Home Outros Esportes O que esperar do Atlanta Falcons para a temporada 2021 da NFL

O que esperar do Atlanta Falcons para a temporada 2021 da NFL

Sob novo comando técnico, Matt Ryan provavelmente terá sua última chance como jogador dos Falcons

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.
PUBLICIDADE

Depois de trocar seu técnico, seu GM e perder a maior estrela do time, o Atlanta Falcons não deve brigar pelos playoffs em 2021, mas a esperança é que a equipe vá melhor do que em 2020, quando venceu apenas 4 partidas.

ATAQUE

Embed from Getty Images

O técnico Arthur Smith chega em Atlanta com o objetivo de dar um novo ânimo ao ataque dos Falcons. Como coordenador ofensivo dos Titans, ele conseguiu resgatar o bom futebol americano de Ryan Tannehill, e assim melhorou a unidade ofensiva como um todo. A esperança é que ele faça o mesmo por Matt Ryan, que pode estar em seu último ano com a equipe. No entanto, a verdade é que ele não terá a mesma qualidade de jogadores para trabalhar em Atlanta como tinha em Tennessee.

PUBLICIDADE

Na intertemporada, os Falcons perderam sua principal arma ofensiva, Julio Jones, justamente para os Titans. Com isso, Calvin Ridley será o wide receiver número um do time, e ele tem se mostrado um ótimo recebedor nos treinos e foi muito bem quando Jones estava machucado em 2020. Além disso, o ataque ganhou o TE Kyle Pitts, um talento extremamente promissor que veio com a quarta escolha do draft, e o RB Mike Davis, que se destacou em Carolina com a ausência de McCaffrey. Resta ver se a linha ofensiva, que também perdeu uma grande arma em Alex Mack (C), vai melhorar a sua produção, afinal ela ficou entre as piores OLs no ano passado.

DEFESA

Embed from Getty Images

O coordenador defensivo Dean Pees, que também veio de Tennessee, terá um caminho difícil para melhorar a defesa dos Falcons, que esteve entre as piores da NFL nos últimos anos. Em 2020, Atlanta foi um dos times que mais cedeu jardas aéreas e teve muita dificuldade em pressionar os quarterbacks adversários em situações que não eram de blitz. Para piorar, Keanu Neal (LB) e Ricardo Allen (S), duas peças importantes da defesa, saíram do time.

Como reforços para a jovem secundária, os Falcons trouxeram os safeties Duran Harmon, dos Lions, e Erik Harris, dos Raiders, além de draftar na segunda rodada o CB Richie Grant. No front 7, o time não adicionou grandes nomes, apesar de basicamente ter apenas dois jogadores bons nessa unidade: Grady Jarrett (DT) e Deion Jones (LB). Chegaram apenas Brandon Copeland (LB), que esteve em cinco times em oito anos de NFL, Jonathan Bullard (DE), que atuou em apenas seis partidas com Seattle em 2020, e os novatos Adetokunbo Ogundeji (DE) e Ta’quon Graham (DT), que vieram nas últimas rodadas do draft.

PUBLICIDADE

CALENDÁRIO

Os Falcons terão o terceiro calendário mais fácil da liga em 2021 se considerarmos os adversários, mas isso não significa que as coisas serão tranquilas para o time da Geórgia. A equipe não fará dois jogos seguidos em casa em nenhum momento da temporada, vai ter que jogar em Londres na semana 5, o bye é cedo, na semana 6, e, em um ano com 17 partidas, eles só farão 7 delas no Mercedes-Benz Stadium. Além disso, alguns dos confrontos mais complicados serão na estrada, como contra os Bills, os 49ers e os Cowboys. Levando tudo isso em consideração, a projeção indica que os Falcons devem vencer 7 ou 8 jogos, brigando com Carolina para não ficar em último na divisão.

HISTÓRIA

Embed from Getty Images

Criado em 1966, o Atlanta Falcons surgiu na expansão da NFL dos anos de 1960, quando a liga tentava frear o crescimento da rival AFL. Em seus 55 anos de história, Atlanta venceu sua divisão seis vezes e se classificou aos playoffs em 14 temporadas. O time tem duas idas ao Super Bowl, mas nenhuma vitória.  Em 1998, a equipe perdeu para o Denver Broncos, de John Elway. Já 2016 ficou conhecido pela grande virada do New England Patriots. Em agosto de 2017, os Falcons abriram seu novo estádio, o Mercedes-Benz Stadium, que tem capacidade para até 75 mil fãs. Nas últimas três temporadas, Atlanta não conseguiu chegar aos playoffs, e em 2020 teve um recorde de 4 vitórias e 12 derrotas, ficando em último na NFC Sul.

Leia Mais

O que esperar do New Orleans Saints para a temporada 2021 da NFL

O que esperar do Carolina Panthers para a temporada 2021 da NFL

PUBLICIDADE

O que esperar do Tampa Bay Buccaneers para a temporada 2021 da NFL