Home Esportes Olímpicos Paralimpíadas: estreantes do taekwondo viajam para Tóquio após aclimatação em SP

Paralimpíadas: estreantes do taekwondo viajam para Tóquio após aclimatação em SP

Brasil tem três atletas no taekwondo das Paralimpíadas. Todos se prepararam nos últimos dias na capital paulista

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

O taekwondo faz sua estreia em Jogos Paralímpicos e o Brasil vai para Tóquio 2020 com três atletas na disputa: Silvana Fernandes (até 58 kg), Débora Menezes (acima dos 58 kg) e Nathan Torquato (até 61 kg).

PUBLICIDADE

Com os três lutadores da classe K44 – má-formação ou amputação unilateral nos membros superiores -, o país será a maior delegação do parataekwondo das Américas e a quarta maior do mundo nos Jogos.

Ao contrário dos atletas brasileiro de outras modalidades, que viajaram com antecedência para Hamamatsu, no Japão, os lutadores de taekwondo fizeram a preparação no CT do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), em São Paulo, e partiram para Tóquio nesta segunda-feira (23).

PUBLICIDADE

O técnico Alan Nascimento explicou como foi todo o processo realizado na capital paulista. “Fizemos um ajuste fino por meio de cinco sessões diárias de trabalho, sendo dois treinos específicos, um treinamento físico e dois períodos de fisioterapia”, contou.

“Por invertermos os horários de treinos, como forma de se adaptar ao fuso japonês, a cada dia no CPB, dormimos uma hora mais tarde. Por exemplo: do dia 18 para o dia 19 de agosto, fomos dormir à 1h. Já do dia 19 para o dia 20, dormimos às 2h. E será assim até esta madrugada, a última antes do embarque”, destacou Alan.

Já Rodrigo Ferla, coordenador esportivo da equipe, completou com as informações da preparação dos atletas do parataekwondo.

“Neste período de aclimatação, fizemos o primeiro treino específico diário na hora do almoço, almoçamos no meio da tarde, realizamos o treinamento físico no final da tarde e o segundo treino específico acontecia já no fim do dia, por volta das 22h30. O jantar era servido à meia-noite. A ideia do planejamento foi ganhar quatro, cinco horas de fuso para minimizar o impacto na chegada ao Japão”, contou.

PUBLICIDADE

Chegada ao Japão

De acordo com Ferla, o planejamento para a seleção no Japão já está todo preparado. “Estamos com a agenda cheia, do dia que chegarmos [25 de agosto] até os dias de competição [2, 3 e 4 de setembro], mantendo os atletas acordados durante o dia para dormirem à noite, adaptando-se, assim, ao fuso horário. Vamos estudar nossos adversários e treinar no espaço oficial destinado ao parataekwondo nos Jogos”, afirmou.

A primeira luta do Brasil será de Nathan, em 2 de setembro, às 22h15 (horário de Brasília), enquanto Silvana estreará no dia seguinte (3), às 22h, e Débora entrará pela primeira vez no dojo japonês no dia 4, também às 22h.

“Embora nossos três atletas tenham adversários muito difíceis na caminhada até o pódio, temos chances reais de três medalhas. Os brasileiros estão extremamente preparados. Temos um trabalho incansável em relação ao estudo da modalidade e dos adversários. Elaboramos estratégias para termos o melhor rendimento”, avaliou Nascimento.

Nathan Torquato

Natural de Praia Grande, litoral de São Paulo, Nathan nasceu com uma má-formação no braço esquerdo. Aos três anos, quando voltava da escola de bicicleta, acompanhado pela mãe, viu uma academia e insistiu para ela matriculá-lo. Treina no mesmo local até hoje.

PUBLICIDADE

Atualmente com 20 anos, ele conquistou a medalha de ouro no Pan-Americano da modalidade (Heredia, Costa Rica, em 2020) e, também, subiu ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019.

Débora Menezes

Paulistana de 31 anos de idade, Débora nasceu com má-formação abaixo do cotovelo direito. Bacharel em Educação Física, conheceu os esportes paralímpicos no fim da graduação.

Ela competiu no lançamento de dardo até 2013, quando começou a praticar o parataekwondo por hobby. Em 2015, recebeu o convite para se dedicar ao alto rendimento.

Débara conquistou a prata nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e ouro no Campeonato Mundial de Parataekwondo, em 2019, na Turquia.

PUBLICIDADE

Silvana Fernandes

Silvana é da cidade de São Bento, na Paraíba, e tem 22 anos. A atleta tem má-formação congênita no braço direito e começou a praticar atletismo aos 15 anos. Em 2018, conheceu o parataekwondo e procurou locais para iniciar a modalidade. Sua primeira convocação para a seleção foi em junho de 2019.

Conquistou a medalha de ouro no Pan-Americano da modalidade (Heredia, Costa Rica, em 2020) e também nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019.

LEIA TAMBÉM

Brasil terá 257 atletas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio; saiba mais sobre a delegação

Paralimpíadas: Goalball feminino do Brasil busca pódio inédito com mistura de gerações

PUBLICIDADE

Paralimpíadas: Com brasileira na lista, conheça 10 jovens estrelas que devem brilhar em Tóquio

Quatro países desistem das Paralimpíadas por conta de restrições da Covid-19

De Stoke-Mandeville a Tóquio: conheça a história das Paralimpíadas

Paralimpíadas: conheça Robson Sampaio de Almeida, pioneiro do esporte adaptado no Brasil

PUBLICIDADE

Especial Paralimpíadas: conheça os esportes e como eles são disputados

VÍDEO: tenista brasileiro mostra os bastidores da Vila Paralímpica em “tour”