Home Outros Esportes Tampa Bay Lightning é bicampeão da NHL

Tampa Bay Lightning é bicampeão da NHL

Time da Flórida vence a Stanley Cup sobre o Montreal Canadiens

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

E o raio caiu duas vezes no mesmo lugar. Com a vitória por 1-0 no jogo 5 da Stanley Cup, o Tampa Bay Lightning conquistou o título da NHL pelo segundo ano consecutivo. O gol solitário da partida foi marcado aos 15 minutos do segundo período por Ross Colton, depois de um bom passe de David Savard, que deixou o novato com o gol aberto.

PUBLICIDADE

Assim como ocorreu nos jogos anteriores da série, os Bolts dominaram o time do Canadá, que não conseguiu criar muitas oportunidades claras para marcar. Quando isso aconteceu, Andrei Vasilevskiy não deixou o puck entrar no gol, finalizando a partida com 22 defesas e o seu quinto shutout da pós-temporada – e o quinto seguido em jogos para fechar uma série.

Durante os playoffs, o goleiro russo teve um percentual de .935 de defesa. Na Stanley Cup, ele permitiu apenas 8 gols para os Canadiens, e foi fundamental para a conquista do título, especialmente no jogo 2 das finais, quando defendeu 42 de 43 chutes dos adversários. Essa performance dominante lhe rendeu o Conn Smythe Trophy. Com isso, ele é o primeiro goleiro a receber o MVP dos playoffs desde 2012, quando Jonathan Quick, dos Kings, levou o troféu.

Mas não foi só Vasilevskiy que se destacou na equipe de Tampa. O Lightning teve os cinco melhores pontuadores nesta pós-temporada. O líder de pontos foi Nikita Kucherov, com 24 assistências e 8 gols. Ele se juntou a Wayne Gretzky e Mario Lemieux como um dos únicos três jogadores a ter mais de 30 pontos em playoffs consecutivos. Outro grande destaque dos Bolts foi Brayden Point, que conseguiu 14 gols e teve uma sequência de 9 partidas consecutivas colocando o puck no fundo da rede, o que é a segunda maior marca na pós-temporada da NHL.

O time de Tampa é considerado um dos mais completos da liga. Mesmo sem Alex Killorn nos últimos 4 jogos, a equipe não perdeu o ritmo. Um detalhe curioso é que ele foi o único jogador a ter um plus minus negativo nos playoffs, com -1. Esse dado mostra como as quatro linhas do ataque e as três da defesa são muito fortes. Isso sem contar as incríveis unidades de power play, que tiveram um aproveitamento de 32,4%.

PUBLICIDADE

Com o bicampeonato, o Tampa Bay Lightning é apenas o sétimo time da liga a conquistar a Stanley Cup em anos seguidos, e o primeiro desde o Pittsburgh Penguins de 2016/2017. Com essa vitória, a equipe da Flórida agora tem três títulos da NHL (o primeiro aconteceu em 2004).

A diferença de 2020 para 2021 foi poder comemorar o título na frente da torcida. No ano passado, por conta da pandemia, os playoffs foram feitos em uma bolha, então Tampa levantou a taça em Edmonton sem ninguém na arquibancada. Após a partida, o capitão Steven Stamkos falou que a parte mais emocionante foi vencer na frente dos fãs e das famílias.

No caminho até a Stanley Cup, o Lightning venceu séries contra o Florida Panthers (4-2), o Carolina Hurricanes (4-1) e o New York Islanders (4-3).

Leia Mais

NHL divulga prêmios da temporada 2020/2021

Confira as datas e os horários das finais da NBA

PUBLICIDADE