Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Tampa Bay Lightning é bicampeão da NHL

Time da Flórida vence a Stanley Cup sobre o Montreal Canadiens

Thais May Carvalho
Colaborador do Torcedores

Crédito: Foto: Divulgação NHL

E o raio caiu duas vezes no mesmo lugar. Com a vitória por 1-0 no jogo 5 da Stanley Cup, o Tampa Bay Lightning conquistou o título da NHL pelo segundo ano consecutivo. O gol solitário da partida foi marcado aos 15 minutos do segundo período por Ross Colton, depois de um bom passe de David Savard, que deixou o novato com o gol aberto.

Assim como ocorreu nos jogos anteriores da série, os Bolts dominaram o time do Canadá, que não conseguiu criar muitas oportunidades claras para marcar. Quando isso aconteceu, Andrei Vasilevsky não deixou o puck entrar no gol, finalizando a partida com 22 defesas e o seu quinto shutout da pós-temporada – e o quinto seguido em jogos para fechar uma série.

Durante os playoffs, o goleiro russo teve um percentual de .935 de defesa. Na Stanley Cup, ele permitiu apenas 8 gols para os Canadiens, e foi fundamental para a conquista do título, especialmente no jogo 2 das finais, quando defendeu 42 de 43 chutes dos adversários. Essa performance dominante lhe rendeu o Conn Smythe Trophy. Com isso, ele é o primeiro goleiro a receber o MVP dos playoffs desde 2012, quando Jonathan Quick, dos Kings, levou o troféu.

Mas não foi só Vasilevsky que se destacou na equipe de Tampa. O Lightning teve os cinco melhores pontuadores nesta pós-temporada. O líder de pontos foi Nikita Kucherov, com 24 assistências e 8 gols. Ele se juntou a Wayne Gretzky e Mario Lemieux como um dos únicos três jogadores a ter mais de 30 pontos em playoffs consecutivos. Outro grande destaque dos Bolts foi Brayden Point, que conseguiu 14 gols e teve uma sequência de 9 partidas consecutivas colocando o puck no fundo da rede, o que é a segunda maior marca na pós-temporada da NHL.

O time de Tampa é considerado um dos mais completos da liga. Mesmo sem Alex Killorn nos últimos 4 jogos, a equipe não perdeu o ritmo. Um detalhe curioso é que ele foi o único jogador a ter um plus minus negativo nos playoffs, com -1. Esse dado mostra como as quatro linhas do ataque e as três da defesa são muito fortes. Isso sem contar as incríveis unidades de power play, que tiveram um aproveitamento de 32,4%.

Com o bicampeonato, o Tampa Bay Lightning é apenas o sétimo time da liga a conquistar a Stanley Cup em anos seguidos, e o primeiro desde o Pittsburgh Penguins de 2016/2017. Com essa vitória, a equipe da Flórida agora tem três títulos da NHL (o primeiro aconteceu em 2004).

A diferença de 2020 para 2021 foi poder comemorar o título na frente da torcida. No ano passado, por conta da pandemia, os playoffs foram feitos em uma bolha, então Tampa levantou a taça em Edmonton sem ninguém na arquibancada. Após a partida, o capitão Steven Stamkos falou que a parte mais emocionante foi vencer na frente dos fãs e das famílias.

No caminho até a Stanley Cup, o Lightning venceu séries contra o Florida Panthers (4-2), o Carolina Hurricanes (4-1) e o New York Islanders (4-3).

Leia Mais

NHL divulga prêmios da temporada 2020/2021

Confira as datas e os horários das finais da NBA