Home Extra O que acontecerá com Brasil x Argentina após suspensão da partida?

O que acontecerá com Brasil x Argentina após suspensão da partida?

Partida entre Brasil x Argentina foi suspensa aos quatro minutos de jogo pela polêmica envolvendo Anvisa e jogadores argentinos

Por Victor Martins em 05/09/2021 19:23 - Atualizado há 3 meses

Brasil x Argentina Eliminatórias

O Brasil x Argentina deste domingo (5), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, foi interrompido com apenas quatro minutos de jogo por causa da confusão envolvendo a presença ou não de quatro jogadores argentinos (Romero, Buendia, Emiliano Martínez e Lo Celso) que descumpriram protocolos de segurança sanitária, segundo a Anvisa, e que deveriam ter sido deportados.

O jogo foi paralisado quando agentes da Anvisa entraram no gramado na Neo Química Arena pedindo pela saída dos jogadores, que não avisaram à Anvisa que passaram pela Inglaterra antes de vir ao Brasil e, que, pelas regras vigentes, não deveriam estar no Brasil. Depois de minutos de confusão, os atletas da Albiceleste deixaram o gramado e não retornaram em protesto.

Agora, o destino de Brasil x Argentina irá parar nas mãos da Fifa, que poderá deliberar sobre o futuro da partida e até a chance de punição aos envolvidos pelo ato, que pode até envolver eliminação da Copa do Mundo.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ6N2FMeldIZSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

O que pode acontecer?

Brasil x Argentina será analisado pela Fifa, através de suas comissões disciplinares. Uma das possíveis orientações poderá ser a retomada do jogo a partir do momento em que este foi interrompido. Para isso, a entidade máxima do futebol deverá apontar uma nova data para a continuação da partida.

A posição argentina sobre o caso será avaliada pela retirada de campo. Se a Fifa entender que a explicação dos albicelestes não indica um ‘motivo de força maior’ pelo abandono de campo (isto é, não indicar que houve motivos considerados ‘plausíveis’ para que o time tivesse que não jogar), o caso irá a julgamento e punições fortes podem chegar.

Caso a Fifa entenda a culpabilidade dos argentinos pelo abandono, Brasil x Argentina terminará com W.O. a favor dos brasileiros e os pontos revertidos a estes, além do pagamento de multa de 10 mil francos suíços. Se o entendimento for para penas mais duras, a Argentina poderia até mesmo a eliminação da Copa, portanto sendo expulsa das Eliminatórias.

‘Precedente’ teve Brasil envolvido em 1989

Um caso famoso envolveu o Brasil, mas por motivos diferentes dos deste jogo de domingo. Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1990 (jogo disputado em 1989), Brasil x Chile jogaram no Maracanã e, durante a partida (até então vencida pelos brasileiros por 1 a 0), um sinalizador foi atirado ao gramado na direção da área chilena.

Roberto Rojas, então goleiro do time chileno (e que defendia o São Paulo), simulou ter sido atingido pelo foguete, atirado por Rosinery Mello (chamada de ‘Fogueteira do Maracanã pelo incidente e falecida em 2011). A seleção chilena deixou o campo em protesto contra a alegada agressão e o jogo foi encerrado prematuramente.

A Fifa investigou o caso e, quando a farsa fora descoberta, o Brasil ganhou os pontos da partida (W.O.) e o Chile acabou banido das Eliminatórias da Copa de 1994 pelo ato, assim como Rojas, que foi banido do futebol (embora tenha trabalhado como treinador, comandando o São Paulo em 2003).

LEIA TAMBÉM

Messi desabafa com Neymar e critica ação da Anvisa em Brasil x Argentina: “Faz três dias que estamos aqui

Weverton marca golaço em rachão do Brasil após suspensão do jogo contra Argentina; assista

Presidente da CBF detona Anvisa em decisão de Brasil x Argentina: “Lamentável”

Após Messi, PSG mira novo reforço para fechar elenco galáctico

Galvão dispara contra polêmica em Brasil x Argentina: “Vergonha mundial”

Times da Série A chegam a 27 trocas de técnicos na temporada; veja lista

Banco planeja injetar bolada no Flamengo, mas pede algo importante em troca

Fifa dá avanço importante para viabilizar Copa do Mundo de dois em dois anos

Exit mobile version