Home Mercado da Bola Novo técnico do Fluminense: Diretoria descarta “gringo” e tem seis nomes na lista; saiba mais

Novo técnico do Fluminense: Diretoria descarta “gringo” e tem seis nomes na lista; saiba mais

Marcão voltará a integrar a comissão técnica permanente do clube em 2022

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O torcedor tricolor aguarda o fim da temporada para conhecer o treinador que irá comandar o Fluminense na temporada 2022. A classificação para a Copa Libertadores da América vai determinar o tamanho do investimento para montar a nova comissão técnica.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que alguns nomes são “imexíveis” na estrutura que será desenhada para o próximo ano. Marcão e Aílton Ferraz, que são funcionários do clube, voltarão a ocupar o posto de auxiliares permanentes.

Por outro lado, a diretoria já tomou conhecimento que os treinadores desejados não abrem mão de levar sua comissão técnica, o que pode ser um complicador em uma eventual negociação. Afinal, o Fluminense tem estafe fixo montado desde 2013.

PUBLICIDADE

Ainda segundo apurou a reportagem, a cúpula do departamento de futebol irá permitir que o futuro treinador indique, no máximo, três profissionais. Com isso, os profissionais que atualmente trabalham no clube serão realocados ou demitidos no começo de 2022.

Quem pode ser o novo técnico do Fluminense?

Nos bastidores, o presidente Mário Bittencourt é pressionado por sua base de apoio política para contratar um técnico experiente e perfil vitorioso. Afinal, o Fluminense precisa de um profissional ambicioso para conduzir o clube a grandes conquistas.

O dirigente evitar focar em apenas um nome a fim de evitar uma hipervalorização caso a primeira opção venha a descartar uma proposta do Fluminense. Com isso, ele voltar seus olhares para o mercado, em busca de soluções.

Abel Braga pode voltar?

Desde que deixou o Lugano FC, da Suíça, Abel Braga está livre no mercado. Desde então, seu nome foi especulado no Corinthians, São Paulo e Santos. Porém, o treinador optou em tirar férias enquanto não retorna à beira do campo.

PUBLICIDADE

Ex-jogador do clube, Abel Braga comandou em três oportunidades o time tricolor. Nesse ínterim, venceu um Campeonato Brasileiro e dois Campeonatos Carioca. É o favorito para comandar o time tricolor.

Dorival Júnior tem chance?

O técnico possui passagens por diversos clubes do futebol brasileiro como Cruzeiro, Palmeiras, São Paulo, Santos, Vasco, Flamengo e Fluminense. Ele teve breve passagem pelas Laranjeiras em 2013. Na ocasião, comandou o time na reta final do Brasileirão.

Seu trabalho de maior repercussão foi com o Santos quando venceu dois Campeonatos Paulista e uma Copa do Brasil. Fora do mercado desde que deixou o Athletico Paranaense no ano passado, Dorival Júnior tem um perfil que agrada ao Fluminense.

Qual o foi estrangeiro descartado?

Eduardo Berizzo foi oferecido nos últimos por intermediários ao Fluminense. Ele iniciou a carreira como auxiliar de Jorge Sampaoli na seleção do Chile em 2007. Posteriormente, comandou o Estudiantes, O´Higgins, Celta de Vigo, Sevilla, Athletic Bilbao e Cádiz.

PUBLICIDADE

Recentemente, o técnico de 52 anos foi demitido do comando do Paraguai devido aos maus resultados nas Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar-2022. Mas não resistiu a derrota por 4 a 0 para a Bolívia. Apesar da rodagem, o argentino foi descarado pelo Fluminense.

Ex-técnico da seleção brasileira está na mira?

O nome de Mano Menezes vem sendo comentado internamente para ser o novo técnico do Fluminense. De acordo com fontes ouvidos pela reportagem, o ex-técnico da seleção brasileira está no mesmo patamar de Abel Braga. Ou seja, está no topo da lista.

Apesar de ter vencido duas vezes a Copa do Brasil contra o Cruzeiro, pesam contra ele a sequência de trabalhos por Palmeiras e Bahia. Está livre no mercado desde que deixou Al Nassr, da Arábia Saudita. Seu nome também é comentado no Corinthians.

Ídolo pode voltar ao clube?

Renato Gaúcho é um nome que agrada ao presidente Mário Bittencourt. O treinador tem contrato com o Flamengo até o fim da atual temporada. Até o momento, não foi chamado para discutir a extensão do seu vínculo.

PUBLICIDADE

Afinal, sua permanência no rival está condicionada a conquista da Copa Libertadores da América. Além de ter feito o lendário gol de barriga que deu ao Fluminense o título Carioca de 1995, Renato comandou o time tricolor na conquista da Copa do Brasil de 2007.

Seu trabalho de maior sucesso foi no Grêmio, onde conquistou sete títulos. Entre eles: a Recopa Sul-Americana (2018), a Copa Libertadores da América (2017), a Copa do Brasil (2016), o Gaúcho (2018, 2019 e 2020) e uma Recopa Gaúcha (2019).

Andarilho agrada ao clube

Atualmente no Grêmio, Vágner Mancini é sonho antigo do Fluminense. Foi cogitado para comandar o clube em duas ocasiões: 2020 e 2021. Porém, as conversas não avançaram e a diretoria optou por Odair Hellmann e Roger Machado, respectivamente.

O técnico acumula passagens por diversos clubes brasileiros como Atlético-MG, Cruzeiro, América-MG, Atlético-GO, Vasco, Botafogo, Ceará, Vitória, Náutico, Chapecoense, São Paulo e Corinthians. O título mais expressivo da carreira é a Copa do Brasil de 2005 pelo Paulista-SP.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: 

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato 

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato 

Fluminense tem conversas para negociar Luiz Henrique com a Fiorentina; saiba mais 

Lesionado, Hudson pode ter contrato de empréstimo renovado pelo Fluminense; saiba os detalhes 

Em busca de executivo, Vasco mira ex-dirigente do Fluminense com passagem por Manchester United 

Mercado da bola: Zagueiro entra no radar do Benfica, que esboça proposta milionária ao Fluminense 

Pablo Marí de volta ao Flamengo? Dirigente fala sobre chance do negócio 

Que aula! Renato Augusto teve números absurdos em vitória do Corinthians sobre o Santos; confira 

Decisão de Arrascaeta, jogadores de saída, Felipe Melo na mira, morte de dirigente, joia no Real: resumo da semana no Flamengo 

Após mais de dois anos, Corinthians volta a entrar no G4 do Brasileirão