Home Mercado da Bola Porto autoriza ex-lateral de Bahia e Palmeiras a procurar novo clube

Porto autoriza ex-lateral de Bahia e Palmeiras a procurar novo clube

João Pedro tem contrato com o clube português até junho de 2023

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Emprestado ao Bahia na última temporada, João Pedro está fora dos planos do Porto. O Torcedores.com apurou que o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa disse ao lateral-direito que não conta com ele para a próxima época.

PUBLICIDADE

A principal causa para João Pedro deixar o clube seria a forte concorrência no elenco. Wilson Manafá é o titular absoluto. Além disso, o técnico Sergio Conceição ainda conta com Tomás Esteves, Manú e Carraça com opções para o setor.

Ainda segundo apurou a reportagem, os representantes do jogador tentam mantê-lo em Portugal. Em janeiro de 2019, ele foi contratado pelo Porto, não chegou a deslanchar e teve um desempenho irregular na equipe. Contudo, fez apenas três partidas pelos Dragões.

PUBLICIDADE

Apesar de ter se destacado no time sub-23, João Pedro não conseguiu se firmar no time principal do Porto. Caso apareça uma proposta, o clube irá liberar novamente o atleta. No começo da semana, a diretoria foi procurada por dois clubes da segunda divisão portuguesa.

A princípio, as negociações estão em um estágio inicial podendo avançar nos próximos dias. A diretoria sinaliza, inclusive, com a possibilidade de pagar seus vencimentos para facilitar uma negociação futura.

A princípio, o Porto e os representantes do jogador tentam encontrar um novo destino para o defensor. João Pedro tem contrato até junho de 2023. Em 2018, o clube português pagou ao Palmeiras 4 milhões de euros (R$ 24 milhões, à época).

A carreira de João Pedro

Nascido em Presidente Bernardes, São Paulo, João Pedro Maturano dos Santos foi revelado pelo Comercial-SP em 2012. No mesmo ano foi contratado para reforçar a equipe sub-17 do Palmeiras após se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

PUBLICIDADE

O defensor, contudo, fez sua estreia no time principal alviverde em 2014. Ao todo, foram 38 partidas e dois gols marcados pelo clube do Palestra Itália. Posteriormente, foi emprestado em sequência a Chapecoense e Bahia para adquirir experiência.

Em julho de 2018, João Pedro foi contratado pelo Porto com status de grande revelação do futebol brasileiro. Afinal, o atleta teve passagem destacada pela seleção sub-20 onde disputou a Copa do Mundo e o Campeonato Sul-Americano da categoria.

Ao longo da carreira, João Pedro levantou seis taças. Nesse ínterim, conquistou o Campeonato Brasileiro (2016), a Copa do Brasil (2015), a Copa do Nordeste (2021), o Campeonato Baiano (2018 e 2020) e o Campeonato Catarinense (2017).

LEIA MAIS: 

Remo volta a conversar com ex-promessa do Vasco e tenta acordo para a sequência da temporada 

Fora dos planos do Sporting, filho de atacante do Tetra procura novo clube para a próxima temporada 

Flamengo: clube do interior de São Paulo deve receber R$ 12,5 milhões com venda de Rodrigo Muniz