Home Futebol 10 jogadores que ganharam a Libertadores e hoje jogam na Europa

10 jogadores que ganharam a Libertadores e hoje jogam na Europa

Relembre dez campeões da Libertadores que atualmente jogam por grandes clubes europeus

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

O título da Libertadores rende ao seus vencedores só a “Glória Eterna”, uma grande premiação em dinheiro, um enorme prestígio profissional ou mesmo o nome gravado na história. Rende também uma enorme oportunidade na carreira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Tanto que muitos dos últimos campeões do torneio sul-americano hoje atuam nas mais endinheiradas e estreladas ligas do futebol europeu. Então, com a decisão da edição de 2021, entre Flamengo e Palmeiras, na nossa porta, lembramos alguns destes jogadores que conquistaram aqui e foram brilhar lá fora. Confira:

10 campeões da Libertadores que estão no futebol da Europa

  • Gerson (Olympique de Marselha)
  • Pablo Marí (Arsenal)
  • Rafael Borré (Eintracht Frankfurt)
  • Exequiel Palacios (Bayer Leverkusen)
  • Arthur (Juventus)
  • Germán Pezzela (Real Bétis)
  • Lucas Alario
  • Neymar (PSG)
  • Danilo (Juventus)
  • Alex Sandro (Juventus)

Gerson (Olympique de Marselha)

Abrimos a nossa lista com a mais recente adição. Gerson, o “Coringa”, foi campeão com o Flamengo em 2019, mas só foi sair para o futebol europeu em 2021, mais especificamente para o Olympique de Marselha, da França, comandado pelo técnico Jorge Sampaoli.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Pablo Marí (Arsenal)

O espanhol Pablo Marí esteve na mesma campanha vitoriosa do Fla em 2019, só foi vendido logo em seguida, para o Arsenal. O zagueiro, o único europeu desta lista, não é exatamente um titular absoluto no clube inglês, assim como seu colega Gerson, só que na França.

Rafael Borré (Eintracht Frankfurt)

Curiosamente, Rafael Borré esteve em Lima em 2019, só que no lado derrotado, o do River Plate. Em 2018, porém, estava em Madrid na final que colocou os Gallinas frente a frente com o Boca Juniors, e conquistou sua Glória Eterna. Ficou na Argentina até o início desta temporada, antes de se transferir para o Eintracht Frankfurt, da Alemanha.

Exequiel Palacios (Bayer Leverkusen)

Erguendo a taça junto de Borré estava Exequiel Palacios, meia argentino na época com 19 anos. Apesar de jovem, ele foi bastante presente na campanha vitoriosa do River Plate e, em 2020, foi vendido para o Bayer Leverkusen, da Alemanha.

PUBLICIDADE

Arthur (Juventus)

O volante Arthur foi campeão da Libertadores com o Grêmio, em 2017, inclusive sendo um dos grandes nomes da final, contra o Lanús, ao lado do atacante Luan. Diferentemente do seu companheiro, hoje subutilizado no Corinthians, o meia foi vendido para o Barcelona no meio de 2018. Depois, foi trocado para Juventus, da Itália, em 2020.

PUBLICIDADE

Germán Pezzela (Real Bétis)

Antes de 2018, o River Plate foi campeão da Liberta também em 2015. E lá estava o zagueiro Germán Pezzela, um regular da seleção argentina. No mesmo ano, ele saiu para o Real Bétis, da Espanha, e ficou entre idas e vindas na Fiorentina. Hoje está novamente no clube espanhol.

Lucas Alario (Bayer Leverkusen)

Outro atleta do River que fez a transição para a Europa pós “Glória Eterna” foi o atacante Lucas Alario. Ele se transferiu para o clube no mesmo ano em que o time venceu o título, em 2015. Em 2017, foi vendido para o Bayer Leverkusen, onde está até hoje, inclusive junto de Palacios.

Neymar (PSG)

Achou que não falaríamos dele? Pois é, Neymar, com 19 anos, foi o grande craque da Libertadores de 2011, que conquistou com o Santos em cima do Peñarol. Fez gol na final, provocou no mata-mata, infernizou defesas adversárias… e foi vendido para o Barcelona em 2013. Em 2016, foi para o PSG.

Danilo (Juventus)

Junto de Neymar estava não só Ganso, que chegou a se transferir para a Europa, mas hoje está no Fluminense, como Danilo. O lateral direito foi no mesmo ano da conquista para o Porto, e depois passou por Real Madrid, Manchester City e foi parar na Juventus.

PUBLICIDADE

Alex Sandro (Juventus)

Se o Peixe tinha Danilo na direita, tinha também Alex Sandro na esquerda. O ala, hoje na Juventus, foi na mesma temporada para o Porto, de Portugal. Em 2015, fez a transição para a Itália.

HOJE, às 15h30, tem Palmeiras x Flamengo no SBT, a grande Final da Libertadores 2021. Acompanhe pela tv ou www.sbt.com.br/aovivo #GrandeFinalnoSBT

LEIA TAMBÉM

Final da Libertadores: Quem marcou mais gols na temporada: Flamengo ou Palmeiras?

Libertadores: Assista aos 7 gols mais bonitos do mata-mata

PUBLICIDADE

Libertadores: Assista aos 10 melhores gols da fase de grupos

Como final entre times brasileiros da Libertadores influencia no Brasileirão?

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato

PUBLICIDADE

10 jogadores que disputaram a Libertadores 2021 e seriam bons reforços

Vini Jr e Neymar na Inglaterra e Arthur Cabral em gigante: o mercado internacional

Série A: Vão errar menos? CBF toma medida inédita sobre arbitragem

Libertadores 2021: Flamengo lidera o ranking dos clubes mais valiosos

PUBLICIDADE
Better Collective