Home DESTAQUE Marcos x Weverton: compare os números dos goleiros pelo Palmeiras na Libertadores

Marcos x Weverton: compare os números dos goleiros pelo Palmeiras na Libertadores

Atual goleiro do Verdão vai igualar o ídolo da torcida no número de finais disputadas na competição continental; confira e compare seus desempenhos no torneio

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

O Palmeiras é um dos clubes brasileiros que têm uma das melhores relações com seus goleiros. Além de uma tradição na formação de atletas da posição, o Verdão tem, nos jogadores que atuavam debaixo das traves, alguns de seus maiores ídolos, como Marcos, Leão, Valdir de Moraes, Oberdan Catani, entre outros.

PUBLICIDADE

Ao que tudo indica, a equipe alviverde está no caminho de ter mais um membro neste seleto grupo. Estamos falando, claro, de Weverton, atual titular do Palmeiras, que fez história ao alcançar mais uma final da Copa Libertadores, a grande “obsessão” do clube, em 2021.

Além do ato isolado por si só, de chegar em uma decisão da maior competição da América, o goleiro do Verdão igualou a marca de dois dos maiores ídolos da história do time, Marcos e Valdir de Moraes. Assim como as lendas alviverdes, o camisa 21 chegou em sua segunda final.

PUBLICIDADE

Entrando em campo no dia 27 de novembro, no estádio Centenário, em Montevidéu, Weverton também igualará outra marca de “Marcão”, a de disputar duas finais consecutivas da Libertadores pelo Palmeiras. O goleiro do Penta esteve nas finalíssimas de 1999, vencida diante do América de Cali-COL, e de 2000, perdida para o Boca Juniors.

O recorde alcançado pelo atual goleiro do Verdão impressiona, mas também suscita um debate interessante, ou melhor, uma comparação, com antigo arqueiro alviverde.

Weverton, por exemplo, chegou à segunda final da Libertadores com o Palmeiras com duas edições disputadas a menos que Marcos que, por sua vez, alcançou a decisão dupla mais rapidamente, justamente em suas duas primeiras participações no torneio. Fora o número igual de finais, os goleiros também têm a mesma quantidade de semifinais disputadas, com três, e, ao menos por enquanto, de títulos, com um cada.

No desempenho dentro das competições, no entanto, os goleiros são bastante diferentes. Ainda que pesem as edições de 2005 e 2006 —  anos em que o Verdão tinha um elenco bem mais fraco do que nos demais anos aqui computados — para os números de Marcão, as estatísticas são bem mais favoráveis à Weverton.

PUBLICIDADE

O camisa 21, por exemplo, tem maior aproveitamento de vitórias (70%), menor média de gols sofridos por partida (0,52) e de jogos sem sofrer gols, os famosos “clean sheets” (62,5%), do que o antigo camisa 12 (48%, 1,21 e 30%, respectivamente).

Mas Marcos tem um grande mérito sobre Weverton pelo Palmeiras na Libertadores. Sobre qualquer outro goleiro na história da competição, na verdade. O campeão da edição de 1999 é, simplesmente, o maior pegador de pênaltis de todos os tempos do torneio.

O “Santo” defendeu 11 cobranças em seis edições, com destaque para a campanha do título de 1999, quando foi protagonista de duas disputas por penalidades, nas quartas, contra o Corinthians, e na finalíssima. O atual goleiro do Verdão, por sua vez, defendeu um só disparo, em 2019, no jogo de ida das oitavas de 2019, no empate em 2 a 2 com o Godoy Cruz, da Argentina.

Mesmo com todos os números, é difícil dizer que é ou foi melhor. Marcos teve participações brilhantes nas edições de 1999 e 2000, assim como Weverton vem mantendo uma regularidade impressionante desde a primeira edição disputada, em 2018. Um possível título de 2021, porém, pode “desequilibrar” a balança. Difícil discutir com taças, não é mesmo?

PUBLICIDADE

Marcos e Weverton: números pelo Palmeiras na Libertadores

Números de Weverton pelo Palmeiras na Libertadores

  • Jogos: 40
  • Vitórias: 28
  • Empates: 7
  • Derrotas: 7
  • Gols sofridos: 21
  • Jogos sem sofrer gols: 25
  • Edições: 4 (2018, 2019, 2020, 2021)
  • Finais: 2*
  • Semifinais: 3
  • Títulos: 1

*A segunda final será disputada no dia 27 de novembro; salvo lesão, Weverton deve jogar a partida pelo Palmeiras

Números de Marcos pelo Palmeiras na Libertadores

  • Jogos: 56
  • Vitórias: 27
  • Empates: 16
  • Derrotas: 14
  • Gols sofridos: 68
  • Jogos sem sofrer gols: 17
  • Edições: 6 (1999, 2000, 2001, 2005, 2006, 2009)
  • Finais: 2
  • Semifinais: 3
  • Títulos: 1

 

LEIA TAMBÉM

Palmeiras segue fazendo história e amplia sequência invicta como visitante na Libertadores

PUBLICIDADE

Confira os técnicos com mais finais de Libertadores por clubes brasileiros na história

Titular da seleção brasileira? Neto vê apenas um goleiro no mundo à frente de Weverton, do Palmeiras

Qual a altitude de Guayaquil, cidade do Barcelona, adversário do Flamengo na Libertadores?

Comentarista diz que gol do Palmeiras na Libertadores foi irregular: ‘falha do Deyverson, do árbitro em campo e do VAR’

PUBLICIDADE

Por unanimidade, Rogério Caboclo é suspenso até 2023 por assédio

Em rede social, Hulk desabafa e manda recado para torcida do Atlético-MG

Humorista liga para clube português e pede para levarem Abel Ferreira