Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Botafogo de volta à Série A: Veja os números do técnico Enderson Moreira

Botafogo conseguiu o retorno ao Brasileirão graças à diversos fatores, mas um dos maiores importantes foi a chegada do técnico Enderson Moreira

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional, basquete e esportes americanos.

Crédito: Vitor Silva / Botafogo

O Botafogo conseguiu fazer a alegria da torcida no feriado da última segunda-feira (15) com vitória diante do Operário de virada por 2 a 1, garantindo matematicamente  o clube de volta à Série A do Brasileirão em 2022.

Com a presença de quase 25 mil pessoas no Estádio Nilton Santos, a torcida vibrou bastante com os gols e principalmente com o apito final, ovacionando jogadores e o técnico Enderson Moreira, que foi aplaudido e teve seu nome gritado na torcida.

Acumulando apenas 20 jogos no comando, o Botafogo chegou a engatar uma sequência de 8 jogos de invencibilidade. Além disso, marcou gols em 75% dos 20 jogos disputados, com 25 gols marcados no total. Além da média de 1,25 gols por jogo, apresentou solidez defensiva com média de apenas 0,4 gols sofridos por jogo.

As melhores notícias de esportes, direto para você

 

Enderson Moreira no Brasileirão Série B 2021 pelo Botafogo

  • Jogos: 20
  • Vitórias: 12 (60%)
  • Empates: 5 (25%)
  • Derrotas: 3 (15%)
  • 25 gols marcados (1.25 gols/jogo)
  • 8 gols sofridos (0.4 gols/jogo)
  • Maior sequência de vitórias: 3
  • Maior sequência de derrotas: 1
  • Marcou gols em 75% dos jogos
  • Sofreu gols em apenas 30% dos jogos
  • Maior invencibilidade: 8 jogos

A relação com o torcedor começou complicada pois Enderson discutiu com torcedores na derrota para o Avaí por 2 a 1 na 28ª rodada do Brasileirão diante de um Nilton Santos vazio e com menos de 1000 torcedores presentes.

Desde então, o técnico deu a volta por cima na relação com a torcida e conseguiu agradar bastante devido ao bom desempenho, resultados e filosofia de trabalho.

Caso as negociações avancem tranquilamente, Enderson Moreira deve renovar com o Botafogo para comandar a equipe na temporada 2022, mas alguns jogadores devem acabar deixando a equipe, como o caso de Rafael Navarro, encaminhado com o Minnesota United da Major League Soccer.

Enquanto isso, o Botafogo ainda segue concentrado na Série B deste ano para brigar pelo título nas últimas duas rodadas contra o Coritiba. O Fogão poderá ser campeão já neste domingo (21), a partir das 19h, caso vença o rebaixado Brasil-RS e o Coritiba perca para o CSA-AL. Na última rodada, o Botafogo volta a jogar no Nilton Santos contra o Guarani, enquanto o Coritiba enfrentará a Ponte Preta fora de casa.

 

LEIA TAMBÉM

Clássico da América! Duelos decisivos no Brasileirão, partidas de Eliminatórias de vários continentes na TV e muito mais: veja os jogos desta terça-feira (16)

Botafogo vira sobre o Operário e garante vaga à Série A do Brasileirão

Pato, Ricardo Goulart, Romero, Paulinho e mais: 10 jogadores que podem voltar a jogar no Brasil em 2022

Neymar sente incômodo muscular e não viaja para encarar a Argentina pelas Eliminatórias

Hostilizado por pedir camisa do Palmeiras, torcedor do Santos não quer voltar a Vila Belmiro: “Trauma muito grande”

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato