Na terceira edição do prêmio para mulheres, a jogadora é a segunda espanhola a receber a Bola de Ouro
Campeã Europeia, Campeã da Liga dos Campeões e da Copa da Rainha pelo Barcelona, Alexia Putellas conquistou sua primeira Bola de Ouro em 2021 nesta segunda-feira (29). A atleta é a segunda pessoa natural da Espanha da história a receber o prêmio, após Luís Suaréz, há 60 anos.
O prêmio coroa a temporada de Putellas, em que já havia sido escolhida como Melhor Jogadora do ano pela UEFA e Melhor Atacante da Liga do Campeões.
Referência para o Barcelona e para diversas meninas da nova geração de jogadoras, a atleta está na Seleção Feminina da Espanha desde 2012, quando tinha apenas 18 anos. Putellas é capitã do Barcelona e da Seleção e lidera o meio-campo espanhol.
Putellas começou a jogar futebol na praça do bairro, em Mollet del Vallès, na Espanha, aos três anos de idade. Na escola, jogava junto com os meninos e poucas meninas a acompanhavam nas partidas.
Sua carreira profissional começou como jogadora do Espanyol, na temporada 2010-2011. Logo em seguida foi para o Levante, onde teve muito sucesso.
Chegou ao Barcelona em 2012, ainda nas categorias de base. A jogadora é a primeira artilheira do Estádio Johan Cruyff e do Camp Nou na era moderna. Em 2014, foi homenageada pelo grupo musical brasileiro Skank com a música “Alexia”.
A vencedora da Bola de Ouro 2021 é canhota e funciona bem como ala e como armadora no meio-campo. Com boa visão de jogo, chutes precisos e passos determinados em campo, é conhecida por fazer gols em momentos importantes para a seleção e para o Barcelona.
Putellas é a atleta com mais partidas pela Seleção Espanhola Feminina. Vivendo seu sonho de ser jogadora de futebol, é a terceira mulher a levar o prêmio da Bola de Ouro.
Na premiação, Alexia relembrou seu pai, que a acompanhou até os 18 anos. Agradeceu também às companheiras e aos treinadores. “Estou um pouco emocionada, é um momento muito especial”, relatou.
LEIA TAMBÉM
Bola de Ouro: Pedri é eleito melhor jogador sub-21 da temporada
Campeão da Série B, Botafogo começa a planejar a próxima temporada
Neymar é o 16º melhor do Mundo na Bola de Ouro; pior colocação da carreira