Home Futebol Diego Alves ou Weverton? Flamengo e Palmeiras se enfrentam na final da Libertadores, descubra o goleiro com melhores números

Diego Alves ou Weverton? Flamengo e Palmeiras se enfrentam na final da Libertadores, descubra o goleiro com melhores números

Goleiros titulares de Fla e Verdão farão duelo à parte na decisão do torneio continental em 2021; confira suas estatísticas da temporada

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Quando falamos dos bons elencos de Flamengo e Palmeiras, nem sempre os goleiros são mencionados. Pelo menos não tanto quanto as estrelas de linha. Definida, porém, a final da Copa Libertadores 2021 entre os cariocas e os paulistas, é impossível não dar maior destaque a estes jogadores.

PUBLICIDADE

Primeiro porque, em qualquer final, os goleiros estão entre os protagonistas, especialmente quando a decisão vai aos pênaltis. Depois, é necessário falar deles pelas suas excelentes temporadas, com números impactantes, principalmente pela competição continental.

Assim, no clima competitivo da final da Libertadores, fazemos um Flamengo x Palmeiras à parte, comparando os números, as atuações e os desempenhos de Weverton e Diego Alves no ano. Quem você acha que jogou mais até aqui? E quem pode brilhar em Montevidéu.

PUBLICIDADE

A regularidade de Weverton, os milagres de Diego Alves

Toda análise estatística de goleiros tem, automaticamente, um porém. Um jogador da posição, afinal, só joga tão bem quanto seu sistema defensivo permite. Ainda assim, a partir de alguns dados-chave, é possível isolar um pouco o desempenho dos arqueiros, no mínimo para traçar um “perfil” de suas atuações.

Weverton, por exemplo, é bastante regular. Aos 33 anos, o camisa 21 do Verdão tem um estilo mais atlético que seu par do Fla. Ele, por exemplo, tem uma média de 0,3 saídas do gol (para intervir em um lance fora da área) por partida na Libertadores, contra 0 de Diego.

A regularidade, por sua vez, pode ser observada nas suas defesas. Novamente dentro da tiragem da Libertadores, o palmeirense tem distribuídas quase em 50% suas intervenções em chutes dentro (17) e fora da área (14). Sua eficiência nas defesas, assim, é alta, pegando 86% dos disparos contra sua meta.

Diego Alves, por sua vez, se destaca mais pelas defesas difíceis na competição continental. Das 24 bolas que defendeu, 18 foram dentro da área, contra 6 fora dela. O perfil do camisa 1 flamenguista pode ser melhor observado pela eficiência das defesas, um pouco menor que seu par alviverde, na casa dos 80%.

PUBLICIDADE

Fala-se em perfil dos goleiros de Flamengo e Palmeiras porque seu impacto é, praticamente, o mesmo, ainda que o titular palmeirense saia em ligeira vantagem. Na Libertadores, Diego sofreu 6 gols em 10 jogos, contra 5 em 11 de Weverton.

A diferença é maior no número de partidas sem sofrer gols, que no caso são 7 para o arqueiro do Verdão e 4 para o do Fla. No total das partidas do ano, no entanto, ambos tiveram 16 “clean sheets”.Nesta amostragem, inclusive, Diego Alves consegue igualar a disputa, com base na média de gols sofridos. A do flamenguista é de 0,83, enquanto do palmeirense é de 0,91.

O equilíbrio na comparação é real. Além dos números, os goleiros tiveram desempenhos similares na temporada, inclusive em uma coincidência bacana. Ambos tivem seus maioresnúmeros de defesas da competição m suas respectivas partidas de ida das oitavas de final.

Diego Alves fez 7 contra o Defensa y Justicia, enquanto Weverton fez 6 diante do Universidad Católica-CHI. Em compensação, o recorde do palmeirense na história da competição é de 10 defesas, feitas contra o River Plate, na volta das semis de 2020, contra 8 intervenções do flamenguista em 2019, diante do San José-BOL.

PUBLICIDADE

Para concluir, cada um dos goleiros de Flamengo e Palmeiras tem um “mérito” para levar para a decisão. A do camisa 21 do Verdão é de ser parte da seleção brasileira, e possivelmente um jogador da Copa do Mundo de 2022. A do titular do Mengão é ser um dos maiores pegadores de pênalti da história do futebol como ele nos lembrou muito bem na decisão da Supercopa do Brasil deste ano.

Números de Diego Alves e Weverton por Palmeiras e Flamengo

O desempenho de Diego Alves em 2021

  • Jogos: 37
  • Gols sofridos: 31
  • Jogos sem sofrer gols: 16
  • Defesas *: 24
  • Aproveitamento de defesas*: 80%

Os números de Weverton em 2021

  • Jogos: 35
  • Gols sofridos: 32
  • Jogos sem sofrer gols: 16
  • Defesas *: 31
  • Aproveitamento de defesas*: 86%

*Números somente da Libertadores 2021 – dados do SofaScore

 

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Palmeiras x Flamengo: Quem tem a folha salarial maior?

Dupla ‘malvada’: Bruno Henrique e Gabigol fizeram metade dos gols do Flamengo nos últimos 3 anos de Libertadores

Marcos x Weverton: compare os números dos goleiros pelo Palmeiras na Libertadores

Decisão de gigantes! Flamengo e Palmeiras chegam à final com marcas históricas pela Libertadores

PUBLICIDADE

eFootball 2022 é o jogo com pior nota na história da Steam; saiba quanto

Bolsonaro faz revelação sobre time do coração em BH e surpreende

Neto indica três treinadores para substituir Tite na seleção e dispara: ‘Você não merece estar aí’

Lugano surpreende e diz se Palmeiras ou Flamengo podem vencer o Chelsea no Mundial de Clubes

PUBLICIDADE