Home Mercado da Bola Ex-atacante de Botafogo e Cruzeiro é o novo técnico da Portuguesa

Ex-atacante de Botafogo e Cruzeiro é o novo técnico da Portuguesa

Alex Alves assinou contrato com à Lusa até o fim da atual temporada

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

A Portuguesa de Desportos anunciou a contratação de Alex Alves como novo técnico da equipe para o restante da Copa Paulista. Livre no mercado desde maio, quando pediu demissão do Atibaia, o treinador assinou até o fim da atual temporada.

PUBLICIDADE

Sem técnico desde quando demitiu Fernando Marchiori, há uma semana, a Portuguesa, já cogitava a contratação de Alex Alves. O nome do treinador foi sugerido por dirigentes, que auxiliam o presidente Antônio Carlos Castanheira, devido à sua identificação com o clube.

Aos 46 anos, Alex Alves retorna à Portuguesa, clube que defendeu como jogador em duas oportunidades, no começo dos anos 2000. Considerado um dos ídolos recentes da história da Lusa, ele disputou 72 partidas e marcou 32 gols.

PUBLICIDADE

A opção pelo comandante tem que ser um tiro certeiro dos dirigentes. Afinal, a Portuguesa foi eliminada precocemente de duas importantes competições: Série D do Campeonato Brasileiro e da Série A2 do Campeonato Paulista.

Dessa forma, Alex Alves tem a missão de conduzir o time ao título da Copa Paulista visando conquistar classificação para a Série D do Brasileirão de 2022. A estreia do treinador deve acontecer na próxima terça-feira, dia 28, às 15h, fora de casa.

A carreira de Alex Alves

Nascido em Barbosa Ferraz, no Paraná, Alexandro Alves Ferreira foi revelado pela Juventus-SP. Posteriormente, passou por Bahia, Portuguesa, Cruzeiro, Botafogo, Denizlispor-TUR, Juventude, Mirassol, Brasiliense e Madureira.

Em 2003, o atacante, que se destacava pela habilidade e velocidade, integrou o elenco do Cruzeiro que venceu a Tríplice Coroa: o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro. No entanto, disputou 10 partidas e fez um gol com a camisa celeste.

PUBLICIDADE

Alex Alves, por outro lado, viveu o melhor momento da carreira atuando no futebol carioca. Ele defendeu o Botafogo entre 2004 e 2005. Nesse ínterim, defendeu o clube em 57 oportunidades e anotou 30 gols.

Em 2016, iniciou a carreira de treinador comandando o time sub-17 da Portuguesa. Posteriormente, fez trabalhos longevos no Nacional e Portuguesa. E também acumula passagens por Cascavel e Atibaia.

Relembre momentos da carreira de Alex Alves

LEIA MAIS: 

Destaque da base, jogador de 16 anos assina primeiro contrato profissional com o Vasco 

E o Hudson? Volante tem futuro indefinido no Fluminense; conversa por renovação estão paradas 

Felipe Conceição admite sondagem, mas descarta o Náutico: “vou honrar o compromisso com o Remo”