Home Torcedoras Alexia Putellas leva a Bola de Ouro Feminina de 2021

Alexia Putellas leva a Bola de Ouro Feminina de 2021

Na terceira edição do prêmio para mulheres, a jogadora é a segunda espanhola a receber a Bola de Ouro

Naiara Ashaia
Jornalista e pós-graduanda em Mídia, Informação e Cultura.

Campeã Europeia, Campeã da Liga dos Campeões e da Copa da Rainha pelo Barcelona, Alexia Putellas conquistou sua primeira Bola de Ouro em 2021 nesta segunda-feira (29). A atleta é a segunda pessoa natural da Espanha da história a receber o prêmio, após Luís Suaréz, há 60 anos.

PUBLICIDADE

O prêmio coroa a temporada de Putellas, em que já havia sido escolhida como Melhor Jogadora do ano pela UEFA e Melhor Atacante da Liga do Campeões.

Referência para o Barcelona e para diversas meninas da nova geração de jogadoras, a atleta está na Seleção Feminina da Espanha desde 2012, quando tinha apenas 18 anos. Putellas é capitã do Barcelona e da Seleção e lidera o meio-campo espanhol.

PUBLICIDADE

Putellas começou a jogar futebol na praça do bairro, em Mollet del Vallès, na Espanha, aos três anos de idade. Na escola, jogava junto com os meninos e poucas meninas a acompanhavam nas partidas. 

Sua carreira profissional começou como jogadora do Espanyol, na temporada 2010-2011. Logo em seguida foi para o Levante, onde teve muito sucesso. 

Chegou ao Barcelona em 2012, ainda nas categorias de base. A jogadora é a primeira artilheira do Estádio Johan Cruyff e do Camp Nou na era moderna. Em 2014, foi homenageada pelo grupo musical brasileiro Skank com a música “Alexia”.

A vencedora da Bola de Ouro 2021 é canhota e funciona bem como ala e como armadora no meio-campo. Com boa visão de jogo, chutes precisos e passos determinados em campo, é conhecida por fazer gols em momentos importantes para a seleção e para o Barcelona.

PUBLICIDADE

Putellas é a atleta com mais partidas pela Seleção Espanhola Feminina. Vivendo seu sonho de ser jogadora de futebol, é a terceira mulher a levar o prêmio da Bola de Ouro.

Na premiação, Alexia relembrou seu pai, que a acompanhou até os 18 anos. Agradeceu também às companheiras e aos treinadores. “Estou um pouco emocionada, é um momento muito especial”, relatou.

LEIA TAMBÉM

Bola de Ouro: Pedri é eleito melhor jogador sub-21 da temporada

Campeão da Série B, Botafogo começa a planejar a próxima temporada

PUBLICIDADE

Neymar é o 16º melhor do Mundo na Bola de Ouro; pior colocação da carreira

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato

Flamengo: Luís Roberto critica saída de Renato Gaúcho e diz que “beira o inacreditável”

PUBLICIDADE

FIFA anuncia os indicados ao Prêmio Púskas 2022: veja todos os gols

Mundial de Clubes FIFA 2021: Sorteio define tabela da competição

Gustavo Gómez, do Palmeiras, é alvo de gigante sul-americano para 2022

Cristiano Ronaldo desmente sobre ter como principal ambição passar Messi em Bola de Ouro e detona editor da France Football

PUBLICIDADE