Home Futebol Internacional x Corinthians: 10 fatos que justificam o tamanho da rivalidade interestadual

Internacional x Corinthians: 10 fatos que justificam o tamanho da rivalidade interestadual

Internacional x Corinthians protagonizam talvez a maior rivalidade entre times de estados diferentes no Brasil, e tem muito motivo pra isso

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.

O Brasileirão segue pegando fogo! E neste domingo(24), Internacional e Corinthians se enfrentam no Beira-Rio, em jogo válido pela 28ª rodada da competição. A partida está prevista para às 16hs.

PUBLICIDADE

Mas este não é um simples jogo de Campeonato Brasileiro. Sempre que Inter e Corinthians entram em campo, entra também uma rivalidade inesperada para times de estados diferentes. Então, o Torcedores.com traz 10 fatos que justificam o tamanho deste duelo.

Internacional x Corinthians: 10 fatos que justificam o tamanho da rivalidade interestadual

Final do Brasileirão de 1976

O primeiro capítulo desta história aconteceu há quase 50 anos, quando o Corinthians chegou enfim em sua primeira final nacional. O time paulista vinha de uma semi histórica, onde a Fiel Torcida invadiu o Maracanã contra o Fluminense. Mas na decisão, encarou um Internacional histórico de Falcão e companhia. Vitória e título colorado.

PUBLICIDADE

Brasileirão de 2005 e as polêmicas de arbitragem

Avançamos quase 30 anos no tempo, e chegamos em mais um Brasileirão que as equipes decidem, porém agora no formato de pontos corridos. O Inter era líder, até vir à tona a famosa ‘Máfia do Apito’, onde diversos jogos foram cancelados e disputados novamente. Nesta alteração, o Corinthians conseguiu tomar a ponta da tabela, vencendo jogos que havia tropeçado.

Mas não para por aí! Quando Internacional x Corinthians fizeram o confronto direto, mais polêmica! A partida estava 1×1, quando Tinga foi ‘derrubado’ por Fabio Costa. Pênalti? Nada disso! Tinga foi expulso por simulação, e o lance causa discussão até hoje.

Rebaixamento do Corinthians, com ‘corpo mole’ do Internacional

Uma suposta vingança aconteceria dois anos depois. O Corinthians brigava contra o rebaixamento, e dependia de um tropeço do Goiás na última rodada para se manter na Série A. Mas o adversário do Goiás era o faminto por vingança, Internacional. Dentro de campo, deu Goiás, porém a ‘comemoração’ da torcida colorada, deu aquele sentimento de um suposto ‘corpo mole’ na partida.

https://www.youtube.com/watch?v=yojZuMpyw5E

PUBLICIDADE

Final da Copa do Brasil 2009

Um dos capítulos mais marcantes dessa rivalidade entre Internacional x Corinthians, foi a final da Copa do Brasil de 2009. Na época, os dois times eram considerados os melhores do Brasil, e fariam final épica para decidir quem era superior. Se deu melhor, quem tinha o maior valor individual da decisão. O Corinthians de Ronaldo venceu o jogo de ida, e empatou a volta para ficar com o título. Na decisão, teve até ‘piti’ histórico de D’Alessandro.

Foi nesta época que surgiu a famosa história do ‘DVD’, quando a diretoria do Internacional entregaria um DVD para CBF, com todos os supostos erros de arbitragem a favor do Corinthians.

Internacional deixando escapar título, com ‘corpo mole’ do Corinthians

O Brasileirão de 2009 foi um dos mais disputados da história, onde cinco times chegaram na última rodada com chances de título. Um deles era o Internacional, que poderia chegar nesta última rodada, na liderança da competição. Mas para isso, dependia de um tropeço do Flamengo, que enfrentaria quem? o Corinthians. Pois o time paulista que já não disputava mais nada no Brasileirão, fez aquela partida mais ou menos, e o Flamengo acabou vencendo a partida.

Disputas no ‘Mercado da Bola’

Outro fator que aumentou essa rivalidade entre Internacional x Corinthians, foi a disputa no extra-campo por alguns atletas. As mais famosas são Ralf e Elias a favor do Corinthians, e Gilberto e Nilmar a favor do Internacional.

PUBLICIDADE

Caso Petros em 2014

Internacional e Corinthians brigavam por vaga na Libertadores em 2014, e um fator extra-campo entrou nesta disputa. O Corinthians teria escalado o volante Petros de maneira irregular, o que resultaria na perda de pontos do clube paulista. Porém, não deu em nada, e o que sobrou foram muitas provocações da parte alvinegra.

https://www.youtube.com/watch?v=yF7PJ0–w8o

Rebaixamento do Inter em 2016

O Corinthians fez um Brasileirão de 2016 bem discreto, e já não brigava por muita coisa no final da competição. Mas nas últimas rodadas, tinha um Internacional x Corinthians, onde a equipe Colorada brigava contra o rebaixamento. A torcida comprou uma importância surreal, e dentro de campo não foi diferente. Placar de 1×0 para o Timão, e o Inter cairia algumas rodadas depois.

Duelo na Copa do Brasil em 2017

Mesmo em ano de Série B, o Internacional encarou o Corinthians de igual pra igual em duelo da 3ª fase da Copa do Brasil de 2017. Depois de dois empates de 1×1, a equipe gaúcha eliminou seu rival interestadual em plena Neo Química Arena lotada, após disputa de pênaltis.

PUBLICIDADE

https://www.youtube.com/watch?v=-Yd5XKsvVhs

A noite mágica de Cássio, e o sonho do título Colorado adiado

No Brasileirão de 2020, tivemos o capítulo mais recente desta gigantesca rivalidade. O Internacional arrancou de maneira brilhante para a liderança da competição, mas acabou a perdendo para o Flamengo na reta final. Mesmo assim, chegou com chances de título na última rodada, porém precisava vencer e torcer para um tropeço do clube carioca. O tropeço aconteceu, e o Inter só dependia de si para se tornar campeão brasileiro após mais de 40 anos. Mas o adversário era nada mais, nada menos, que o… Corinthians! Mesmo apenas cumprindo tabela, o Timão segurou o empate, adiando o sonho do título Colorado. Destaque para a noite inspirada de Cássio, que não deixou passar nada no gol alvinegro.

Siga o Torcedores no Instagram e no Twitter

LEIA TAMBÉM:
Palmeiras é o time brasileiro com mais gols na história da Libertadores; veja o ranking

Barcelona x Real Madrid: Vinicius Jr é 7° jogador mais valioso do clássico; veja o top-10

Comentarista surpreende e diz quem vai ser o protagonista do Brasil caso Neymar não recupere a forma

CBF se posiciona sobre a realização de Copas do Mundo a cada dois anos

Mercado da Bola: Milan define sucessor de Ibrahimovic

Luto! Aos 31 anos, jogador é encontrado morto pela polícia dentro de seu carro

Neto surpreende e aponta torcida ‘mais engajada’ do Brasil

Por quanto o Avaí vendeu Raphinha para o futebol europeu em 2016?