Home Futebol Mauro Zárate aumenta a legião de estrangeiros na história do América-MG; veja a lista

Mauro Zárate aumenta a legião de estrangeiros na história do América-MG; veja a lista

Mauro Zárate assinou contrato com o clube mineiro até dezembro de 2021

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, o atacante Mauro Zárate, 34 anos, vai se tornar o 25ª estrangeiro a vestir a camisa do América-MG. O argentino foi confirmado como novo reforço do clube para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro. A princípio, seu contrato vai até o fim desta temporada.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ele estava livre no mercado da bola desde maio após entrar em litígio com o Boca Juniors. Vale lembrar que o clube argentino investiu 2,3 milhões de euros (R$ 14 milhões, à época) para tirá-lo do Watford, da Inglaterra, em junho de 2017.

Os estrangeiros na história do América-MG

Desde a sua fundação em 1912, o América-MG teve 25 jogadores de 8 nacionalidades diferentes: Paraguai (8), Uruguai (5), Colômbia (4), Argentina (4), Bolívia (1), Japão (1), Holanda (1) e Alemanha (1). O levantamento não contempla atletas que passaram pela base do clube.

À primeira vista, o ano em que o América-MG mais escalou estrangeiros foi em 1998. Naquela temporada, o time era comandado por Givanildo Oliveira. Nesse ínterim, chegou a contar com o lateral-direito paraguaio Néstor Isasi, o zagueiro japonês Yuri Nakazawa e o centroavante colombiano Faustino Angulo.

O segundo ano com mais jogadores estrangeiros foi em 2005, com o zagueiro paraguaio José Pedrozo e o meia-atacante argentino Juan Manuel Bordaberry. Nesta temporada, por exemplo, o América-MG volta a ter dois gringos no seu elenco.

PUBLICIDADE

Além de Mauro Zárate, o técnico Vágner Mancini conta atualmente com o atacante colombiano Orlando Berrío. Apesar das sucessivas lesões musculares, o jogador de 28 anos teve passagem vitoriosa pelo Flamengo onde venceu a Copa Libertadores da América de 2019.

Antes de acertar com o América-MG, Mauro Zárate foi oferecido a diversos clubes brasileiros entre eles Grêmio e Vitória-BA. No entanto, o argentino não chegou a um acordo financeiros com as equipes e acabou acertando com o América-MG.

A temporada de Mauro Zárate

Revelado pelo Vélez Sarsfield, Mauro Zárate vestiu as camisa do Al-Saad, Birmingham City, Lazio, Internazionale, West Ham, Queens Park Rangers, Fiorentina, Watford, Al-Nasr e Boca Juniors onde atuou nas últimas quatro temporadas.

Este ano, por exemplo, o centroavante disputou 10 partidas. Nesse ínterim, foram oito participações na Copa da Liga Argentina e duas na Copa Libertadores da América. Além disso, marcou apenas dois gols e totalizou 430 minutos em campo.

PUBLICIDADE

Sua última partida oficial foi na vitória do Boca Juniors, por 3 a 1, sobre o Atlético Tucumán pela 1ª fase da Copa da Liga Argentina. Na ocasião, o atacante entrou no segundo tempo e ficou apenas 39 minutos em campo. Posteriormente, ele não foi mais relacionado para os jogos e logo depois rescindiu seu contrato.

LEIA MAIS: 

Remo tem negociação avançada para trazer ex-atacante de Boca Juniors e Palmeiras 

A pedido de Enderson Moreira, Botafogo tenta se reforçar com lateral do Fortaleza e ex-meia do Flamengo 

Oferecido ao Grêmio, ex-atacante do Boca Juniors negocia com clube da Série B do Brasileirão