Home Futebol Ainda lutando por igualdade, jogadores africanos se destacam no começo da temporada europeia

Ainda lutando por igualdade, jogadores africanos se destacam no começo da temporada europeia

Atletas do continente africano ganham destaque nas principais ligas europeias

Guilherme Lopes
Jornalismo, apaixonado pelas estatísticas do bom jogo. Vivo e penso sobre futebol o dia todo.

Um debate ainda muito pertinente no futebol e na sociedade, que nunca parece chegar perto do fim, estamos falando do preconceito. Ainda nos tempos atuais é comum todos os tipos de injúrias raciais no esporte, que jamais devem serem ignoradas.

PUBLICIDADE

Ao mesmo tempo países mais emergentes e com menos “poder” no futebol, costumam ser ignorados em premiações e no apoio do público geral. Na atual temporada europeia, jogadores africanos começaram a temporada no mais alto nível. Nomes como Edouard Mendy (Senegal) e Victor Oshimhen (Nigéria) são destaques em grandes clubes, enquanto Mohamed Salah (Egito) é considerado por muitos, o melhor jogador do mundo na atualidade.

Os números comprovam que não é exagero colocar o jogador do Liverpool entre os melhores da atualidade. Ainda assim, mesmo lendas como Samuel Eto’o e Didier Drogba, dificilmente chegaram a um top-3 de melhores do mundo. Apenas por uma vez, um africano venceu o prêmio de melhor do mundo, George Weah, nascido na Libéria, conquistou a bola de ouro em 1995.

PUBLICIDADE

Abaixo, um resumo do começo da temporada 21/22 de alguns jogadores africanos na Europa.

Edouard Mendy – Chelsea

Melhor goleiro da UEFA na temporada anterior, Edouard Mendy repete as grandes atuações, atualmente. Desde que chegou os blues tem apenas 0,60 gols sofridos por jogo, um total de 32 clean sheets em 56 jogos. Ou seja, mais da metade das vezes que o senegalês defendeu as traves do Chelsea, a equipe não foi vazada.

Zambo Anguissa – Napoli

Peça-chave que faltava para o Napoli. Curiosamente o time sempre se caracterizou por bons meio-campistas, entre eles Jorginho, Allan, Hamsik. A equipe ainda conta com nomes interessantes, Fabian Ruiz é um deles. Com a chegada de Anguissa, os napolitanos ganharam mais força e movimentação no setor. Não é atoa que o camaronês é o terceiro jogador com mais dribles certos no Calcio.

Mohamed Bayo – Clermont

Um nome não tão conhecido, mas que vem fazendo sucesso no pequeno Clermont. Aos 23 anos, o atacante da Seleção de Guiné, já fazia sucesso na Ligue 2. Terminando como artilheiro da segunda divisão com 22 gols. Agora, segue mantendo um alto nível com 6 gols em 10 jogos, disputando o prêmio de goleador máximo contra estrelas, como Kylian Mbappé e Messi.

PUBLICIDADE

Victor Oshimhen – Napoli

Maior contratação do clube italiano, o nigeriano de apenas 22 anos, já tem uma longa história no futebol. Em 2015, chegou a eliminar o Brasil no mundial sub-17. Ainda passou pela Alemanha, Bélgica e França, antes de assinar com o Napoli, sendo a maior contratação do clube. Com uma explosão fora do comum para sua altura, lembra muito o belga Romelu Lukaku. Até o momento são 9 gols em 11 jogos na temporada.

Sébastien Haller – Ajax

Costa-marfinense chegou em baixa após uma passagem ruim no West Ham, mas logo se readaptou ao futebol holandês. Principal goleador de um time tão ofensivo como o Ajax, demonstra como o momento de Haller é especial. Com 6 gols na Champions League, está a frente de Robert Lewandowski, Haaland, Messi, Cristiano Ronaldo e todas as outras estrelas da competição europeia.

Sadio Mané – Liverpool

Parceiro de Salah, o senegalês é mais um que apresenta uma grande regularidade desde que assinou com o Liverpool. Em 9 jogos da Premier League 21/22, já deixou 5 gols, ajudando os reds a se manterem na segunda colocação do Campeonato Inglês.

Mohamed Salah – Liverpool

Finalizando a lista, o egípcio Mo Salah, sem dúvidas um dos melhores jogadores da atualidade. Artilheiro da Premier League, simplesmente a liga mais competitiva do mundo, impressiona por suas grandes atuações que colocam o Liverpool entre os favoritos, mesmo sem contratações estreladas na última janela. Tem mais bolas nas redes que jogos, são 15 gols e 5 assistências em 12 partidas.

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Decepção na Inglaterra e recomeço no Ajax: conheça Sébastien Haller, artilheiro da Champions League

Algoz do Brasil e goleador no Napoli: quem é Victor Oshimhen

Comentarista surpreende e cita qual o melhor jogador brasileiro atuando na Europa

PUBLICIDADE