Home Futebol CBF revela áudio do VAR de Santos x Palmeiras; veja motivo de Claus anular gol do Verdão

CBF revela áudio do VAR de Santos x Palmeiras; veja motivo de Claus anular gol do Verdão

Primeiro gol do clássico, anotado por Rony, do Palmeiras, foi anulado por toque no braço de Dudu

Marcel Rauen
Jornalista esportivo formado na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Fã e praticante de esportes em geral, mas principalmente do futebol. No Torcedores desde 2015, escrevo basicamente sobre o dia a dia dos clubes brasileiros e sobre a mídia esportiva

O Palmeiras reclamou bastante da anulação de um gol anotado por Rony ainda no primeiro tempo do clássico contra o Santos, no último domingo (7), na Vila Belmiro, pela 30ª rodada do Brasileirão. Nesta segunda (8), a CBF divulgou os áudios do diálogo entre o árbitro de campo Raphael Claus e o árbitro de vídeo Rodrigo Guarizo.

PUBLICIDADE

No lance, após lançamento de Weverton para Dudu, o atacante vence a disputa com um defensor do Peixe e cruza para Rony, que anota o gol.

Segundo o VAR, no entanto, Dudu levou vantagem na jogada, pois ganhou a disputa com a bola tocando seu braço, mesmo o atacante estando de costas e sem ter a visão da bola.

PUBLICIDADE

GuarizoEle (Dudu) tem essa vantagem (de dominar a bola com o braço). Ele (Claus) vai ter que vir (ao monitor) ver. Vai ter que vir rever. Claus, eu recomendo a revisão do toque de mão na bola ganhando vantagem.

[Claus vai até o monitor e começa a rever o lance]

ClausO braço (do Dudu está) aberto. Ele domina com o braço. (Dudu) Está com o braço aberto e ele fica com a bola por estar com o braço aberto. Vou sair com falta. Vou sair com tiro livre direto a favor da defesa, Guarizo.

GuarizoOK, Claus, boa decisão.

PUBLICIDADE

A CBF ainda disponibiliza um texto sobre a regra do toque de mão para embasar a anulação do gol no clássico Santos x Palmeiras.

PUBLICIDADE

Regra 12

Tocar a bola com a mão/braço

Com objetivo de determinar com clareza as infrações de mão/braço, fica definido que o braço tem início na parte superior da axila.

Nem todo toque da bola na mão/braço de um jogador é uma infração. Será uma infração se um jogador:

PUBLICIDADE

– Tocar a bola com sua mão/braço deliberadamente. Por exemplo, deslocando a mão/braço na direção à bola;

– Tocar a bola com sua mão/braço, quando sua mão/braço ampliar seu corpo de forma antinatural. Considera-se que um jogador amplia seu corpo de forma antinatural, quando a posição de sua mão/braço não é consequência do movimento ou quando a posição da mão/braço não pode ser justificada pelo movimento do corpo do jogador para aquela situação específica. Ao colocar a sua mão/braço em tal posição, o jogador assume o risco de sua mão/seu braço ser tocada pela bola e, portanto, deve ser punido;

– Marcar um gol na equipe adversária: diretamente do toque da bola em sua mão/braço, mesmo que acidentalmente, inclusive o goleiro; ou imediatamente após a bola tocar em sua mão/braço, mesmo que acidentalmente.

LEIA TAMBÉM:

PUBLICIDADE

Mercado da Bola: 10 zagueiros sem contrato que podem reforçar seu time

Série B: Botafogo no topo e novo vice-líder; confira a classificação do returno

Futebol internacional: veja como foi o final de semana dos brasileiros

Milton Neves faz piada com Cruzeiro ao colocar apelido: “Grande clássico”