Home Futebol Como a chegada de Neymar ao PSG impactou os números do futebol francês

Como a chegada de Neymar ao PSG impactou os números do futebol francês

Neymar foi contratado pelo PSG em 2017 e, segundo dirigente da Ligue 1, mudou o patamar do campeonato nacional

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

Desde os tempos de Santos, Neymar sempre atrai a atenção dos torcedores e isso tem se tornado cada vez mais evidente no mercado do futebol. E o impacto é considerado positivo, com alcance global dentro e fora das quatro linhas.

PUBLICIDADE

A chegada de Neymar ao Paris Saint-Germain, em 2017, é um exemplo. Segundo dados da Liga de Futebol Profissional da França, a contratação do brasileiro pelo PSG resultou na mudança de patamar do Campeonato Francês.

De acordo com Yoann Godin, diretor de desenvolvimento internacional da Ligue 1, a competição ampliou contratos de direitos de transmissão pelo mundo e ainda gerou uma verdadeira explosão de novos seguidores do Campeonato Francês nas redes sociais.

PUBLICIDADE

“Na verdade, a Ligue 1 experimentou um forte crescimento nas mídias sociais no verão de 2017. Agosto de 2017 foi o melhor mês para o crescimento digital da Ligue 1 até janeiro de 2019 (desde então acelerou)”, disse o dirigente em declarações divulgadas pela assessoria de imprensa de Neymar.

“O Brasil é agora a segunda maior comunidade internacional de fãs da Ligue 1, depois da China”, continuou Godin.

Direitos de transmissão

A chegada de Neymar à França, além de trazer um benefício ao próprio PSG, também significou um ganho aos outros clubes, em marketing e visibilidade, com possibilidade de ampliação de seus faturamentos.

PUBLICIDADE

“O maior impacto na receita foi experimentado por meio de nosso acordo de transmissão nacional e do crescimento da audiência nacional e internacional. Todos os clubes também experimentaram estádios lotados quando jogaram contra o PSG de Neymar. Também acreditamos que a chegada de Neymar foi benéfica para a imagem da Ligue 1 em geral e nos ajudou aumentar as receitas de forma mais indireta”, acrescentou o diretor.

Na temporada passada (2020/21), a Ligue 1 foi transmitida por 55 emissoras em 219 países. Godin afirma que novos acordos de transmissão estão sendo finalizados e esse número deve aumentar para atual temporada (2021/22).

“O maior público fora da França vem da China e da África Subsaariana. 180 milhões de espectadores únicos assistiram à Ligue 1 na China na última temporada”, exemplificou.

Novos mercados

PUBLICIDADE

Nos últimos anos, empresas de consultoria também destacaram o crescimento comercial do PSG atrelado à contratação de Neymar. O interesse dos fãs pelo atleta fora da França vai de encontro ao impacto notado pela direção da Liga Francesa.

“Quando ele ingressou no PSG, nosso público internacional cresceu dramaticamente em alguns territórios como a China”, disse Yoann Godin, que completou.

“Neymar sendo um dos maiores talentos brasileiros da história do país, seu impacto foi obviamente diferente. Principalmente porque ele é um ícone global e sua popularidade vai muito além do Brasil. Até porque Neymar adotou os padrões de comunicação atuais, principalmente nas redes sociais, o que obviamente não era possível para grandes estrelas como Ronaldinho ou Raí”.

Para os próximos anos, Godin acredita que mesmo com a Premier League (Inglaterra) e a La Liga (Espanha) ainda em destaque, a Ligue 1 está cada vez mais forte no cenário do futebol mundial, reunindo jogadores talentosos em um país duas vezes campeão do mundo.

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

E agora? Daniel Alves rescinde com o São Paulo; veja para onde ele deve ir

CBF remarca jogos de Flamengo e Atlético-MG no Brasileirão, mas clube se irrita

Grêmio: Política de contratações faz com que o clube tenha uma das melhores relações receitas x despesas dos clubes brasileiros

Clássico na Série B, Premier League, LaLiga e muito mais: agenda de jogos de hoje (17)

PUBLICIDADE