Home Esportes Olímpicos Balanço: Lenda deu lugar a novo medalhista no hipismo adestramento

Balanço: Lenda deu lugar a novo medalhista no hipismo adestramento

Rodolpho Riskalla disputou sua segunda edição das Paralimpíadas na vida e dessa vez não voltou para casa com as mãos abanando na modalidade

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.

O Time Brasil viajou a Tóquio com apenas dois representantes no hipismo adestramento e ainda assim conseguiu subir no pódio nas Paralimpíadas. Mas diferente do que aconteceu na Rio-2016, o duas vezes medalhista de bronze naquela oportunidade Sérgio Oliva deu lugar a Rodolpho Riskalla.

PUBLICIDADE

Paralimpíadas de Tóquio 2020: Confira o quadro de medalhas completo

Proporcionalmente, por ter poucos competidores, a delegação se apresentou neste ano por três vezes, sendo duas com Riskalla e somente uma com Oliva. Até então, as melhores campanhas tinham sido quatro terceiros lugares: dois há cinco anos, no Brasil, e os outros dois nas Paralimpíadas de Pequim, em 2008.

PUBLICIDADE

Mas a história mudou com o competidor de 36 anos que participou pela segunda vez consecutiva dos Jogos e fez história no esporte. Ele disputou a medalha na prova do adestramento que avalia a sintonia do atleta com o seu cavalo e terminou na segunda posição.

Riskalla dividiu o pódio da modalidade com duas mulheres — as disputas acontecem de maneira mista — e garantiu sua prata ao fazer 74.659 com seu cavalo Don Henrico. Foi a melhor campanha do Brasil em Paralimpíadas, enquanto Sérgio Oliva terminou em décimo na sua tentativa.

Por ter ficado entre os três do adestramento, Rodolpho foi à final do individual estilo livre, mas desta vez ocupou apenas o quinto lugar, com nota de 73.895.

Leia mais:

PUBLICIDADE