Home Futebol Neymar criticado, estreias no Italiano e show de assistências: o resumo dos brasileiros no fim de semana do futebol europeu

Neymar criticado, estreias no Italiano e show de assistências: o resumo dos brasileiros no fim de semana do futebol europeu

Jogadores do Brasil se destacaram nos principais campeonatos da Europa; Neymar sofreu com críticas na França mais uma vez

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].
PUBLICIDADE

Paralelamente às emoções do Brasileirão, o fim de semana reserva ao torcedor brasileiro acompanhar o talento de alguns de seus principais jogadores que atuam no futebol europeu. O mais recente, nos primeiros dias de de outubro, teve uma boa dose de “brilho verde e amarelo” no Velho Continente.

A seguir, reunimos o que de melhor e mais importante aconteceu com os craques daqui que atuam pelos lados de lá. Teve Neymar criticado mais uma vez, teve show de assistências e até estreias no Campeonato Italiano. Confira:

O resumo do fim de semana dos brasileiros no futebol europeu

Neymar criticado na primeira derrota do trio “MMN” no PSG

O PSG sofreu sua primeira derrota no Campeonato Francês, naquela que também foi o primeiro revés do trio Messi, Neymar e Mbappé. O time dos craques foi derrotado pelo Rennes, por 2 a 0, pela nona rodada da Ligue 1.

PUBLICIDADE

Apesar da pressão aumentar sobre o técnico Mauricio Pochettino e dos holofotes voltarem a se focar na permanência de Mbappé em Paris, as críticas mesmo recaíram, mais uma vez, sobre Neymar. O brasileiro recebeu a nota 2,5 do jornal “Le Parisien” e a nota 2 do “L’Equipe”.

O site de estatísticas SofaScore, no entanto, viu a partida de maneira diferente. Com 6 dribles certos de 8 tentados, com 10 duelos vencidos de 13 disputados, 75% de precisão dos passes e um passe-chave dado na partida, o brasileiro teve a nota 7, abaixo somente da de Veratti (7,1) e de Messi (8) — seu parceiro de seleção brasileira, o zagueiro Marquinhos, teve nota 6,9.

Lucas Moura com destaque na vitória do Tottenham na Premier League

Se Neymar foi o mais criticado, Lucas Moura foi quem mais de destacou individualmente entre os brasileiros no futebol europeu. O meia-atacante não só teve uma boa atuação como foi decisivo na vitória do Tottenham sobre o Aston Villa.

O camisa 27 fez o gol da vitória, aos 26 do segundo tempo, completando um cruzamento rasteiro de Son. Posteriormente, o lance foi revisado pela arbitragem e o gol foi assinalado como contra, feito pelo lateral Matt Targett. Como se Lucas não fosse marcar se não houvesse a marcação.

PUBLICIDADE

Confira os melhores momentos de Tottenham 2 x 1 Aston Villa aqui

‘Show’ de assistências na Inglaterra, França e Rússia

Ainda na Inglaterra, tivemos outro brasileiro com boa atuação no fim de semana do futebol europeu. Estamos falando de Gabriel Jesus, que faz ótimo começo de temporada pelo Manchester City. O atacante, que foi eleito como o melhor jogador do mês de setembro dos Citizens, deu uma bela assistência para o gol de Phil Foden, no elétrico empate em 2 a 2 com o Liverpool.

Para se ter noção, Jesus chegou à sua 7ª participação direta em gol (4 gols, 3 assistências) em 9 jogos pela equipe de Pep Guardiola em 2021-22. Confira, a partir do minuto 1:03, a jogadaça do camisa 33.

Mas as assistências não param aí. Lucas Paquetá, que também vem de ótimo início na temporada, deixou outro passe para gol no Lyon, dessa vez no empate em 1 a 1 com o Saint-Ettiene. Atuando como um falso-nove, o brasileiro deu o tapa para o golaço de Auoar. Assista aqui.

PUBLICIDADE

Ainda no futebol europeu, mas já quase no asiático, tivemos Malcom dando seus tapas na Russian Premier League. Seu time, o Zenit, foi derrotado em casa pelo Socchi, mas o camisa 10 brasileiro, que joga junto do ex-Bragantino Claudinho, deu o cruzamento certeiro para o gol que abriu o placar, de Azmoun. Confira.

Estreias de joia e de “ilustre desconhecido” no Campeonato Italiano

Esse grupo de brasileiros que se destacaram no futebol europeu pode começar a ficar maior a partir deste fim de semana. Estrearam, afinal, dois jogadores no Campeonato Italiano que são promessas de gols e lances, Kaio Jorge e Junior Messias.

O primeiro, joia do Santos, chegou no início desta temporada à Juventus e fez sua primeira partida oficial. Ele atuou, logo de cara, nos minutos finais do clássico contra a Torino, que terminou vencido pela Velha Senhora por 1 a 0. Você pode ver todos os toques na bola do garoto aqui.

Se na Juve estreou um garoto, no Milan foi um jogador experiente que fez sua primeira partida. O atacante Junior Messias, de 30 anos, entrou em campo pela primeira vez como rossonero em outra fria: a dura vitória por 3 a 2 contra a Atalanta. Ele não marcou gol, mas teve uma participação genial na terceira vez que os milaneses marcaram, dando um “corta luz” para Rafael Leão. Veja o lance.

PUBLICIDADE

 

LEIA TAMBÉM

Gabriel Jesus em nova profissão? Atacante surpreende e faz homenagem para namorada

Derrota do PSG, Neymar criticado e mais: Tudo o que aconteceu na 9ª rodada da Ligue 1

PUBLICIDADE

10 jogadores brasileiros que não começaram bem a temporada na Europa e perderam espaço

Imprensa argentina zoa Neymar após queda de WhatsApp e outras redes sociais

Brasileirão Série A: Como foi a volta do público aos estádios?

Brasileirão: ataque, defesa, visitantes e mais; os melhores e piores até o momento

PUBLICIDADE

Substituto de Crespo? Técnico disponível possui defensores no São Paulo

Abel Ferreira avalia futuro no Palmeiras e brinca sobre seus vizinhos