Home Esportes Olímpicos Quatro países desistem das Paralimpíadas por conta de restrições da Covid-19

Quatro países desistem das Paralimpíadas por conta de restrições da Covid-19

Pequenas nações do Pacífico teriam que fazer quarentena na Austrália, o que tornou inviável a participação nas Paralimpíadas de Tóquio 2020

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

Neste sábado (21), o porta-voz do IPC (Comitê Paralímpico Internacional), Craig Spence, confirmou que quatro países não vão participar dos Jogos de Tóquio 2020 por conta de restrições da Covid-19.

PUBLICIDADE

As nações são localizadas em ilhas do Oceano Pacífico: Samoa, Tonga, Vanuatu e Kiribati. Somados, esses países teriam sete atletas nas Paralimpíadas.

“Temos várias nações das ilhas do Pacífico que não poderão viajar. A razão é que eles precisariam viajar de seu país pela Austrália, onde há regras rígidas no momento. Eles teriam que ficar em quarentena por duas semanas antes de chegar. Ainda precisariam ficar em quarentena no caminho de volta, então efetivamente precisariam pagar por quatro semanas extras em um hotel”, disse Spence.

PUBLICIDADE

A lentidão na vacinação e novos surtos da variante Delta do coronavírus fizeram com que a Austrália prolongasse a quarentena imposta há dois meses, incluindo um toque de recolher.

Ainda segundo o assessor do IPC, os quatro países seriam prejudicados financeiramente pela regra de quarentena de hotéis de duas semanas da Austrália para viajantes internacionais.

“São pequenos Comitês Paralímpicos Nacionais e simplesmente não têm os recursos para fazer frente a essas despesas, infelizmente foram retirados”, explicou Craig Spence.

Agora já são cinco países desistentes dos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Na última semana, o Comitê Paralímpico do Afeganistão também informou que não participará da Paralimpíada de Tóquio por conta da tomada do seu território pelo grupo Talibã, que fechou o aeroporto para voos comerciais.

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Brasil terá 257 atletas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio; saiba mais sobre a delegação

Paralimpíadas: Goalball feminino do Brasil busca pódio inédito com mistura de gerações

Paralimpíadas: Com brasileira na lista, conheça 10 jovens estrelas que devem brilhar em Tóquio

Paralimpíadas: Craque do futebol de 5 do Brasil, Ricardinho aceita comparação com Neymar

PUBLICIDADE

Fluminense efetiva Marcão como técnico até o final da temporada

Mercado da Bola: Inter se manifesta sobre possível reencontro de Galhardo com Eduardo Coudet na Espanha

Flamengo apresenta oferta contratual para David Luiz; veja proposta

PSG, Real Madrid? Cristiano Ronaldo tem futuro cravado por treinador

PUBLICIDADE