Home Futebol Romário, Jorge Jesus, quem são os candidatos da vez para o lugar de Tite na seleção

Romário, Jorge Jesus, quem são os candidatos da vez para o lugar de Tite na seleção

Derrota para a Argentina na final da Copa América aumentou a pressão sobre atual técnico do Brasil; confira quem poderia substituí-lo

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

O trabalho de Tite na seleção brasileira nunca foi um unanimidade. Apesar do excelente início, ainda nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, e do título da Copa América 2019, a pressão sobre o treinador só aumentou desde a eliminação para a Bélgica no Mundial da Rússia.

PUBLICIDADE

A recente questão envolvendo a ida da Copa América de 2021 para o Brasil, além do escândalo do caso de assédio envolvendo Rogério Caboclo, presidente afastado da CBF, e uma funcionária da entidade, estremeceram a relação entre o técnico e a instituição que comanda o futebol brasileiro.

A derrota para a Argentina no último domingo (11), por sua vez, fez a torcida e parte da mídia especializada se virarem contra a Tite, sob a críticas de um trabalho defasado e um estilo de jogo “amarrado”. Assim, não tardaram a surgir possíveis substitutos para o “professor” gaúcho. Confira os principais nomes:

PUBLICIDADE

Jorge Jesus para o lugar de Tite na seleção brasileira

Se Tite fosse de fato demitido da seleção brasileira, um dos nomes que surgiriam como os mais fortes — e próximos — é o de Jorge Jesus. O técnico português é muito valorizado pelo incrível trabalho no Flamengo, seja pelas conquistas, seja pela maneira vistosa, ofensiva e dominante com a qual a equipe rubro-negra jogava sobre o seu comando.

Mais do que a idolatria da Nação e o respeito conquistado pelo trabalho exercido por aqui, o que aproximaria Jesus do cargo é a complicada situação em que ele se encontra no seu atual clube, o Benfica. Além colecionar fracassos na temporada passada, o treinador perdeu seu principal aliado no time lisboense, o ex-presidente Luis Filipe Vieira.

Pep Guardiola substitui Tite no Brasil?

Há tempos que Pep Guardiola é sonho da CBF e de muitos brasileiros. O espanhol, que é fã declarado do futebol daqui, em especial das seleções das Copas do Mundo de 1970 e 1982, é um dos mais vitoriosos treinadores da história, além de imprimir em suas equipes um jogo ofensivo e inspirado no próprio estilo brasileiro de outras épocas.

Desde que saiu do Barcelona, em 2013, Guardiola foi especulado para o comando da “Amarelinha”. Inclusive vários de seus ex-jogadores e até alguns atuais, comentaram o assunto. Daniel Alves disse que ele tinha a intenção de treinar a equipe em 2014; Douglas Costa e Fernandinho, por sua vez, trataram o desejo do espanhol como “um sonho”.

PUBLICIDADE

Na sequência da derrota para a Argentina na Copa América, uma possível ida de Pep para o Brasil ganhou coro na imprensa, por meio de Romário e de Walter Casagrande.

Romário

O “Baixinho”, inclusive, seria uma das alternativas. Bastante vocal quanto à situação da seleção brasileira, o ex-atacante e atual Senador pelo estado do Rio de Janeiro, chegou a ser treinador-jogador nos seus últimos momentos da carreira, entre 2007 e 2008, no Vasco.

Apesar da pouca experiência no banco de reservas, Romário tem a identificação tanto com o torcedor quanto com a equipe, e poderia emplacar o estilo ofensivo que ele tanto fala. Seria algo ao estilo de Renato Gaúcho, que chegou a ser muito cotado para o cargo, antes de assumir o Flamengo.

LEIA MAIS

Contra ‘futebol fraco’, ídolo do Santos pede saída de Tite da Seleção: “Tem uma lábia, sabe falar, enrolar os outros”

PUBLICIDADE

Neto detona CBF e Tite após derrocada na Copa América e dispara: “Não me representa como brasileiro”

Benja indica técnico estrangeiro para a Seleção Brasileira

Mercado da bola: Casagrande aponta técnico “ideal” para substituir Tite na seleção