Home Esportes Olímpicos Polonesa que superou câncer leiloa medalha de prata para ajudar criança

Polonesa que superou câncer leiloa medalha de prata para ajudar criança

Atleta do lançamento de dardo prometeu que a premiação teria “bom uso” depois de passar por problemas de saúde em 2018: “a medalha é só um objeto”

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.
PUBLICIDADE

A atleta Maria Andrejczyk, da Polônia, confirmou que vai leiloar sua medalha de prata, conquistada nas Olimpíadas de Tóquio, para financiar a cirurgia de uma criança. A ação solidária é de uma promessa feita antes mesmo das competições terem início em solo asiático.

COB cancela Jogos da Juventude de 2021 por causa da pandemia

Para decidir quem receberia o valor do leilão, a polonesa recebeu indicações pela internet. O escolhido foi Miloszek, uma criança que sofre com um problema sério no coração: “Ele já saiu na frente por causa de Kubus — um menino que não conseguiu sobreviver, mas cujo os ótimos pais decidiram transferir suas arrecadações coletadas”, disse Maria.

PUBLICIDADE

Final feliz

Poucos dias depois do anúncio, a atleta já conseguiu encontrar o vencedor do leilão. O comprador é a rede de lojas de conveniências Żabka, também da Polônia — o valor final não foi confirmado, mas o que se desejava era algo próximo de £130,000 (cerca de R$ 938 mil). A marca, porém, já comunicou que a prata vai continuar com Maria.

“A medalha é só um objeto, mas pode ser de grande valor para outros. Esta medalha pode salvar vidas, ao invés de ficar guardando poeira em um armário”, disse a competidora de 25 anos que venceu um câncer nos ossos em 2018.

PUBLICIDADE

Leia mais: