Home Esportes Olímpicos Paralimpíadas: Com brasileira na lista, conheça 10 jovens estrelas que devem brilhar em Tóquio

Paralimpíadas: Com brasileira na lista, conheça 10 jovens estrelas que devem brilhar em Tóquio

Veja quais são as principais promessas adolescentes das Paralimpíadas de Tóquio 2020 e que devemos ficar de olho

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

Em todas as edições dos Jogos Paralímpicos o torcedor vê nascer novas estrelas do esporte. E no evento deste ano, em Tóquio, não deve ser diferente.

PUBLICIDADE

São muitos os talentos adolescentes de diversos países que podem brilhar nas Paralimpíadas de Tóquio e que vale ficarmos de olho.

Confira o top 10 de jovens estrelas paralímpicas de Tóquio 2020:

PUBLICIDADE

Lethicia Lacerda, 18 anos (Brasil)

A brasileira Lethicia Lacerda chega a Tóquio após conquistar a medalha de bronze no tênis de mesa feminino individual da classe 8 a 10 nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019.

Atualmente ela ocupa o quinto lugar no ranking ITTF do tênis de mesa paralímpico Júnior  da classe 8 e será uma forte candidata à medalha nas Paralimpíadas do Japão.

Lethicia segue os passos de mãe, Jane Karla Gogel, duas vezes campeã parapan-americana de tênis de mesa, que também participará do arco e flecha das Paralimpíadas de Tóquio 2020.

PUBLICIDADE

Liu Yutong, 17 anos (China)

Duas vezes medalhista de ouro no Campeonato Mundial no badminton individual feminino WH2, Liu Yutong será a jogadora a ser batida em sua categoria das Paralimpíadas, na estreia da modalidade em Jogos.

A chinesa entrou em cena aos 13 anos de idade, quando conquistou o ouro no Campeonato Mundial de 2017 e, dois anos depois, confirmou seu título para provar que sua primeira medalha não foi um acaso. Veloz e com rara habilidade, atualmente é a número 1 do mundo.

Oliver Hendriks, 17 anos (Holanda)

PUBLICIDADE

O velocista holandês Olivier Hendriks é uma estrela promissora e que já deve brilhar em Tóquio. Ele correu para a medalha de ouro nos 100m T64 e 400m T62 no Campeonato Europeu de Para-Atletismo em Bydgoszcz, na Polônia, em junho deste ano.

Em grande fase, Hendriks ainda surpreendeu conquistando a prata nos 400m T62 do Campeonato Mundial de Para-Atletismo de 2019, em Dubai.

Palak Kohli, 18 anos (Índia)

A jovem indiana teve uma ascensão meteórica no esporte quando começou a praticá-lo há apenas alguns anos. Devido ao seu talento e trabalho árduo, Kohli atualmente ocupa o 15º lugar no SU5 do badminton feminino individual. Além disso, é a sexta colocada na categoria SU5 de duplas ao lado de Parul Parmar.

PUBLICIDADE

Kohli participará do SU5 de simples e duplas em Tóquio e espera ganhar, pelo menos, uma medalha. Embora tenha se recuperado recentemente de um edema de medula óssea, a atleta mostrou que está recuperada quando ganhou a prata no Para-Badminton International de Dubai, em abril, de 2021.

Salma Ali Abd Al Moneem Hassan, 17 anos (Egito)

Desde que ganhou a medalha de prata na divisão K44 de 58 kg no Campeonato Africano de Para-Taekwondo em 2019, a egípcia se tornou uma das lutadoras mais promissoras para ficarmos de olho nos próximos anos.

Com a estreia da modalidade nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, 2019, Salma Ali Abd Al Moneem Hassan é a melhor ranqueada em sua categoria.

PUBLICIDADE

Ela conquistou sua vaga em Tóquio ao vencer o Campeonato Africano. Recentemente, Moneem Hassan derrotou a norte-americana Brianna Salinaro, número 2 dos EUA, em sua primeira competição internacional.

Jiang Yuyan, 16 anos (China)

A China produz uma safra constante de estrelas adolescentes que passam a dominar o esporte. A nadadora Jiang Yuyan é a última sensação do país asiático e que parece estar preparada para permanecer no topo por muitos anos.

No Campeonato Mundial de Natação Paralímpica de 2019, em Londres, Yuyan levou a melhor sobre a campeã paralímpica e recordista mundial Yelyzaveta Mereshko, da Ucrânia, nos 400m livre S6 com direito a recorde mundial.

PUBLICIDADE

A chinesa ainda conquistou mais duas medalhas de ouro, nos 100m livre feminino e nos 50m borboleta (com outro recorde mundial. Isso tudo quando ainda tinha 14 anos de idade.

Juan Diego Garcia Lopez, 18 anos (México)

O jovem Lopez foi a maior sensação do Campeonato Mundial de Para-Taekwondo em 2019, quando conquistou a medalha de ouro na categoria K44 masculina até 75kg.

O mexicano chega a Tóquio com cinco títulos conquistados recentemente, incluindo o Mundial e os Jogos Parapan-Americanos. Suas performances lhe renderam o prêmio de melhor esportista paralímpico do México no ano passado.

PUBLICIDADE

Anastasia Pagonis, 17 anos (Estados Unidos)

Anastasia Pagonis é uma das grandes estrelas da natação paralímpica. Em fevereiro deste ano, a norte-americana que compete na categoria S11 ganhou duas medalhas de ouro no World Series de Melbourne, na Austrália.

A adolescente iniciou sua trajetória no esporte quando começou a perder a visão aos 12 anos de idade, devido a uma doença genética na retina e retinopatia autoimune.

Nas Eliminatórias dos EUA, a jovem estabeleceu um novo recorde mundial nas preliminares nos 400m S11 livre e, depois, melhorou a marca durante as finais no mesmo dia.

PUBLICIDADE

Lise Petersen, 16 anos (Alemanha)

A alemã participa do atletismo paralímpico em diversas provas: lançamento de dardo, salto em distância e sprints de 60m e 200m. Em Tóquio, ela participará do lançamento de dardo F46 e do salto em distância T46.

Lise foi uma surpresa na convocação do time de atletismo da Alemanha, sendo a atleta mais jovem do país no evento. Entre as melhores marcas de Petersen estão 35,53m no dardo e 4,54m no salto em distância.

Merle Menje, 17 anos (Alemanha)

PUBLICIDADE

A atleta da Alemanha chega aos Jogos Paralímpicos de Tóquio como campeã do T54 feminino de 5000m no Campeonato Europeu de Para-Atletismo em Bydgoszcz, na Polônia, em junho de 2021. Menje participará também dos 100m, 400m 800m, 1500m e 5000m T54.

Na competição deste ano, a alemã ainda conquistou a medalha de ouro nos 400m T54 femininos e outras duas medalhas de prata nos 100m e 800m T54 femininos. Nenhum outro atleta em Bydgoszcz ganhou quatro medalhas.

LEIA TAMBÉM

Paralimpíadas: Craque do futebol de 5 do Brasil, Ricardinho aceita comparação com Neymar

Karen Jonz revela que levou bronca no Sportv por usar o termo “xerecou” ao vivo nas Olimpíadas

PUBLICIDADE

Estátua de lutador de sumô está assustando os cavalos no hipismo das Olimpíadas

Boxeador imita Mike Tyson e tenta morder orelha de rival durante luta nas Olimpíadas; assista

Crespo no River? Dirigente do São Paulo avalia possível saída do técnico

Vídeo mostra jogadores do Grêmio em pagode e revolta torcedores

PUBLICIDADE

Entenda por que David Luiz não empolga a diretoria do Flamengo