Home Mercado da Bola Destaque da base, jogador de 16 anos assina primeiro contrato profissional com o Vasco

Destaque da base, jogador de 16 anos assina primeiro contrato profissional com o Vasco

Guga Maia é uma das apostas do clube de São Januário para o futuro

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Depois de acertar as renovações do zagueiro Zé Vítor e do atacante Gabriel Silva, o Vasco assinou o primeiro vínculo profissional com mais um jogador da base: Guga Maia. O Torcedores com apurou que o contrato do meio-campista vai até setembro de 2025.

PUBLICIDADE

Vale destacar que, desde que ingressou nas categorias de base do Vasco, Guga Maia ganhou enorme protagonismo. Afinal, o meio-campista tem o costume de atuar em categorias acima de sua idade.

Na temporada passada, por exemplo, Guga Maia passou a integrar a categoria sub-17 mesmo com apenas 15 anos. Além disso, exerce praticamente todas as funções no meio-campo, inclusive, a de “camisa 10” que o Vasco tanto procurava até a chegada de Nenê.

PUBLICIDADE

Ainda segundo apurou a reportagem, o contrato do atleta possui uma cláusula no valor de 50 milhões de euros (R$ 311,2 milhões, pela cotação atual). A multa alta foi estipulada em comum acordo a fim de evitar o assédio de clubes europeus.

A equipe sub-17 do Vasco vem acumulando bons resultados nas competições de base. O clube ainda busca o primeiro título na temporada. Afinal, foi superado por Flamengo e Fluminense nas finais do Campeonato Brasileiro e da Copa Rio.

Por fim, cabe ressaltar que o time sub-17 é o terceiro colocado do Campeonato Carioca. Com 13 pontos, o Vasco ocupa a terceira colocação. O Flamengo é o líder com 18, enquanto o Fluminense está na segunda posição com 13.

A temporada de Guga Maia

Gustavo Maia de Souza, o Guga, está no Vasco desde 2014. Desde então, ele teve destaque por várias categorias inferiores. O meio-campista, inclusive, está no radar do técnico Guilherme Dalla Déa visando futuras convocações para a seleção brasileira sub-17.

PUBLICIDADE

Nesta temporada, por exemplo, Guga Maia disputou cinco partidas oficiais pelo Vasco sendo uma no Campeonato Brasileiro e quatro no Campeonato Carioca. Nesse ínterim, acumulo 108 minutos em campo com a camisa cruzmaltina. 

LEIA MAIS:

E o Hudson? Volante tem futuro indefinido no Fluminense; conversa por renovação estão paradas 

Felipe Conceição admite sondagem, mas descarta o Náutico: “vou honrar o compromisso com o Remo” 

Vasco renova contrato de atacante do sub-17 e jogador pode reforçar o time principal em 2022