Home Mercado da Bola Uruguai espera resposta de Aguirre e avalia nomes para o lugar de Tabárez; ex-Flamengo é oferecido

Uruguai espera resposta de Aguirre e avalia nomes para o lugar de Tabárez; ex-Flamengo é oferecido

Diego Aguirre tem contrato com o Internacional até dezembro de 2022

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.
PUBLICIDADE

A Associação Uruguaia de Futebol (AUF) tenta viabilizar a contratação de Diego Aguirre. O treinador é a prioridade para substituir Óscar Tabárez. E uma resposta do estafe do treinador do Internacional deve ser dada nos próximos dias.

Há, claro, a possibilidade, mesmo que remota, de o treinador negar a oferta para comandar a Celeste Olímpica nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Por isso, o presidente da AUF, Ignacio Alonso trabalha nos bastidores para não ser pego de surpresa.

O Torcedores.com apurou que o dirigente negocia apenas com Diego Aguirre. Na videoconferência da última sexta-feira com o empresário do treinador, Ignacio Alonso, externou seu desejo em contar com o comandante colorado.

PUBLICIDADE

No encontro, que durou pouco mais de uma hora, o presidente deixou claro que não abrirá conversas com outros candidatos enquanto a negociação estiver em curso. Entretanto, quer uma resposta imediata para não atrapalhar o planejamento do Uruguai.

A AUF tem plena ciência sobre sua situação no Internacional e sabe que um acordo depende da decisão de Diego Aguirre deixar o clube gaúcho em meio à disputa do Campeonato Brasileiro. A negociação não é fácil e, por isso, a entidade mantém alguns nomes que foram oferecidos nos últimos dias à entidade. Veja a lista!

Domènec Torrent

O técnico está desempregado desde que foi demitido do Flamengo, no dia 9 de novembro de 2020.  Como técnico rubro-negro, conquistou 14 vitórias em 24 partidas. Desde então, o espanhol não voltou ao mercado. Nesta temporada, por exemplo, seu nome foi oferecido ao Fortaleza. Mas não empolgou a diretoria tricolor.

A princípio, a falta de experiência à beira do campo pesa contra Domènec. Antes de comandar o Flamengo, teve breve passagem pelo New York City FC, dos Estados Unidos. E, antes, foi auxiliar técnico de Pep Guardiola no Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City.

PUBLICIDADE

Jordy Cruyff

Filho de Johan Cruyff, o holandês tem um currículo modesto como treinador. Em janeiro de 2020, foi contratado para comandar o Equador visando a classificação para a Copa do Mundo de 2022. Entretanto, pediu demissão sem nunca ter comandado a equipe.

Oito meses depois, foi anunciado como técnico do Shenzhen FC, da China. Apesar disso, Jordy Cruyff nunca escondeu o desejo de trabalhar na América do Sul. Seu nome foi oferecido por um intermediário. A princípio, não ganhou força nos bastidores da AUF.

Jorge Fossati

Viveu seu auge quando comandou o Uruguai entre 2005 e 2006. No entanto, foi demitido após a Celeste Olímpica não conseguir vaga no Mundial da Alemanha após ser eliminada pela a Austrália na repescagem. Agora, seu nome foi novamente lembrado nos bastidores.

Após comandar o Uruguai, o treinador passou por Internacional, Cerro Porteño, Peñarol, Al-Rayyan, Al-Sadd e Al-Ahli. Além disso, foi convidado para treinar a seleção do Qatar onde trabalhou entre 2016 e 2017. Atualmente é técnico do River Plate de Montevidéu.

PUBLICIDADE

Jorge Luís Pinto

Dentre os nomes oferecidos, Jorge Luís Pinto é o que tem mais rodagem internacional. Afinal, ele acumula passagens pelas seleções dos Emirados Árabes, Honduras, Costa Rica e Colômbia. Recentemente, seu nome foi lembrado para comandar o Equador nas Eliminatórias.

Seu maior feito na carreira foi à frente da seleção hondurenha quando conseguiu vaga na Copa do Mundo de 2016 e nas Olimpíadas de 2016. A experiência comandando equipes nacionais o coloca como principal alternativa caso Diego Aguirre não assuma o Uruguai. 

LEIA MAIS: 

Fortaleza conta com investidor para comprar Marcelo Benevenuto do Botafogo 

Messi pede troca de camisas e surpreende ex-lateral do Flamengo: “não a vendo nem maluco”

Diego Aguirre é o ficha 1 para assumir a Seleção do Uruguai; Inter observa