Grêmio segura ataque do Flamengo e vence fora de casa no Brasileirão
Grêmio conseguiu segurar pressão do Flamengo e se organizou defensivamente para levar uma vitória do Maracanã; Borja foi o autor do gol
Lucas Uebel / Grêmio
Flamengo0-1
Grêmio Brasileirão 2021 - 21ª Rodada
Em jogo muito disputado no Maracanã, o Grêmio conseguiu segurar o Flamengo no Maracanã e venceu por 1 a 0 na 21ª rodada do Brasileirão.
O Flamengo permaneceu com a posse durante boa parte do jogo, mas esbarrou em diversas dificuldades diante de um Grêmio muito bem organizado defensivamente.
Em rara oportunidade, Borja foi oportunista e marcou o gol da vitória nos acréscimos do primeiro tempo, com liberdade total para finalizar na área.
Borja poderia ter marcado o segundo nos acréscimos do segundo tempo em cobrança de pênalti mas Diego Alves defendeu. O Flamengo não conseguiu aproveitar os minutos restantes.
Com a vitória, o Grêmio saltou para 22 pontos e poderá deixar a zona de rebaixamento na próxima rodada. O Flamengo seguiu estacionado com 34 pontos e viu Palmeiras (38) e Atlético-MG (45) se distanciarem na tabela.
Primeiro tempo
O Flamengo começou o jogo ameaçando com Vitinho fazendo jogada pela esquerda e parando com falta. Andreas cobrou na segunda trave mas a bola saiu pela linha de fundo.
Em seguida, o Grêmio rodou a bola até Vanderson cruzar pela direita e a bola desviar em Renê e Rodrigo Caio. No escanteio, a bola sobrou para Villasanti fora da área, mas Rodrigo Caio afastou de vez.
Aos 9′, Gabigol tabelou com Everton Ribeiro e a bola desviou no camisa 7. Gabriel Barbosa teve condições de finalizar mas furou no momento do chute.
O Grêmio acumulou mais chances a partir dos 14′ com Ferreira recebendo pela esquerda e atraindo a marcação, mas a bola desviou em Arão. Vanderson bateu na primeira trave e Vitinho tirou de cabeça.
Depois de ficar travado, o Grêmio conseguiu arrancar em contra-ataque pela esquerda e Ferreira cruzou rasteiro na área. Borja ajeitou para Villasanti pegar de primeira mas Diego Alves defendeu.
O rubro-negro voltou a chegar aos 32′ com a bola sobrando para Everton Ribeiro na entrada da área após bate-rebate na marcação. O chute saiu por cima do gol.
Aos 37′, Vitinho recebeu pelo lado esquerdo e jogou a bola na área, mas Chapecó desviou para escanteio. Na cobrança, Léo Pereira cabeceou firme e exigiu boa defesa do goleiro.
Na chance final do primeiro tempo, Ferreira cruzou da esquerda e achou Borja livre na área. O atacante colombiano não desperdiçou e cabeceou firme no canto esquerdo.
Segundo tempo
No segundo tempo, o Flamengo tentou voltar com maior pressão diante do Grêmio, mas encontrou dificuldades em encontrar espaços diante da defesa gremista.
Além disso, o Grêmio teve que jogar com outro goleiro no segundo tempo pois Gabriel Chapecó sentiu mal estar e Brenno teve que entrar em ação.
Foram diversas faltas no meio-campo e o jogo ficou ainda mais travado que no primeiro tempo. Gabigol tentou lançar Michael aos 17′ na tabelinha mas a finalização saiu longe do gol.
Em 30 minutos de segundo tempo, o rubro-negro conseguiu apenas uma finalização, enquanto o Grêmio conseguia segurar a defesa adversária sem oferecer perigo também.
O lance mais decisivo ocorreu aos 50 minutos quando o VAR recomendou e o árbitro assinalou pênalti a favor do Grêmio em toque de mão de Léo Pereira dentro da área.
Borja cobrou no canto direito para definir o placar final, mas Diego Alves defendeu e conseguiu dar ao Flamengo mais chances de empatar a partida. Porém, o rubro-negro não conseguiu oportunidades e saiu de campo derrotado.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 0-1 GRÊMIO
Data: 19/06/2021, 20:30
Estádio: Maracanã
Árbitro: Marielson Alves Silva
Gols: 1T 50′ Borja (Grêmio)
Substituições – Flamengo: Pedro (Vitinho); Bruno Henrique (Everton Ribeiro0; Matheuzinho (Isla); Kenedy (Michael); Thiago Maia (A.Pereira)
Substituições – Grêmio: Brenno (Chapecó); Cortez (Rafinha); Sarará (L.Silva); Léo Pereira (Ferreira); Diogo Barbosa (Alisson)
Flamengo (4-2-3-1): Diego Alves; Isla, Rodrigo Caio, Léo Pereira, Renê; Andreas Pereira, Willian Arão; Everton Ribeiro, Vitinho, Michael; Gabriel. Técnico: Renato Gaúcho
Grêmio (4-4-2): Gabriel Chapecó; Vanderson, Ruan, Rodrigues, Rafinha; Thiago Santos, Lucas Silva; Alisson, Matheus Villasanti, Ferreira; Borja. Técnico: Felipão
LEIA TAMBÉM
Saída de Caboclo da CBF pode impulsionar troca de Tite por Renato Gaúcho
David Luiz recusou Real Madrid, Benfica e outros 5 times da Europa antes de fechar com o Flamengo
Presidente do Flamengo abre o jogo sobre Daniel Alves e esquenta rumores
Flamengo enche o cofre com classificação na Copa do Brasil; veja premiação
Marcos Braz projeta possível jogo de estreia de David Luiz no Flamengo
Representante de Daniel Alves se pronuncia sobre possível acordo com novo clube
Flamengo prevê faturamento recorde e superávit de mais de R$ 130 milhões em 2021; veja números

