Home Futebol Após jogo da Série B, jogador do Londrina relata que foi chamado de macaco

Após jogo da Série B, jogador do Londrina relata que foi chamado de macaco

Depois do empate por 0 a 0 entre Londrina e Brusque, o meio-campista Celsinho prometeu tomar medidas cabíveis

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

Um dos participantes do confronto entre Brusque e Londrina deste sábado (28), o meio-campista Celsinho relatou que foi chamado de “macaco” por uma pessoa que estava no estádio Augusto Bauer.

PUBLICIDADE

“De fato aconteceu (ser chamado de macaco). Não sei se ele faz parte da comissão técnica, da diretoria. (Foi) esse senhor de vermelho que se encontra no camarote”, relatou Celsinho, em entrevista concedida ao canal SporTV.

“Eu também não entendo tantas pessoas assim. Num protocolo em uma situação onde ainda não estão liberados os torcedores e nós temos uma quantidade assim”, acrescentou.

PUBLICIDADE

Celsinho relatou que esta não é a primeira vez que é vítima de injúria racial. “É lamentável, ainda se tratando de mais de um ato desse, mais uma vez”, disse.

“É inadmissível e pode ter certeza: uma equipe de porte médio-baixo, recém-promovida a uma Série B de Campeonato Brasileiro está cometendo, pra mim é inadmissível, mas as providências serão tomadas”, finalizou Celsinho.

Assista à declaração no vídeo abaixo:

O caso em questão foi relatado pela arbitragem na súmula do jogo. Dentro de campo, o jogo entre Brusque e Londrina terminou 0 a 0.

Racismo na imprensa esportiva

Na atual temporada do futebol brasileiro, Celsinho também já foi vítima de ofensas racistas vindas de profissionais da imprensa esportiva.

PUBLICIDADE

Durante a transmissão de Londrina x Remo, o narrador Cláudio Guimarães, da Rádio Clube do Pará, afirmou que o cabelo do jogador era um “ninho de cupim”.

Em nota, os dois clubes repudiaram a atitude do cronista esportivo. Guimarães também se retratou. Hoje, o profissional da comunicação está afastado pela emissora.

Ouça o áudio a seguir:

O segundo caso ocorreu na imprensa goiana. O narrador Romes Xavier e o comentarista Vinicius Silva, ambos da Rádio Bandeirantes, utilizaram a expressão “negócio imundo” para definir o cabelo do atleta. Mais uma vez, o Londrina repudiou o ato mediante nota oficial.

Brusque se posiciona

Horas depois do assunto repercutir, o clube de Santa Catarina se posicionou. Em nota, o Brusque insinuou que Celsinho inventou a ofensa para se promover. Além disso, prometeu tomar medidas judiciais contra Celsinho.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

“Racismo é algo grave e não pode ser tratado como um artifício esportivo, nem, tampouco, com oportunismo”, publicou.

Nota: o texto foi atualizado às 20h50 do dia 29 de agosto de 2021.

Leia também:

PUBLICIDADE

Brusque revolta web após insinuar que Celsinho usou racismo para se promover

TV Globo: repórter esportivo relata sofrer racismo durante o trabalho

Argentino acusado de racismo por Neymar desabafa após ser absolvido: “nunca serei racista”

Futebol brasileiro: 7 vezes que o racismo esteve nos holofotes

PUBLICIDADE