Barcelona empata com Benfica e não consegue vaga antecipada para as oitavas da Champions
Barcelona construiu diversas chances no segundo tempo onde o Benfica perdeu um gol inacreditável, mas o jogo terminou empatado
UEFA
Barcelona0-0
Benfica UEFA Champions League - 5ª Rodada
O Barcelona não capitalizou as chances de gol e apenas empatou com Benfica nesta terça-feira (23) por 0 a 0 em jogo disputado no Camp Nou pela UEFA Champions League.
Apesar de ter prometido em entrevista coletiva que o Benfica não abriria mão de seu ímpeto ofensivo no Campo Nou, a equipe de Jorge Jesus entrou em campo no 5-3-2 para enfrentar o 3-5-2 do Barcelona, que dominou a posse no primeiro tempo.
De Jong foi o grande destaque da etapa inicial ao construir diversas chances de gol e conseguiu passes decisivos para Alba, mas as conclusões não foram positivas.
Aos 12′, uma grande oportunidade surgiu no contra-ataque após falha do Benfica no meio-campo e Araujo carregou a bola até a entrada da área, mas Vertonghen deslizou e evitou o chute no alvo.
Depois de sofrer com a pressão inicial, o Benfica começou a assustar mais na reta final do primeiro tempo e Everton Cebolinha teve grande chance de escanteio pela esquerda, mas De Jong desviou de cabeça.
Na sequência, uma sequência de escanteios da equipe portuguesa assustou o Barcelona. Ter Stegen salvou na cabeçada de Yaremchuk, mas Gilberto experimentou de fora e parou apenas na finalização de Busquets.
Por fim, Otamenti aproveitou cruzamento de escanteio pela esquerda e ajeitou para vencer o goleiro Ter Stegen, mas o gol foi anulado pois o VAR detectou que a bola passou saiu durante o levantamento. A transmissão oficial não mostrou o replay, mas ângulos diferentes das emissoras de TV surgiram depois e confirmaram a saída da bola no lance.
Barcelona foi aumentando a pressão em cima do Benfica, mas não conseguiu marcar o gol
No segundo tempo, o Barcelona novamente ficou responsável por controlar a posse. O Benfica até conseguiu segurar a equipe catalã nos minutos iniciais, mas as chances construídas pelos comandados de Xavi Hernández foram mais intensas.
Aos 13′, Depay fez a infiltração na área e tentou finalizar na entrada da área, mas Otamendi conseguiu bloquear o chute. Depois, foi a vez do Benfica tentar responder e Darwin Nunez (em sua primeira intervenção após substituir Yaremchuk) criar espaço na direita cruzando na área, mas ninguém acreditou no lance e a bola passou.
Na sequência, Dembele uma grande jogada e passou por dois defensores do Benfica para acionar De Jong na cabeçada, que parou em ótima defesa do goleiro Vlachodimos.
Os comandados de Jorge Jesus tiveram a grande chance de contra-ataque aos 26 minutos com 3v3 no campo ofensivo, mas Nunez acabou levantando demais para Araujo e a chance foi desperdiçada.
Nos minutos finais, o Barcelona chegou ainda mais perto do gol chegou a ir às redes com Alba cruzando pela esquerda e Araujo completando de primeira em grande finalização, mas o VAR detectou impedimento e o gol foi anulado.
Xavi Hernández apostou em Eric Garcia e Sergiño Dest para tentar buscar o gol nos acréscimos, onde Otamendi foi fundamental para evitar gol de Dembele. Na cobrança de escanteio, Depay levantou e Piqué testou firme para fora.
Aos 48 minutos, o Benfica teve um contra-ataque que seria fatal em situação de 2v1 no campo de ataque, mas Seferovic acabou chegando na área e, cara a cara com o goleiro, chutou para fora, levando Jorge Jesus ao chão. O Barcelona ainda tentou buscar o gol aos 49′, mas o Benfica teve outro contragolpe com Darwin Nunez acionando Pizzi, que voltou para Taraabat, mas optou por segurar a bola e o jogo foi encerrado.
Com o empate, o Barcelona foi para 7 pontos (2º) e precisará de pontos diante do Bayern de Munique (15) fora de casa. O Benfica (5) precisa vencer o Dynamo Kiev (1) jogando em casa.
FICHA TÉCNICA
BARCELONA 0-0 BENFICA
Data: 23/11/2021, 17:00
Estádio: Camp Nou
Substituições – Barcelona: Dembele (Demir); Dest (Lenglet);
Substituições – Benfica: D.Núñez (Yaremchuk); Taarabt (João Mário); Pizzi (Éverton Cebolinha); Lazaro (Rafa Silva); Seferovic (Grimaldo)
Barcelona (4-3-3): Marc-Andre ter Stegen; Ronald Araujo, Gerard Pique, Clement Lenglet, Jordi Alba; Nicolas Gonzalez, Sergio Busquets (c), Frenkie de Jong; Yusuf Demir, Memphis Depay, Gavi.
Benfica (4-4-3): Odisseas Vlachodimos; Andre Almeida (c), Nicolas Otamendi, Jan Vertonghen; Gilberto, Julian Weigl, Joao Mario, Alejandro Grimaldo; Rafa, Roman Yaremchuk, Everton.
LEIA TAMBÉM
Jornal espanhol destaca Artur, do Red Bull Bragantino, e chama jogador de “Novo Ronaldinho“
Cabem no seu time? Copete, Régis e mais: os maiores garçons da Série B
Libertadores: Abel conta estratégia do Palmeiras contra o Atlético-MG
Alvo de Corinthians, Palmeiras e Santos, Nikão se manifesta sobre futuro
Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato
Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato

