Home Futebol Tite pede calma com Raphinha, mas admite “início impressionante” na seleção brasileira

Tite pede calma com Raphinha, mas admite “início impressionante” na seleção brasileira

Ponta deve ser titular do Brasil diante da Colômbia, na próxima quinta-feira (11), às 21:30

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Depois de muito tempo, a seleção brasileira parece gerar interesse do torcedor para assistir a uma de suas partidas, no caso a da próxima quinta-feira (11), diante da Colômbia, na Neo Química Arena, em São Paulo. Entre as explicações possíveis, a presença de Raphinha entre os titulares.

PUBLICIDADE

O ponta de 24 anos, afinal, foi não só uma das gratas surpresas da última convocação de Tite como de fato um dos melhores jogadores do Brasil nas últimas três rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Canhoto, driblador e incisivo, ele ajudou a modificar a maneira da equipe jogar, especialmente quando foi titular, nos agradáveis 4 a 1 sobre o Uruguai, em Manaus.

Enquanto, porém, o torcedor se empolga com Raphinha, o treinador da seleção brasileira prega calma. Segundo ele, a alta expectativa colocada sobre o camisa 10 do Leeds United pode ser uma armadilha:

PUBLICIDADE

“A relação expectativa realidade. Quando a gente não gera uma expectativa muito grande sobre o atleta, não tendo ele tanta evidência assim no Brasil, tudo que ele fizer é “puxa, como é legal”. Da mesma forma, se tu jogar lá em cima o sarrafo da expectativa, tudo que ele (o atleta) fizer, daqui a pouco ele não alcança. Calma”, pregou o técnico da Amarelinha.

Apesar da parcimônia, porém, Tite reconheceu o ótimo início de Raphinha, que classificou como “impressionante”:

“O início dele é impressionante, o histórico dele no próprio Leeds (United) e, dentro da seleção, foi com uma marca muito forte, mas eu tenho discernimento de saber que essas oscilações vão acabar acontecendo, mas que elas não sejam muito grandes, que o jogador mantenha um nível de atuação. Esse é o detalhe mais importante, para que ele auxilie também a equipe a ter um nível de atuação bom. Aí, a partir desse “bom”, tu tem picos de excelência, tem picos altos. Essa é a ideia”, explicou o treinador.

Se o momento de Raphinha será favorável ou se a expectativa pode atrapalhar, saberemos na próxima quinta-feira, na 13ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Catar.

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Raphinha faz golaço de falta e homenageia Marília Mendonça; assista

Neymar e Raphinha brilhando, falha de Alison e Gerson vaiado: veja como foram os brasileiros no futebol internacional

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

PUBLICIDADE

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato

Caso Bruninho: tudo sobre o torcedor do Santos xingado na Vila Belmiro

Tite deixará seleção independente do resultado na Copa do Catar; Renato Gaúcho perde força e Jesus é cotado

Gigante do Brasileirão recebe consulta para virar clube-empresa

PUBLICIDADE

Estrela do Palmeiras no Benfica, Corinthians alvo de investidor e Goulart volta ao Brasil: as últimas do futebol hoje (10)