Home Esportes Olímpicos Arigatô! Cerimônia marca encerramento das Olimpíadas de Tóquio; veja

Arigatô! Cerimônia marca encerramento das Olimpíadas de Tóquio; veja

Chama Olímpica foi apagada em festa que celebrou espírito de união entre os povos e passou bastão para Paris-2024. Rebeca representou Brasil

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.

A Cerimônia de Encerramento das Olimpíadas de Tóquio 2020 marcou a despedida do mundo das competições que foram sediadas em solo asiático depois de 13 anos. Ainda sem público devido à pandemia de covid-19, o evento que teve como tema “Os Mundos Que Compartilhamos” não decepcionou ao trazer uma visão otimista para o futuro.

PUBLICIDADE

Olimpíadas de Tóquio 2020: Confira o quadro de medalhas completo

Desfile dos atletas

As apresentações começaram com o hino japonês e o hasteamento da bandeira nipônica, além do desfile com as bandeiras dos países que participaram. Como não poderia ser diferente, a medalhista Rebeca Andrade, da ginasta, levou consigo as cores do Brasil. As delegações formaram um círculo no centro do gramado em um show de cores.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Baladinha japonesa

Depois do momento de união entre os competidores, foi a festa da música tomar conta do estádio Olímpico do Japão. O momento animado foi composto por um grupo de pessoas que faziam coreografias e malabarismos enquanto a banda Tokyo Ska Paradise Orchestra tocava na estrutura montada ao fundo.

Do meio para o final do bloco, ciclistas do BMX “invadiram” a apresentação para performar suas manobras. E eles seguiram no palco durante a apresentação da cantora Milet, criada no Canadá, mas que mora em Tóquio para investir em sua carreira artística. A música francesa Hymne à l’amour foi a escolhida para homenagear Paris, próxima sede dos Jogos.

Último pódio

Os vencedores da maratona, nas categorias feminina e masculina, receberam suas premiações na cerimônia de encerramento. As primeiras a passarem pelo ritual de celebração foram a campeã e vice Peres Jepchirchir e Brigid Kosgei (ambas do Quênia), além da medalha de bronze Molly Seidel (Estados Unidos).

O pódio masculino foi formado pelo também queniano Eliud Kipchoge na 1ª colocação, Abdi Nageeye (Holanda) em 2º e Bashir Abdi (Bélgica) em 3º. Foi a primeira vez que os homens e as mulheres receberam suas homenagens juntos na festa de despedida.

2024 é na Europa

Depois da cultura japonesa dar o ar de sua graça com uma série de apresentações bastante tradicionais, foi a vez do Japão atiçar o público na passagem de bastão para Paris, que sediará as próximas Olimpíadas. O estádio se pintou inteiro de azul, e a bandeira da França foi hasteada enquanto tocava o hino em um vídeo com imagens da cidade europeia.

PUBLICIDADE

Último adeus

Depois do presidente do COI, Thomas Bach, declarar encerrados os Jogos Olímpicos do Japão, ainda houve tempo para mais uma demonstração musical. Ao som de “Passeio nas Estrelas”, a projeção no centro do gramado teve a interação de crianças, que protagonizaram o ponto alto da noite.

PUBLICIDADE

Sob olhares dos jovens, a Chama Olímpica lentamente se fechou e foi apagada pela última vez nesta edição. O momento simbólico foi acompanhado da convocação para as Paralimpíadas que acontecem a partir do dia 24 deste mês.

Leia mais: