Home Futebol Sem Messi na lista, confira jogadores que atuaram por apenas um time durante toda a carreira

Sem Messi na lista, confira jogadores que atuaram por apenas um time durante toda a carreira

Após 21 anos no Barcelona, Messi se transferiu para o PSG; lista é pequena entre ‘jogadores de um clube só’ no futebol atual

Paulo Foles
Jornalista, amante da escrita e apaixonado por esportes. Falo sobre futebol internacional, nacional e esportes americanos, principalmente NFL e NBA. Santista e apreciador do bom futebol. Twitter: @PaulFoles

Passar uma carreira inteira atuando por apenas um clube é para poucos, ainda mais nos dias de hoje. Lionel Messi, atuamente com 34 anos, passou perto de conseguir o feito, mas deixou o Barcelona após 21 anos por conta de problemas financeiros do clube. Agora no PSG, o craque argentino é menos um na lista de atletas que passaram uma vida futebolística em uma mesma equipe.

PUBLICIDADE

Em um histórico geral de grandes jogadores do futebol mundial, alguns dos destaques são: Francesco Totti (Roma), Carles Puyol (Barcelona), Paolo Maldini e Franco Baresi (Milan), Paul Scholes, Gary Neville e Ryan Giggs (Manchester United), Lev Yashin (Dínamo de Moscou) e Jamie Carragher (Liverpool).

No futebol nacional temos casos memoráveis: Rogério Ceni (São Paulo), Marcos (Palmeiras), Nilton Santos (Botafogo), Leandro (Flamengo) e Pepe (Santos). Pelé jogou só no Santos no Brasil, mas vestiu a camisa do NY Cosmos, dos Estados Unidos, na reta final de sua carreira. Já Zico, maior ídolo do Flamengo, teve passagens pela Udinese e Kashima Antlers.

PUBLICIDADE

Na atualidade, o número é bem pequeno. Entre destaques do futebol mundial que têm uma boa quantidade de carreira, nomes como Sergio Busquets (Barcelona), Thomas Muller (Bayern de Munique) e Koke (Atlético de Madrid) são os principais nomes. No futebol brasileiro, entre atletas com anos de carreira e em destaque nacional, não há exemplos.

Vale destacar Xavi e Iniesta, que passaram a carreira praticamente inteira no Barcelona, mas se aventuraram em mercados alternativos nos últimos anos como jogadores profissionais. Gerrard é outro caso: passou a vida inteira no Liverpool e se aposentou no Los Angeles Galaxy.

Messi se despediu do Barcelona com 21 anos no clube e 35 títulos conquistados. Ele queria continuar, mas não foi possível pelos problemas da equipe da Catalunha. Agora, ele se junta a Neymar, Kylian Mbappé e Sergio Ramos no PSG.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Liverpool inicia embate com o Barcelona por meia português
Lukaku é do Chelsea e mais: veja as principais transferências do Mercado da Bola europeu nesta quinta (12)
Presidente do Olimpia detona jogador do Flamengo: “deveria ter sido preso”
Série B, Bayern, Premier League e muito mais: veja os principais jogos desta sexta-feira (13)

Neto revela motivo que pode o tirar da Band: “Eu peço liberação”
5 jogadores que estão em alta e merecem uma chance na Seleção Brasileira