Brentford surpreende e vence Arsenal na abertura da Premier League
Brentford conseguiu passar pelo Arsenal com grande primeiro tempo e boa atuação no segundo tempo em seu retorno à Premier League após 74 anos
Premier League Media
Brentford2-0
Arsenal Premier League 2021/22 - 1ª Rodada
Depois de 74 anos, o Brentford voltou a jogar na Premier League e o retorno foi com vitória por 2 a 0 diante do Arsenal nesta sexta-feira (13), na abertura da temporada 2021/22 do campeonato.
Tudo indica que o Arsenal ainda estava em ritmo de pré-temporada no primeiro tempo com perdas de posse no campo de defesa, movimentação lenta e falta de pontaria nas finalizações. Melhor para o Brentford que dominou os primeiros 45′ do jogo e saiu para o intervalo em vantagem com gol de Canos.
O Arsenal cresceu bastante no segundo tempo e chegou perto de empatar com chances reais de gol, mas o Brentford conseguiu ser fatal em aproveitar a melhor oportunidade para marcar o segundo gol com Norgaard para encaminhar a vitória.
Na próxima rodada da Premier League, o Brentford jogará fora de casa contra o Crystal Palace (21/08, 11h), enquanto o Arsenal terá pela frente o clássico contra o Chelsea (22/08, 12h30), atual campeão da UEFA Champions League.
Primeiro tempo
O Brentford entrou com estratégia de reforçar o meio-campo com a formação tática 3-5-2, oferecendo a posse de bola para o Arsenal. Mas quando surgiam oportunidades positivas, a equipe da casa pressionava com bastante perigo.
Em contrapartida, o Arsenal tentou pressionar logo de cara aos 2′ com a chance perigosa vindo no escanteio curto de Pepe buscando Tierney na entrada da área, parando em defesa tranquila do goleiro Raya.
Sem muitos espaços, a posse do Arsenal não era efetiva, ao passo que o Brentford começava a ficar cada vez mais à vontade no jogo. Aos 8′, Pablo Mari acabou sendo desarmado por dois jogadores no campo de defesa e ofereceu contra-ataque, que acabou não resultando em gol.
Aos 11′, Henry cortou para dentro vindo pela esquerda e cruzou na medida para Onyeka alcançar de cabeça e conseguir finalizar bem, em chance perigosa que saiu por cima do gol. Aos 12′, Toney passou por White e achou Mbuemo na infiltração para dentro da área, em chute que saiu rente à trave.
Enquanto o Arsenal seguia encontrando problemas para buscar bons passes depois do meio-campo, o Brentford novamente pressionou bem até conseguir abrir o placar aos 22′ de jogo.
Pinnock evitou que a bola de Chambers saísse para fora e deu um chute firme para achar Canos mais à frente. Formado na base do Liverpool, o jogador cortou para dentro pelo lado esquerdo e invadiu a área para abrir o placar chutando na saída do goleiro Leno.
O gol não mudou o cenário do confronto e o Brentford quase chegou ao segundo gol aos 30′ com Mbuemo passando por dois marcadores em jogada individual para chutar cruzado na grande área, assustando o goleiro do Arsenal.
Os Gunners tiveram novamente controle da posse de bola na reta final e conseguiram mais finalizações, mas os chutes de Pepe e Tierney não ofereceram perigo para o goleiro Raya que pouco trabalhou no primeiro tempo.
Segundo tempo
Diferentemente do primeiro tempo, o Arsenal voltou do intervalo com mais intensidade e conseguiu encaixar uma boa sequência para ameaçar o Brentford no terço final do campo.
Aos 6′, Tierney achou Smith Rowe em boas condições para após deixar Janelt para trás e percorrer o campo pela faixa central. Ao chegar na entrada da área, bateu firme e parou na primeira grande defesa do goleiro Raya no jogo.
Depois, foi a vez de Pepe tentar cruzamento na grande área para Smith Rowe tentar de primeira na pequena área, mas três defensores do Brentford impediram a finalização.
Chambers foi o próximo a tentar uma boa jogada ao cruzar na área buscando a infiltração de Pepe, mas a defesa conseguiu cortar antes da conclusão. Depois deste lance, Saka foi chamado por Mikel Arteta para entrar no lugar de Balogun.
Pouco depois de entrar, Saka já foi bem acionado em lance perigoso. Aos 19′, foi acionado por Lokonga no cruzamento e ajeitou para Tierney pegar de primeira, exigindo grande defesa de Raya.
Esperando pelo contra-ataque para definir o jogo, o Brentford quase marou o segundo aos 21′. Norgaard foi o responsável pela arrancada, Onyeka recebeu no terço final e inverteu para Mbuemo na esquerda buscar Canos, parando em grande defesa de Leno.
O Arsenal seguiu pressionando depois do susto, mas o Brentford surpreendeu os Gunners ao conseguir marcar o segundo gol aos 28′. Sorensen transformou a cobrança de lateral em cruzamento e mandou a bola na área para Norgaard alcançar de cabeça para concluir.
Norgaard quase transformou a vitória em goleada aos 35′ depois de aproveitar um passe sensacional executado por Sorensen, ficando 1v1 contra Leno, mas a cabeça saiu um pouco mais forte do que deveria e a bola saiu.
Na tentativa final de ao menor diminuir o placar, Smith Rowe fez a tabelinha com Tierney para cruzar buscando Pepe dentro da área, mas o goleiro Raya se esticou no canto direito e fez uma defesa espetacular, impedindo que o Arsenal marcasse na estreia da Premier League.
FICHA TÉCNICA
BRENTFORD 2-0 ARSENAL
Data: 13/08/2021, 16:00
Estádio: Brentford Community Stadium
Árbitro: Michael Oliver
Gols: 1T 22′ Canos (Brentford); 2T 33′ Norgaard (Brentford)
Substituições – Brentford: Sorensen (Ajer); Bidstrup (Onyeka); Forss (Mbuemo)
Substituições – Arsenal: Bukyo Saka (Balogun); Reiss Nelson (Gabriel Martinelli); Nuno Tavares (Chambers)
Brentford (3-5-2): Raya; Ajer, Jansson, Pinnock; Canos, Ogochukwu Onyeka, Norgaard, Janelt, Rico Henry; Bryan Mbuemo, Ivan Toney. Técnico: Thomas Frank
Arsenal (4-2-3-1): Bernd Leno; Calum Chambers, Ben White, Pablo Mari, Tierney; Lokonga, Xhaka; Nicolas Pepe, Smith Rowe, Gabriel Martinelli; Balogun. Técnico: Mikel Arteta

