Home Esportes Olímpicos Tandara testa positivo para substância da família de anabolizantes

Tandara testa positivo para substância da família de anabolizantes

Agência que faz controle de dopagem soltou comunicado para esclarecer caso envolvendo jogadora do vôlei retirada das Olimpíadas

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.

A ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) confirmou o teste positivo da jogadora Tandara para ostarina, que é uma substância proibida no esporte. A informação contraria a tese de que um remédio para controle menstrual teria sido o causador do problema.

PUBLICIDADE

Olimpíadas de Tóquio 2020: Confira o quadro de medalhas completo

A atleta teve o seu afastamento anunciado pelo COI na noite de ontem, véspera do jogo contra a Coreia do Sul. Ela foi retirada de imediato da delegação em Tóquio e deve chegar ao Brasil na tarde de sábado.

PUBLICIDADE

Confira a nota na íntegra:

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) esclarece que o processo de controle de dopagem do caso da atleta da seleção brasileira feminina de vôlei, Tandara Caixeta, seguiu todos os padrões internacionais estabelecidos pela Agência Mundial Antidopagem (AMA-WADA).

Informamos que a coleta do material biológico da atleta foi realizada fora de competição, em 7 de julho de 2021, no Centro de Treinamento de vôlei de quadra da seleção, em Saquarema/RJ, mesmo momento em que todas as demais atletas da equipe também forneceram o material.

Ao receber, no dia 5 de agosto de 2021, o resultado do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), único credenciado pela WADA na América Latina, foi constatada a presença da substância Ostarina, que pelo Código Brasileiro Antidopagem implica na aplicação obrigatória de uma suspensão provisória da atleta.

A Ostarina é uma substância não especificada, proibida em competição e fora de competição. Pertence a classe: S1.2 Agentes Anabolizantes – Outros Agentes Anabolizantes – SARMS da Lista de substâncias e métodos proibidos da AMA-WADA.

PUBLICIDADE

A assessoria de comunicação da Tandara afirmou que ela está trabalhando na defesa e só irá se pronunciar após a conclusão do caso.

Leia mais: