Home Futebol Libertadores: Relembre qual foi o público da final do último título do Flamengo

Libertadores: Relembre qual foi o público da final do último título do Flamengo

Time volta a jogar uma decisão do campeonato organizado pela Conmebol contra o Palmeiras, neste sábado (27), em Montevidéu, no Uruguai

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.

Com os ingressos já esgotados para o jogão entre Palmeiras x Flamengo, neste sábado (27), aproveitamos para relembrar qual foi o público do último título rubro-negro na Libertadores. A decisão aconteceu em 2019, no Peru, e inaugurou o novo modelo de final única para o torneio continental.

PUBLICIDADE

Libertadores: Quem tem mais derrotas entre Palmeiras x Flamengo nesta edição

Inicialmente, a final contra o River Plate estava marcada para acontecer em Santiago, no Chile, no estádio Nacional. Inaugurado em dezembro de 1938, a construção tem capacidade para 48 mil torcedores, mas acabou por não receber o evento por conta da onda de protestos que tomavam as ruas do país naquela ocasião.

PUBLICIDADE

A Conmebol então teve que “matar” seu plano A e B — ambos planejavam o Chile como sede — numa cajadada só e recorreu ao Peru, que faz fronteira ao norte com o país da final original. O jogo então seria disputado na capital Lima no estádio Monumental que, como o próprio nome já diz, é gigantesco.

Enquanto no Chile não mais que 50 mil pessoas poderiam a partida de perto, na nova sede, a capacidade seria de 66 mil espectadores. Bom, pelo menos estes eram os números na teoria, desconsiderando questões de logísticas para segurança.

E foi justamente por esta razão que as autoridades do Peru decidiram reduzir em 10% o número total de ingressos vendidos. A Defesa Civil entendeu que por haver um risco de terremoto naquela região, a nova medida ajudaria no escoamento do público em caso de emergência.

Desta forma, a final da Libertadores entre Flamengo x River Plate, decidida no finalzinho com dois gols de Gabigol, foi acompanhada presencialmente por 59 mil pessoas, misturadas entre brasileiros e argentinos. Aquela foi a primeira e única final disputada em um jogo só com público até agora, uma vez que os protocolos contra a covid-19 forçaram Palmeiras x Santos a jogarem sem torcida no Maracanã na última edição.

PUBLICIDADE

Veja mais:

Libertadores: O que muda no Brasileirão com um título do Flamengo

Messi presenteia fã cego com dispositivo que permite identificação de textos e cores

Vai repetir o feito? Flamengo só ganhou Libertadores em campo neutro

PUBLICIDADE