Home Esportes Olímpicos Esportes coletivos podem fazer Brasil igualar recorde de ouros em uma Olimpíada

Esportes coletivos podem fazer Brasil igualar recorde de ouros em uma Olimpíada

País segue na broga no futebol. no vôlei masculino e no vôlei feminino, modalidades em que já levou ouro

Fernando Cesarotti
Jornalista, professor universitário e fã ardoroso de qualquer esporte. Autor do OlimpCast, podcast sobre esportes olímpicos.

O Brasil já garantiu seu terceiro melhor desempenho em medalhas de ouro numa só edição dos Jogos Olímpicos. Depois da vitória de Ana Marcela Cunha na maratona aquática, o país chegou a quatro ouros. Está atrás apenas de Atenas-2004, quando foram cinco medalhas de ouro, e do recorde absoluto: sete, no Rio-2016.

PUBLICIDADE

A contribuição para igualar essa marca pode vir dos esportes coletivos, em modalidades nas quais o país já mostrou força e conquistou o ouro olímpico recentemente. São elas: o futebol masculino, o vôlei masculino e o vôlei feminino.

Veja o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020

PUBLICIDADE

O único problema é que nunca o Brasil foi ouro nessas três modalidades de forma simultânea. No futebol, o Brasil foi campeão olímpico pela primeira vez no Rio-2016, e no dia seguinte levou sua terceira medalha dourada no vôlei masculino. As outras tinham sido em Barcelona-1992 e Atenas-2004.

O vôlei feminino, porém, já tinha ficado pelo caminho nas quartas-de-final. As duas vezes em que a seleção feminina subiu ao alto do pódio foram em Pequim-2008 e Londres-2012. Mas, nessas duas ocasiões, o time masculino chegou á final, só que perdeu e levou a prata. O futebol foi bronze na China e prata na capital britânica.

Muita calma nessa hora

O futebol já está garantido na final: enfrenta a Espanha no sábado. Os times de vôlei, porém, ainda precisam dar dois passos até o alto do pódio. O masculino pega o Comitê Olímpico Russo nas semifinais, à 1h da madrugada (de Brasília) desta quarta-feira.

Se vencer, disputa a final contra o vencedor de Argentina x França. As quatro seleções estavam no mesmo grupo na primeira fase. O Brasil perdeu para os russos, mas ganhou dois outros dos semifinalistas.

PUBLICIDADE

No feminino, depois da incrível vitória sobre as russas nas quartas-de-final, a equipe enfrenta a Coréia do Sul, às 9h (de Brasília) de sexta-feira. Quem vencer pega o ganhador de Sérvia x Estados Unidos na decisão. Invictas até agora, as brasileiras já venceram sérvias e coreanas.

Relembre os pódios de futebol e vôlei na história dos Jogos Olímpicos

Futebol masculino
Ouro – Rio-2016
Prata – Los Angeles-1984, Seul-1988 e Londres-2012
Bronze – Atlanta-1996 e Pequim-2008

Futebol feminino
Prata – Atenas-2004 e Pequim-2008

Vôlei masculino
Ouro – Baercelona-1992, Atenas-2004 e Rio-2016
Prata – Los Angeles-1984, Pequim-2008 e Londres-2012

PUBLICIDADE

Vôlei feminino
Ouro – Pequim-2008 e Londres-2012
Bronze – Atlanta-1996 e Sydney-2000

LEIA MAIS:

Namorada de Ana Marcela assusta vizinhos com gritos de comemoração pelo ouro

Olimpíadas: saiba quantas medalhas faltam para o Brasil atingir recorde

PUBLICIDADE