Home Mercado da Bola Em busca de executivo, Vasco mira ex-dirigente do Fluminense com passagem por Manchester United

Em busca de executivo, Vasco mira ex-dirigente do Fluminense com passagem por Manchester United

Diretoria avalia nome de Marcelo Teixeira para o lugar de Alexandre Pássaro

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Em busca de repor a saída de Alexandre Pássaro, o presidente do Vasco, Jorge Salgado vai estabelecendo contatos na procura de um novo executivo de futebol. E, depois de sondar Alexandre Mattos, o dirigente ainda não teve sucesso na busca por um nome para a função.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com que Marcelo Teixeira, ex-diretor de futebol do Fluminense, é um dos nomes na lista de candidatos. Ele tem larga experiência com futebol de base tendo representado o Tricolor das Laranjeiras em negociações com equipes da Espanha, Inglaterra e Portugal.

Além disso, o dirigente foi responsável pela implementação da metodologia europeia nas categorias de base do Fluminense. Em oito anos, ajudou o clube a ganhar milhões nas idas de Wellington Nem, Gerson, Ayrton Lucas, Wendell, Kenedy e Marlon Santos para o futebol europeu.

PUBLICIDADE

Ainda segundo apurou a reportagem, Marcelo Teixeira se encaixa no perfil procurado pelo Vasco: experiente, com rodagem no futebol, com trabalho consolidado na base e de menor custo benefício ao antecessor. Afinal, a diretoria busca um profissional que também tenha experiência em valorizar jovens jogadores.

Recentemente, ele prestou consultoria para o Genk, da Bélgica, Legia Varsóvia, da Polônia e para o Istres, da França. Em todos os trabalhos, atuou na reformulação das categorias de base preparando as equipes de scouts. Posteriormente, teve o nome especulado em uma possível ida para o Benfica em 2019.

No começo do ano, Marcelo Teixeira foi procurado pelo Flamengo. Na época, teve o nome cotado para ser o gerente de futebol das categorias de base, cargo que era ocupado por Eduardo Freeland que foi para o Botafogo. No entanto, as partes não chegaram a um acordo.

Dirigente foi “braço direito” de Ferguson na América do Sul

Além da passagem bem-sucedida pela base do Fluminense, Marcelo Teixeira foi observador técnico do Manchester United de 2008 a 2011. Nesse ínterim, se tornou o homem de confiança de Sir. Alex Ferguson na América do Sul.

PUBLICIDADE

Nesse ínterim, o dirigente participou das idas de vários jogadores brasileiros para o clube inglês entre eles os gêmeos Rafael e Fábio, Anderson, Rodrigo Possebom e Andreas Pereira. Além disso, fez a ponte para a contratação do equatoriano Antonio Valencia.

Porém, Marcelo Teixeira também teve algumas indicações rejeitadas pelo técnico escocês. Em 2009, por exemplo, o scout viu o surgimento do craque James Rodríguez. Na época, o camisa 10 despontava no Banfield, da Argentina, com apenas 17 anos.

Ele se destacava pela visão de jogo, precisão nos passes e cruzamentos e nos chutes de média à longa distância. Apesar disso, Alex Ferguson descartou a contratação do colombiano devido ao físico considerado franzino para atuar na Premier League.

Após deixar o clube argentino, James passou pelo Porto, Monaco, Real Madrid, Bayern de Munique e Everton. Atualmente, é uma das estrelas do Al-Rayyan, do Catar. Além disso, defendeu a Colômbia nas Copas de 2014 e 2018.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: 

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato 

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato 

Mercado da bola: Com carreira promissora, lateral do Vasco entra na mira da Atalanta e Sevilla 

Mercado da bola: Empresário aguarda fim da Série B do Brasileiro para ouvir propostas por atacante do Vasco 

Vanderlei não terá contrato renovado pelo Vasco; entenda a situação 

Diretoria do Vasco é pressionada a contratar ex-jogador para ajudar Alexandre Pássaro na gestão do elenco 

Futuro de Jorge Jesus, morte de goleiro e Rafinha trollado: veja as últimas do futebol de hoje (14) 

Bruninho visita seleção brasileira e vai às lágrimas em encontro com Neymar; assista 

Torcedores do América-MG provocam Mancini após vitória sobre o Grêmio: “Série B é lugar de mercenário” 

Mercado da Bola: 10 jogadores ex-Grêmio que podem reforçar seu time em 2022