Home Futebol La Liga será obrigada a ceder jogadores para as Eliminatórias da Copa

La Liga será obrigada a ceder jogadores para as Eliminatórias da Copa

La Liga perdeu recurso no Tribunal Arbitral do Esporte e seus clubes serão obrigados a ceder jogadores para a próxima Data FIFA

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

O Tribunal Arbitral do Esporte decidiu neste domingo (29) que a La Liga será obrigada a ceder todos os jogadores do Campeonato Espanhol para as seleções sul-americanas nos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo.

PUBLICIDADE

A FIFA havia reiterado a obrigação de todos os times da liga espanhola em ceder jogadores para as seleções sul-americanas. Buscando defender a decisão conjunta de seus clubes, a La Liga entrou no TAS buscando um recurso favorável.

No entanto, a decisão nos tribunais acabou sendo contrária, mesmo com a La Liga dizendo que a Data FIFA com dois dias adicionais nas Eliminatórias Sul-Americanas infringe o próprio regulamento da FIFA.

PUBLICIDADE

Cabe ressaltar que o motivo pela não liberação de jogadores por parte das equipe de La Liga foi devido ao calendário de jogos da Conmebol ser maior do que no restante do mundo. É um motivo diferente do que foi alegado pela Premier League, que está baseado nos protocolos sanitários dos países sul-americanos em relação ao coronavírus.

Em nota oficial, a FIFA comemora a decisão do TAS e espera que consiga reverter as proibições de outras ligas (Inglês, Italiano).

Jogadores da Seleção em La Liga

  • Casemiro (volante – Real Madrid)
  • Eder Militão (zagueiro – Real Madrid)
  • Vinícius Júnior (atacante – Real Madrid)
  • Matheus Cunha (atacante – Atlético de Madrid)

Nota oficial da FIFA sobre a decisão do TAS

“A Fifa aceita a decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) rejeitando o pedido de La Liga de anular a decisão da FIFA de estender por dois dias a janela internacional para as eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA na América do Sul.

A ideia de adicionar dois dias adicionais em vez de três, conforme solicitado pela confederação sul-americana Conmebol, foi tomada pelo órgão competente da FIFA após consulta a todas as partes interessadas relevantes e após levar em consideração todas as circunstâncias relevantes, em particular, os desafios criados pela pandemia de coronavírus e, especialmente, considerações de saúde para os jogadores. A decisão do TAS confirma a legalidade da decisão da FIFA e rejeita totalmente os argumentos apresentados pela La Liga .

PUBLICIDADE

Na quarta-feira, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, pediu solidariedade de todas as associações, ligas e clubes membros para que façam o que é certo e justo para o jogo global.