Home Futebol Cristiano Ronaldo decide, bate recorde e Portugal vira contra a Irlanda

Cristiano Ronaldo decide, bate recorde e Portugal vira contra a Irlanda

Cristiano Ronaldo fez história ao conseguir bater recorde de artilharia no futebol de seleções com dois gols para dar vitória à Portugal contra a Irlanda

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
Portugal Portugal 2-1 Ireland Irlanda
Eliminatórias da Copa 2022 (Europa)
4ª Rodada

Com recorde histórico de Cristiano Ronaldo, a seleção de Portugal buscou no fim a vitória contra a Irlanda nesta quarta-feira (1) por 2 a 1, em jogo disputado no Estádio Algarve.

PUBLICIDADE

Portugal tentou dominar o primeiro tempo e quase abriu o placar com pênalti de Cristiano Ronaldo, mas o goleiro irlandês Gavin Bazunu estava inspirado e defendeu o penal. O lance deu confiança para os irlandeses agredirem mais e saírem para o intervalo com vantagem no gol de John Egan.

No segundo tempo, Portugal se lançou todo para o ataque mas não conseguia encontrar precisão nas finalizações. A Irlanda conseguiu segurar a vitória até aos 45 do segundo tempo quando Cristiano Ronaldo apareceu e empatou o jogo, marcando seu 110º pela seleção de Portugal.

PUBLICIDADE

Como se não bastasse o gol de empate, CR7 buscou a virada aos 51 minutos do segundo tempo em mais uma cabeçada após cruzamento perfeito, dando a improvável vitória aos portugueses.

Com a vitória, Portugal chegou a 10 gols em quatro jogos nas Eliminatórias. Sérvia (7), Luxemburgo (6), Irlanda (0) e Azerbaijão (0) completam o ranking do grupo.

Na próxima rodada das Eliminatórias da Copa, Portugal enfrentará o Azerbaijão no dia 7 de setembro. Antes, os portugueses enfrentarão o Catar em amistoso internacional neste sábado (4). A Irlanda jogará contra Azerbaijão (04/09) e Sérvia (07/09) nas próximas rodadas.

 

PUBLICIDADE

Primeiro tempo

A seleção portuguesa cumpriu as expectativas de tomar as iniciativas do jogo diante de uma Irlanda defensiva com uma linha de cinco defensores marcando dentro do próprio campo.

Na primeira chance real de gol, Portugal conseguiu um pênalti depois que a bola bateu nas mão de Hendrick dentro da grande área logo após derrubar Fernandes. O VAR paralisou o jogo por cinco minutos para detectar se houve pênalti no lance mas confirmou logo em seguida.

Cristiano Ronaldo se preparou para cobrar o que seria seu gol 110 pelo futebol de seleções, um recorde histórico. Porém, CR7 foi surpreendido pelo goleiro Gavin Okeroghene Bazunu que se posicionou muito bem e impediu o feito histórico.

Portugal tentou novamente uma pressão considerável em cima dos adversários, mas a Irlanda demonstrava maior confiança depois do pênalti perdido de CR7, explorando principalmente os cruzamentos.

PUBLICIDADE

Aos 26′, Diogo Jota começava a se destacar pela seleção portuguesa ao colecionar as melhores chances. Na primeira tentativa acertou a trave no cruzamento de João Cancelo.

Mas foi a Irlanda que abriu o placar aos 45′. No escanteio de McGrrath pelo lado esquerdo, Egan (jogador do Sheffield United) subiu no “quarto andar” e abriu o placar a favor dos irlandeses em pleno Estadio Algarve.

 

Segundo tempo

Portugal tentou ser ainda mais ofensivo no segundo tempo e colocou-se todo no campo de ataque, empurrando a Irlanda para seu próprio campo.

PUBLICIDADE

Em pressão inicial, foram três escanteios consecutivos. André Silva cabeceou e Idah bloqueou a conclusão. Na segunda, Duffy se antecipou à Guerreiro pela esquerda. Na última chance, Cancelo bateu em cima da zaga irlandesa que tirou o perigo.

A Irlanda quase ampliou o placar no cruzamento de Egan buscando Connolly dentro da área que, mesmo pressionado, acertou um voleio que só não entrou porque foi bloqueado por Cristiano Ronaldo.

Os portugueses voltaram a se colocar no campo de ataque mas não conseguia construir chances reais de gol com muitos cruzamentos sem perigo, falhas nas conclusões e levantamentos com força exagerada.

Uma das chances de maior perigo ocorreu aos 29′ quando Bernardo Silva criou espaço pelo lado direito da área mas isolou completamente na conclusão da jogada.

PUBLICIDADE

No final do jogo, CR7 teve oportunidade com falta na entrada da área, mas o goleiro Gavin Bazunu venceu o segundo duelo individual contra o artilheiro português e espalmou com uma defesa espetacular.

Mas CR7 não desistiu e o artilheiro marcou logo em seguida. Aproveitando cruzamento de Gonçalo Manuel na cobrança de escanteio, fez a infiltração na área e cabeceou com perfeição aos 44 do segundo tempo.

Só que o empate não era suficiente. Aos 52 minutos do segundo tempo, João Mário fez o cruzamento vindo pela direita e Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro virou o jogo a favor da seleção de Portugal no último lance do jogo.

 

PUBLICIDADE

FICHA TÉCNICA
PORTUGAL 2-1 IRLANDA

Data: 01/09/2021, 15:45
Estádio: Estadio Algarve
Árbitro: Matej Jug (Eslovênia)

Gols: 1T 45′ Egan (Irlanda); 2T 44′ Cristiano Ronaldo (Portugal); 2T 52′ Cristiano Ronaldo (Portugal)

Substituições – Portugal: André Silva (R.Silva); João Mário (B.Fernandes); Nuno Mendes (R.Guerreiro); João Moutinho (J.Palinha); Gonçalo Guedes (J.Cancelo)

PUBLICIDADE

Substituições – Irlanda:  Omobamidele (O’Shea); James McClean (Connolly); Molumby (McGrath); Collins (Idah)

Portugal (4-3-3): Rui Patrício; Joao Cancelo, Pepe, Ruben Dias, Raphael Guerreiro; Bruno Fernandes, Joao Palhinha, Bernardo Silva; Rafa, Cristiano Ronaldo (c), Diogo Jota. Técnico: Fernando Santos

Irlanda (3-5-2): Gavin Bazunu; Shane Duffy, Dara O’Shea, John Egan; Seamus Coleman (c), Jeff Hendrick, Josh Cullen, Jamie McGrath, Matt Doherty; Aaron Connolly, Adam Idah. Técnico: Stephen Kenny

LEIA TAMBÉM

Brasileirão: Palmeiras x Flamengo terá transmissão da Globo; veja primeiros jogos exibidos no returno

PUBLICIDADE

Hulk aponta clube que pode disputar título do Brasileirão com Atlético-MG, Palmeiras e Flamengo: “Está tudo em aberto”

Brasileirão: Veja TODAS as contratações dos clubes da Série A nesta janela

Brasileirão: Quanto os novos reforços da Série A custam no Cartola FC?

Corinthians ganha reforços, mas não se aproxima dos times mais valiosos do Brasileirão; veja lista

PUBLICIDADE

Mercado da bola nacional: 15 contratações que ninguém imaginava

Léo Baptistão, Dudu, Willian, Calleri e mais: Os reforços dos quatro grandes paulistas na janela de transferências

Diego Costa, Willian e mais: veja 12 nomes que vieram da Europa para jogar no Brasil

15 jogadores que disputaram a última Copa do Mundo estão no Brasileirão; veja a lista

PUBLICIDADE