Home Esportes Olímpicos Paraguai é um dos cinco países estreantes em Jogos Paralímpicos; veja quais são as outras nações

Paraguai é um dos cinco países estreantes em Jogos Paralímpicos; veja quais são as outras nações

Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 terão cinco nações que nunca participaram do evento em toda história

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 terão 162 países participantes, três a mais do que na edição anterior, no Rio 2016. Desse total, cinco nações fazem sua estreia no evento.

PUBLICIDADE

Paraguai, Butão, Granada, Maldivas, Paraguai e São Vicente & Granadinas são os países estreantes em Paralimpíadas.

Granada e Paraguai serão representados por dois atletas cada, sendo um no atletismo e outro na natação. Já Butão e Maldivas contam com dois competidores no atletismo, enquanto São Vicente & Granadinas terá apenas um nadador representando o país.

PUBLICIDADE

“É sempre especial ver um país fazer sua primeira aparição nos Jogos Paralímpicos e, com todos os desafios criados pela pandemia, ver esses Comitês como parte da Cerimônia de Abertura em 24 de agosto será um momento especial e emocionante para todos”, disse Andrew Parsons, presidente do IPC (Comitê Paralímpico Internacional).

Número não é recorde

Apesar da ter três nações a mais do que o Rio de Janeiro, o número de 162 países em Tóquio não é recorde. Em Londres 2012 foram 164 nações.

Alguns países ficaram de fora das Paralimpíadas de Tóquio de última hora, como no caso do Afeganistão, por conta da tomada do seu território pelo grupo Talibã. Samoa, Tonga, Vanuatu e Kiribati também desistiram recentemente, por restrições decorrentes da pandemia de Covid-19.

Brunei, Coreia do Norte, Turcomenistão e Timor Leste optaram por não mandar atletas também com medo da disseminação do coronavírus.

PUBLICIDADE

“Ter 162 nações competindo em Tóquio me faz ter muito orgulho. Os últimos 18 meses foram muito desafiadores para todo mundo ligado ao movimento paralímpico”, disse Andrew Parsons.

“O maior crédito deve ser dado aos Comitê Nacionais pela preparação de seus atletas. Foi um desafio épico e exaustivo para todos os envolvidos, incluindo a equipe de gerenciamento do IPC, mas que apresentou excelentes resultados”, finalizou o dirigente.

LEIA TAMBÉM

Paralimpíada de Tóquio 2020 espera superar recorde da audiência televisiva do Rio 2016

Brasil terá 257 atletas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio; saiba mais sobre a delegação

PUBLICIDADE

Paralimpíadas: Com brasileira na lista, conheça 10 jovens estrelas que devem brilhar em Tóquio

Quatro países desistem das Paralimpíadas por conta de restrições da Covid-19

De Stoke-Mandeville a Tóquio: conheça a história das Paralimpíadas

Paralimpíadas: conheça Robson Sampaio de Almeida, pioneiro do esporte adaptado no Brasil

PUBLICIDADE

Especial Paralimpíadas: conheça os esportes e como eles são disputados

VÍDEO: tenista brasileiro mostra os bastidores da Vila Paralímpica em “tour”