Home Futebol Cruzeiro tem reunião que decidiria expulsão de ex-presidente adiada

Cruzeiro tem reunião que decidiria expulsão de ex-presidente adiada

Assembleia de conselheiros que seria na segunda-feira (18) foi adiada pela Raposa; motivo apresentado foi ‘saneamento do devido processo disciplinar’

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Wagner Pires de Sá ganhou uma sobrevida no Conselho Deliberativo do Cruzeiro. A assembleia extraordinária que definiria a exclusão ou não do ex-presidente dos quadros do clube foi adiada conforme nota publicada na última sexta-feira (15).

PUBLICIDADE

O encontro estava marcado para segunda-feira (18). De acordo com a nota publicada, o adiamento da reunião se deu por ‘necessidade de saneamentos formais do referido processo disciplinar, por zelo formal e manutenção do devido processo legal’. A justificativa apresentada tem a ver com a Raposa tentando evitar que Pires de Sá levasse para a Justiça a decisão sobre sua cassação.

O ex-mandatário cruzeirense teria sua expulsão do quadro de conselheiros julgada frente às diversas denúncias que explodiram em 2019 o envolvendo em irregularidades no comando do clube. Ao final daquele ano, quando o Cruzeiro foi rebaixado para a Série B do Brasileiro, o dirigente decidiu renunciar.

PUBLICIDADE

A renúncia, no entanto, não significou que os processos internos contra Wagner Pires de Sá fossem parados. A expulsão do dirigente do quadro de conselheiros era uma das medidas para tentar. na visão da Raposa, sanear o problema quanto ao antigo presidente e a gestão acusada de irregularidades. Uma nova data para o encontro deve ser divulgada.

Confira a nota do Cruzeiro sobre o adiamento da reunião sobre a expulsão do ex-presidente Wagner Pires de Sá (extraída do site oficial do clube)

Observando os princípios da transparência e da conformidade, que têm norteado os seus trabalhos, a Comissão de Ética, Disciplina e Corregedoria do Cruzeiro Esporte Clube – CEC vem informar sobre as atividades desenvolvidas desde a sua posse, em 10 de junho de 2021. O objetivo é também subsidiar conselheiros, associados, torcedores e demais interessados com informações sobre os processos de apuração ética legitimados e praticados nestes quatro meses de intensas atividades.

Em consonância com as duas fontes normativas principais do CEC – o Estatuto e o Regimento do Conselho Deliberativo – foi elaborado, sob a orientação do Comitê de Governança, Gestão e Compliance do Cruzeiro, o Regimento da Comissão de Ética, Disciplina e Corregedoria, que é relativa aos conselheiros da instituição. Em outra instância, o mesmo foi feito com a Comissão Disciplinar, que trata sobre os associados. As duas comissões são responsáveis por apurar as representações de denúncias de descumprimento disciplinar e ético no clube. 

PUBLICIDADE

Nestes 125 dias de atuação da Comissão de Ética, Disciplina e Corregedoria foram admitidas várias representações de conselheiros, considerando infrações de natureza estatutária e regimental. A meta é que os relatórios sejam finalizados até o final deste mês de outubro e, os casos de recomendação de perda de mandato, encaminhados para o Conselho Deliberativo.

Dentro dos rigorosos critérios jurídicos que asseguram o devido processo legal e dos prazos regimentais para a apresentação da defesa, no âmbito da Comissão e da própria plenária do Conselho Deliberativo, a representação admitida é encaminhada ao denunciado, que tem o prazo regimental para a apresentação da defesa. Para asseverar a imparcialidade da execução dos pareceres, o relator do processo é sorteado e o relatório, após concluído, é apresentado e votado nas reuniões da Comissão. No caso de a penalidade ser pela perda do mandato do conselheiro, a recomendação é encaminhada para a Presidência do Conselho Deliberativo, que deve incluir o assunto na pauta da reunião seguinte do Conselho.

Na reunião plenária do Conselho Deliberativo, convocada para a votação do parecer sobre as representações, a Comissão de Ética, Disciplina e Corregedoria, fundamentada nos artigos regimentais, propôs o seguinte rito processual à Mesa Diretora:

1) em consonância com o art. 34, do Regimento do Conselho Deliberativo, apuradas violações do estatuto do CEC, a Comissão de Ética, Disciplina e Corregedoria encaminha, ao Presidente do Conselho Deliberativo, a representação da denúncia, juntamente com o relatório (Parágrafo único, art. 35, do Regimento do Conselho Deliberativo)  do Processo de Apuração Ética (inciso II, art. 9º. do Regimento da Comissão de Ética, Disciplina e Corregedoria) para que sejam tomadas as medidas cabíveis e incluído na pauta da reunião seguinte os pareceres relativos a essas representações (inciso V, art. 15, do Regimento do Conselho Deliberativo); 

PUBLICIDADE

2) Abertura da Sessão da Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo e informe da pauta; 

3) Leitura do relatório com o parecer conclusivo do Processo de Apuração Ética da representação finalizado pela Comissão de Ética, Disciplina e Corregedoria; 

4) Sustentação oral da defesa do conselheiro denunciado pelo prazo de 20 minutos (inciso VI, art. 15 do Regimento do Conselho Deliberativo); 

5) Retirada do conselheiro denunciado e de sua defesa do recinto, votação fechada e apuração dos votos (inciso VI, art. 15 do Regimento do Conselho Deliberativo); 

PUBLICIDADE

6) Em caso de perda de mandato do conselheiro, o processo finalizado é encaminhado à Comissão Disciplinar do CEC.

Cientes da responsabilidade de ratificar a transparência, o respeito e a observância aos instrumentos normativos que regem o Cruzeiro Esporte Clube, os órgãos colegiados, aqui representados, estão comprometidos com as melhores práticas para o aprimoramento da governança e da conduta ética na gestão da instituição.

LEIA TAMBÉM

Cruzeiro: Sem previsão para acerto salarial, jogadores mantêm greve

PUBLICIDADE

Cruzeiro é condenado na Justiça a pagar R$ 8 milhões a Edílson

Cruzeiro corre risco de perder pontos na Série B por greve de jogadores

Presidente do Cruzeiro se reunirá com líderes do elenco para resolver crise