado em pó há muito tempo. Com quatro gols de vantagem, a Inglaterra apenas administrou o resultado até o apito final. O futebol estava voltando para casa.

Inglaterra vs Ucrania - Football tactics and formations

Gareth Southgate foi descansando seus principais jogadores após abrir quatro gols de vantagem no placar. A Inglaterra manteve seu 4-2-3-1/4-3-3 diante de uma Ucrânia que deixou uma impressão muito ruim nesse sábado (3) por conta da atuação bem abaixo da média em Roma.

PUBLICIDADE

A Inglaterra revive alguns dos seus melhores anos com a ótima campanha nessa Eurocopa. A equipe de Gareth Southgate está invicta há onze partidas e não leva gol há sete. Tudo isso mantendo a mesma eficiência e organização com três zagueiros, uma linha de cinco defensores ou jogando no tradicional 4-4-2. Ao mesmo tempo, a maneira como o English Team se organiza nas bolas aéreas merece ser alvo de estudo sério por parte de quem analisa e pensa o futebol. Se a equipe não empolga como a Itália ou é envolvente como a Espanha, a Inglaterra compete demais e sabe muito bem como sair de uma postura mais cautelosa para uma mais reativa, por exemplo. Tudo depende das circunstâncias da partida e daquilo que o contexto vai exigir de Gareth Southgate e de seus jogadores dentro de campo. A vitória sobre a sempre poderosa Alemanha e a goleada sobre a Ucrânia apenas credenciam o trabalho do treinador.

O jogo contra a Dinamarca pode se transformar num grande divisor de águas para a Inglaterra. Os “inventores do futebol” já soaram muito mais arrogantes do que nos nossos dias. E a maneira como a torcida abraçou o time nas partidas dessa Eurocopa é algo que será realmente digno de nota daqui a alguns anos. O futebol pode realmente estar voltando pra casa. E este que escreve não se surpreenderá se esse sucesso da banda The Lightning Seeds voltar para as paradas de sucesso.

CONFIRA OUTRAS ANÁLISES DA COLUNA PAPO TÁTICO:

Brasiliense e Gama “puxam o freio de mão” em clássico sonolento e sem muitas emoções na Boca do Jacaré

PUBLICIDADE

Vitória sobre o Chile nos apresenta uma Seleção Brasileira mais madura e muito mais inteligente; entenda

Classificação da Itália foi justíssima, mas Bélgica merece respeito e reconhecimento de todos nós