Home Futebol Polêmica na Ásia! Jordânia exige testes para comprovar que goleira do Irã não é um homem

Polêmica na Ásia! Jordânia exige testes para comprovar que goleira do Irã não é um homem

Jordânia acredita que goleira Zohreh Koudaei, do Irã, na verdade é um homem

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

A polêmica está criada no futebol feminino asiático. No último final de semana, a Associação de Futebol da Jordânia exigiu que sejam feitos exames para comprovar o sexo de uma jogadora da seleção iraniana, que jogou nas Eliminatórias para Copa Asiática feminina em setembro.

PUBLICIDADE

O pedido de abertura de inquérito da Jordânia foi feito à AFC (Confederação Asiática de Futebol). A jogadora em questão é Zohreh Koudaei, goleira do Irã, sendo que os dirigentes jordanianos acreditam que se trata de um homem, e não de uma mulher.

O duelo terminou empatado por 0 a 0 nos 90 minutos e, nas penalidades, o Irã venceu por 4 a 2 graças a duas defesas de Koudaei, que tem 32 anos de idade. A Copa da Ásia de futebol feminino acontece no ano que vem, entre os meses de janeiro e fevereiro.

PUBLICIDADE

O príncipe Ali Bem al-Hussein, presidente da federação da Jordânia, publicou em seu Twitter uma carta datada de 5 de novembro “exigindo a verificação do sexo” de Koudaei.

Segundo o dirigente jordaniano, que coloca “dúvidas sobre a elegibilidade da jogadora”, o Irã “tem um longo histórico no que diz respeito a questões de gênero e de dopagem” das suas atletas.

https://twitter.com/AliBinAlHussein/status/1459663347851444226

A própria jogadora, Zohreh Koudaei, anunciou que vai processar a Jordânia: “Sou uma mulher. Eles estão fazendo bullying comigo”, disse aos veículos de comunicação do Irã.

PUBLICIDADE

Maryam Irandoost, técnica do Irã, disse em entrevista à imprensa local que as acusações são levianas e que não passam de um pretexto para não aceitarem a derrota. A comandante se colocou à disposição para fornecer toda a documentação que a Confederação Asiática solicitar.

PUBLICIDADE

“Gostaria de confirmar que fizemos os testes necessários antes do início da nossa viagem, visto que a equipe médica examinou cuidadosamente todas os jogadoras da seleção nacional para não encontrarmos quaisquer problemas a este respeito”, disse Irandoost.

O Irã já foi acusado de usar jogadores masculinos em sua seleção feminina. Em 2015, por exemplo, existiram suspeitas de que oito jogadoras da seleção iraniana de futebol feminino eram homens aguardando uma cirurgia de readequação sexual, algo que não foi comprovado.

LEIA TAMBÉM

Flamengo volta a atropelar o São Paulo, faz 6×1 no agregado e é bicampeão da Copa do Brasil sub-17

Benítez fica no São Paulo? Clube volta a negociar permanência do meia

PUBLICIDADE

Palmeiras pode fazer investida para contratar titular do River Plate

São Paulo possui mais chances de rebaixamento no Brasileirão do que o Santos; veja

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato

PUBLICIDADE