Home Esportes Olímpicos Alana Maldonado diz que realizou sonho ao ser campeã na ‘terra do judô’

Alana Maldonado diz que realizou sonho ao ser campeã na ‘terra do judô’

Brasileira subiu no lugar mais alto do pódio e garantiu o ouro inédito para as mulheres na história da modalidade em Paralimpíadas

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.

Jamais uma atleta da categoria feminina do Time Brasil havia avançado às finais do judô em Paralimpíadas e derrotado a sua rival. Mas isso somente até Alana Maldonado entrar no tatame em Tóquio contra a georgiana Ina Kaldani e vencer com um wazari na luta que aconteceu neste domingo (29).

PUBLICIDADE

Paralimpíadas de Tóquio 2020: Confira o quadro de medalhas completo

Líder mundial de sua classe até 70kg, ela nasceu em Tupã (SP) e, apesar da prata no Parapan-Americanos de Lima-2019, ela não escondeu a surpresa com o resultado:

PUBLICIDADE

“Não caiu a ficha ainda. Eu queria fazer história, conquistar o primeiro ouro do judô feminino, como foi no Mundial, ser a primeira atleta paralímpica campeã mundial… Eu só tenho a agradecer a Deus, à minha família, meus amigos e à toda comissão técnica que esteve junto comigo para realizar esse sonho.”

Outro orgulho que não vai passar tão cedo é o de poder ostentar o título no Japão: “É único. Primeiro o Rio [com a prata], em casa, e agora ser campeã paralímpica na terra do judô realizando meu sonho aqui.”

O judô conseguiu faturar duas medalhas neste sábado, contando com o ouro da Alana Maldonado. A outra premiação saiu no encontro entre Meg Emmerich e Altantsetseg Nyamaa, da Mongólia. A brasileira aplicou um ippon para garantir o bronze.

Leia mais:

PUBLICIDADE