Home Esportes Olímpicos Olimpíadas: veja histórico de confrontos entre Brasil e Espanha, finalistas do futebol masculino

Olimpíadas: veja histórico de confrontos entre Brasil e Espanha, finalistas do futebol masculino

Equipes se enfrentaram nove vezes com as seleções principais e duas em Olimpíadas

Fernando Cesarotti
Jornalista, professor universitário e fã ardoroso de qualquer esporte. Autor do OlimpCast, podcast sobre esportes olímpicos.
PUBLICIDADE

Brasil e Espanha vão se enfrentar pela terceira vez na história do futebol olímpico masculino na decisão da medalha de ouro dos Jogos de Tóquio-2020. Já com as seleções principais, o confronto já aconteceu cinco vezes em Copas do Mundo e decidiu a Copa das Confederações em 2013, numa das grandes vitórias recentes da Seleção Brasileira.

Confira o quadro de medalhas atualizado de Tóquio-2020

O histórico é vantajoso para o Brasil: são cinco vitórias, dois empates e duas derrotas, com 14 gols marcados e oito sofridos. Além disso, como veremos abaixo, o Brasil levou a melhor na maioria dos duelos importantes. Em Jogos Olímpicos, cada seleção venceu um confronto, ambos disputados em fase de grupos.

PUBLICIDADE

Brilho de Neymar e oportunismo de Fred

No último confronto entre brasileiros e espanhóis, no Maracanã, o Brasil trinfou por 3 a 0. O time dirigido por Luiz Felipe Scolari abriu o placar logo no começo do primeiro tempo, num lance de puro oportunismo de Fred, que marcou mesmo caído no chão.

David Luiz evitou um gol certo durante o primeiro tempo, e já nos acréscimos Neymar ampliou em bela jogada individual. Na etapa final, Fred marcou logo no começo e praticamente matou o jogo. Sergio Ramos ainda perdeu uma chance de descontar, batendo um pênalti para fora.

Jeitinho de Nilton Santos

Outro confronto histórico entre as duas seleções aconteceu em 1962, no Mundial realizado no Chile. O Brasil não tinha Pelé, que se contundiu no jogo anterior, contra a Tchecoslováquia, e precisava de um empate para passar de fase. A Espanha precisava vencer e saiu na frente, com gol de Abelardo no primeiro tempo.

Na etapa final, Collar escapou pela direita, driblou Zagallo e foi derrubado por Nilton Santos dentro da área. O lateral brasileiro deu um passo sorrateiro à frente e o juiz deu falta em vez de pênalti. A cobrança não deu em nada e depois o Brasil virou o jogo, com dois gols de Amarildo, o substituto de Pelé, confirmando a classificação para os mata-matas. Tornou-se bicampeão mundial, enquanto a Espanha ficou na fase de grupos.

PUBLICIDADE

Todos os confrontos

Olimpíadas
Cidade do México-1968 – Espanha 1 x 0 Brasil (fase de grupos)
Montreal-1976 – Brasil 2 x 1 Espanha (fase de grupos)

Copas do Mundo
Itália-1934 – Espanha 3 x 1 Brasil (quartas de final)
Brasil-1950 – Brasil 6 x 1 Espanha (quadrangular final)
Chile-1962 – Brasil 2 x 1 Espanha (fase de grupos)
Argentina-1978 – Brasil 0 x 0 Espanha (fase de grupos)
México-1986 – Brasil 1 x 0 Espanha (fase de grupos)

Copa das Confederações
Brasil-2013 – Brasil 3 x 0 Espanha (final)

Amistosos
1981 – Brasil 1 x 0 Espanha (Salvador)
1990 – Espanha 3 x 0 Brasil (Gijón)
1999 – Espanha 0 x 0 Brasil (Vigo)

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Papo Tático: Força mental e concentração credenciam a Seleção Olímpica para a disputa da tão sonhada medalha de ouro

Brasil já tem 17 medalhas garantidas em Tóquio-2020. Veja quem são os ganhadores

 

PUBLICIDADE