Home Futebol Cafu critica convocação só para impedir jogador de se naturalizar e atuar por outra seleção

Cafu critica convocação só para impedir jogador de se naturalizar e atuar por outra seleção

Cafu falou sobre o caso de Raphinha, um dos destaques da seleção de Tite e que poderia estar jogando pela Itália

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.
PUBLICIDADE

O ex-lateral-direito Cafu participou do podcast ‘Podpah’ e falou sobre o atual momento do futebol brasileiro e da seleção. Capitão do último título de Copa do Mundo conquistado pelo Brasil, em 2002, o ex-jogador citou a inversão no processo de formação dos atletas e criticou a convocação de jogadores apenas para impedir que eles atuem por outros países.

Nós estamos fazendo um trabalho completamente inverso do que fazíamos antes. Nós estamos vendendo barato e comprando caro. Antigamente, você tinha [as etapas] mamadeira, juvenil, júnior, aspirantes, expressinho profissional, seleção brasileira e Europa. Agora está ao contrário: Europa, seleção brasileira e time – avaliou Cafu.

Em seguida, Cafu foi questionado sobre os atletas desconhecidos no cenário nacional que são convocados para a seleção, como Raphinha, que se tornou um dos destaques do time comandado por Tite, mas não fez carreira no futebol brasileiro antes de começar a ganhar espaço na Europa. O atacante do Leeds tinha a possibilidade de atuar pela Itália, mas acabou optando pelo Brasil.

PUBLICIDADE

É um absurdo. Convocar um jogador só para ele não se naturalizar e jogar por outra seleção, é um absurdo. É que o Raphinha é bom, mas imagina se ele vem e joga mal? Acabou. Ele não pode ir pra outra seleção e não vai mais jogar com a seleção brasileira. Ele [Raphinha] aceitou essa condição, jogou bem e hoje é um nome importante e com possibilidade de ir pra Copa porque no Brasil nós temos poucas opções. O Brasil hoje é carente de ídolo – completou.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiIxYTBkZVJQYiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Vale lembrar que recentemente o técnico Tite chegou a convocar o volante Matheus Nunes, do Sporting, mas o jogador recusou o convite para defender Portugal – vale destacar que, apesar de ser brasileira, o atleta nunca atuou no Brasil e iniciou a carreira no futebol português. Além de Matheus Nunes, a seleção brasileira perdeu nomes como Jorginho, Emerson Palmieri e Rafael Toloi, que atuam pela seleção italiana, e Thiago Alcântara, que defende a Espanha.

Entre os nomes que o Brasil poderia perder para outras seleções estão Gabriel Martinelli, do Arsenal, e Andreas Pereira, atualmente no Flamengo. O primeiro poderia atuar pela Itália, mas foi convocado para disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio pela seleção brasileira e optou por buscar uma vaga na equipe principal, enquanto o meia Rubro-Negro tinha a opção de atuar pela Bélgica, mas chegou a ser convocado por Tite, em 2018, e aceitou o desafio de disputar vaga na Amarelinha – essa, porém, foi a única convocação do jogador até o momento.

PUBLICIDADE

Leia também:
Cafu surpreende e revela em qual clube gostaria de ter jogado na carreira
Copa do Mundo de 2022 do Catar terá custos bilionários nunca vistos
Suíça aproveita tropeço da Itália e se classifica para a Copa do Mundo
Camisa da seleção brasileira na Copa do Mundo tem novos detalhes vazados; veja
Seleção do Congo pode perder vaga playoffs da Copa do Mundo no ‘tapetão’ por motivo inusitado
Lucas Paquetá aponta principal concorrente do Brasil na Copa do Mundo e projeta confronto: “Será uma grande partida”

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes