Home Tênis Novak Djokovic chega ao US Open em busca de marcas históricas

Novak Djokovic chega ao US Open em busca de marcas históricas

O sérvio vai a Nova York podendo se tornar o maior vencedor de Grand Slams

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Novak Djokovic estreará no US Open com a esperança de conquistar algumas marcas históricas. Se ganhar o título, ele conseguirá um feito raro: “fechar” o Grand Slam do ano. Isso significa que ele terá vencido os quatro grandes torneios da temporada em Melbourne, Paris, Londres e Nova York.

PUBLICIDADE

Em fevereiro de 2021, ele ganhou o Australian Open, fazendo uma final tranquila contra Daniil Medvedev. Em junho, depois de perder os primeiros dois sets para Stefanos Tsitsipas, o sérvio conseguiu virar o jogo e levar o título de Roland Garros. Em julho, Djokovic venceu Matteo Berrettini e conquistou o torneio de Wimbledon

No US Open, o atleta de 34 anos pegará a chave mais fácil. No entanto, ele pode enfrentar Alexander Zverev na semifinal. Esse é o mesmo cenário dos Jogos Olímpicos de Tóquio, quando Djokovic perdeu para o alemão e deu adeus a chance de fazer o “Slam de ouro”.

PUBLICIDADE

Na história da Era Aberta do tênis, apenas 3 jogadores conseguiram ganhar os quatro Grand Slams em uma temporada: Rod Laver (1969), Margaret Court (1970) e Steffi Graf (1988). Antes da Era Aberta (que começou em 1968), quando somente atletas amadores disputavam esses torneios, outros dois tenistas obtiveram o feito: Don Budge (1938) e Maureen Connoly (1953).

Além de fechar os Grand Slams do ano, Novak Djokovic pode alcançar outra marca histórica em Nova York. Se vencer o campeonato, esse será o 21° título de Grand Slam da carreira do sérvio. Com isso, ele desempataria de Roger Federer e Rafael Nadal (que não vão participar do US Open em 2021), se tornando o tenista com mais títulos de Grand Slam entre os homens.

Durante sua carreira profissional, que teve início em 2008, Djokovic ganhou nove vezes o Australian Open (recorde do torneio), duas vezes Roland Garros, seis vezes Wimbledon e três vezes o US Open.

Leia Mais

Zverev fala sobre medalha de ouro em Tóquio

PUBLICIDADE

Djokovic perde na semi e dá adeus ao Slam de ouro