Home Futebol Seleção do Congo pode perder vaga playoffs da Copa do Mundo no ‘tapetão’ por motivo inusitado

Seleção do Congo pode perder vaga playoffs da Copa do Mundo no ‘tapetão’ por motivo inusitado

Eliminatórias africanas está na reta decisiva para definir as seleções classificadas para a Copa de 2022

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

Jogando diante do Benin neste domingo (14), a seleção do Congo se impôs e triunfou pelo placar de 2 a 0. O resultado garantiu o escrete na liderança do Grupo J das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo, e consequentemente selou a vaga para os playoffs, que deixa a equipe bem próxima de retornar ao Mundial após um longo hiato. Contudo, a situação pode sofrer uma grande reviravolta.

PUBLICIDADE

Um erro nas substituições pode ameaçar as chances de classificação do Congo para o playoff que reúne os times líderes em cada grupo, e define cinco vagas para a próxima edição da Copa. Isto porque, os congoleses realizaram quatro substituições em quatro momentos diferentes do segundo tempo de jogo. De acordo com as regras determinadas pela Fifa, cada equipe pode efetuar até cinco mudanças, mas utilizando apenas três paradas.

Diante deste cenário, o Benin, segundo colocado na chave, formulou um protesto junto à Confederação Africana de Futebol (CAF), para que os pontos do triunfo do Congo sejam retirados, situação que mudaria totalmente a classificação, e o garantiria nos playoffs da Copa do Mundo.

PUBLICIDADE

Oficialmente, a CAF e a Fifa ainda não se pronunciaram sobre o caso. Neste fase decisiva das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo, 10 seleções se enfrentam em confrontos de ida e volta, com os cinco classificados carimbando vaga para o mundial do Catar.

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM: 

Copa do Mundo 2022: nove seleções já estão classificadas; saiba quais

PUBLICIDADE

Morte de goleiro, revelação sobre Neymar, ameaças na Série A, Valdivia em novo clube e mais: notícias do futebol no final de semana

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

Decisão na Série B, Libertadores Feminina e mais: veja os jogos de hoje

PUBLICIDADE

Vampeta ironiza Tite após classificação do Brasil para a Copa do Mundo: “Não existe troféu para primeiro colocado”

Novidades sobre Valdivia, Goulart e mais: as últimas do mercado da bola